MATERIAIS
- Impressão da obra “Retirantes – Portinari” – tamanho grande.
- Máquina fotográfica
- Jornal
- Tinta guache – cores variadas
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Pape l kraft
PROCEDIMENTOS
- O professor deve trazer para a sala de aula uma das obras de Candido Portinari que retrate o
povo brasileiro (para nosso exemplo trouxemos a obra “Retirantes”) para que as crianças
apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra
e suas impressões a respeito da seca na região do nordeste brasileiro, observando também
os detalhes e os elementos: linhas, formas e cores, proporção do quadro.
Fonte: https://www.culturagenial.com/quadro-retirantes-de-candido-portinari/
- Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deve
questionar o que eles sabem a respeito da seca no sertão nordestino: vocês sabem por que o
povo nordestino sofre tanto com a seca? O que será que acontece com a plantação, o gado e
o povo que vive nesta região? Que solução seria possível para este povo? O que será que os
governantes do nosso país fazem para ajudar esta região? Alguém conhece alguém que já
sofreu com a seca? A observação e discussão acerca do quadro desperta o interesse pela obra
de arte, possibilitando a criança descrever através de vários tipos de linguagem (oral,
desenho, texto, etc.), suas impressões, desejos, medos e propicia também o confronto de
idéias com os colegas durante as discussões
- Depois da reflexão sobre as causas da seca no sertão nordestino, o professor poderá propor a
releitura do quadro vivo. Para tanto devem discutir o fundo do quadro, o figurino dos
personagens e os adereços que serviram para compor a obra.
- Este momento possibilita uma interação entre professor e criança, uma vez que cada um
deve dar sua opinião e cabe ao professor mediar essa discussão para que cheguem num
consenso com relação a composição do quadro.
- Inicia-se a discussão sobre o fundo do quadro, quais cores serão utilizadas e quais elementos
devem estar presentes neste fundo. Depois desse momento é preparada a sala para iniciar a
pintura.
-Forram-se as mesas ou dependendo do tamanho do painel a pintura pode ser realizada no
chão da sala. O professor deve deixar a disposição todo o material necessário para a pintura. -
- Durante a pintura do fundo devem ser limitado o espaço do chão da tela, a linha do horizonte
e o céu, depois que secar a fundo, pintar alguns elementos, como sol, pássaro, ossinhos etc.
- Depois que o painel foi pintado, o mesmo deve ser fixado no painel da sala, em seguida inicia-
se a discussão sobre o figurino e adereços a serem usados no quadro vivo.
- O professor deve decidir com o grupo o personagem que cada criança quer representar.
- Depois cada criança deverá vestir seu figurino e em pequenos grupos se organizarem em
frente ao painel. O professor deverá ser o fotografo do quadro vivo. Depois que a foto foi
tirada, cada membro que compôs o quadro deve expor seus sentimentos e impressões com
relação a representação do quadro “Os Retirantes”
OBS: O professor pode solicitar antecipadamente que cada criança traga de sua casa algumas
roupas, chapéus, bonecas, lenços, sapatos e cangas para a montagem do quadro vivo.
- O professor poderá solicitar junto à escola um ajudante (para ajudar a colocar as crianças
perto do mural, formando uma composição legal para a foto) .
- Depois de todas as fotos tiradas, revele e faça uma exposição na escola.
- Vai ser uma atividade muito legal!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9115
PORTINARI E A ARTE MODERNA