Explicaê

01

MATERIAIS

- Impressão da obra “Retirantes – Portinari” – tamanho grande.

- Máquina fotográfica

- Jornal

- Tinta guache – cores variadas

- Pincel

- Recipiente com água

- Papel toalha

- Pape l kraft

 

  PROCEDIMENTOS

- O professor deve trazer para a sala de aula uma das obras de Candido Portinari que retrate o

    povo brasileiro (para nosso exemplo trouxemos a obra “Retirantes”) para que as crianças

    apreciem o quadro e expressem seus sentimentos, percepções e vivencias a respeito da obra

    e suas impressões a respeito da seca na região do nordeste brasileiro, observando também

    os detalhes e os elementos: linhas, formas e cores, proporção do quadro.

img_Q110756_QC452759_0_original.png?1562

  Fonte: https://www.culturagenial.com/quadro-retirantes-de-candido-portinari/

- Após a apreciação da obra e discussão sobre os elementos contidos nela, o professor deve

  questionar o que eles sabem a respeito da seca no sertão nordestino: vocês sabem por que o

  povo nordestino sofre tanto com a seca? O que será que acontece com a plantação, o gado e

  o povo que vive nesta região? Que solução seria possível para este povo? O que será que os

  governantes do nosso país fazem para ajudar esta região? Alguém conhece alguém que já

  sofreu com a seca? A observação e discussão acerca do quadro desperta o interesse pela obra

  de arte, possibilitando a criança descrever através de vários tipos de linguagem (oral,

  desenho, texto, etc.), suas impressões, desejos, medos e propicia também o confronto de

  idéias com os colegas durante as discussões

- Depois da reflexão sobre as causas da seca no sertão nordestino, o professor poderá propor a

    releitura do quadro vivo. Para tanto devem discutir o fundo do quadro, o figurino dos

    personagens e os adereços que serviram para compor a obra.

- Este momento possibilita uma interação entre professor e criança, uma vez que cada um

    deve dar sua opinião e cabe ao professor mediar essa discussão para que cheguem num

    consenso com relação a composição do quadro.

- Inicia-se a discussão sobre o fundo do quadro, quais cores serão utilizadas e quais elementos

  devem estar presentes neste fundo. Depois desse momento é preparada a sala para iniciar a

  pintura.

-Forram-se as mesas ou dependendo do tamanho do painel a pintura pode ser realizada no

  chão da sala. O professor deve deixar a disposição todo o material necessário para a pintura. -

- Durante a pintura do fundo devem ser limitado o espaço do chão da tela, a linha do horizonte

  e o céu, depois que secar a fundo, pintar alguns elementos, como sol, pássaro, ossinhos etc.

- Depois que o painel foi pintado, o mesmo deve ser fixado no painel da sala, em seguida inicia-

  se a discussão sobre o figurino e adereços a serem usados no quadro vivo.

- O professor deve decidir com o grupo o personagem que cada criança quer representar.

- Depois cada criança deverá vestir seu figurino e em pequenos grupos se organizarem em

  frente ao painel. O professor deverá  ser o fotografo do quadro vivo. Depois que a foto foi

  tirada, cada membro que compôs o quadro deve expor seus sentimentos e impressões com

  relação a representação do quadro “Os Retirantes”

  OBS: O professor pode solicitar antecipadamente que cada criança traga de sua casa algumas

  roupas, chapéus, bonecas, lenços, sapatos e cangas para a montagem do quadro vivo.

- O professor poderá solicitar junto à escola um ajudante (para ajudar a colocar as crianças

  perto do mural, formando uma composição legal para a foto) .

- Depois de todas as fotos tiradas, revele e faça uma exposição na escola.

- Vai ser uma atividade muito legal!

img_Q110756_QC452759_1_original.png?1562

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9115

PORTINARI E A ARTE MODERNA