(FUVEST 2020 1º FASE)
Harlem
What happens to a dream deferred?
Does it dry up
like a raisin in the sun?
Or fester like a sore—
And then run?
Does it stink like rotten meat?
Or crust and sugar over—
like a syrupy sweet?
Maybe it just sags
like a heavy load.
Or does it explode?
Langston Hughes, SelectedPoemsofLangston Hughes (1990).
Disponível em http://www.poetryfoundation.org/.
As tentativas de resposta do poeta à pergunta “What happens to a dream deferred?” evocam imagens de
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
O Instituto de Arte de Chicago disponibilizou para visualização on-line, compartilhamento ou download (sob licença Creative Commons), 44 mil imagens de obras de arte em altíssima resolução, além de livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte.
Para o historiador da arte, Bendor Grosvenor, o sucesso das coleções on-line de acesso aberto, além de democratizar a arte, vem ajudando a formar um novo público museológico. Grosvenor acredita que quanto mais pessoas forem expostas à arte on-line, mais visitas pessoais acontecerão aos museus.
A coleção está disponível em seis categorias: paisagens urbanas, impressionismo, essenciais, arte africana, moda e animais. Também é possível pesquisar pelo nome da obra, estilo, autor ou período. Para navegar pela imagem em alta definição, basta clicar sobre ela e utilizar a ferramenta de zoom. Para fazer o download, disponível para obras de domínio público, é preciso utilizar a seta localizada do lado inferior direito da imagem.
Disponível em: www.revistabula.com.Acesso em: 5 dez. 2018 (adaptado).
A função da linguagem que predomina nesse texto se caracteriza por
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: A canção a seguir, composta por Ataulfo Alves e Felisberto Martins, foi um importante instrumento da propaganda do Governo Vargas. É negócio casar O Estado Novo veio Para nos orientar No Brasil nada falta Mas precisa trabalhar Tem café, petróleo e ouro Ninguém pode duvidar E quem for pai de quatro filhos O presidente manda premiar É negócio casar Disponível em: <http://goo.gl/1ybgCV>. Acesso em: 19 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
A) Identifique o papel da propaganda no governo de Getúlio Vargas.
B) Indique duas características do Governo Vargas que se relacionam com as políticas nacionalistas de outros países na Europa e na América.
- Biologia
(UNICAMP) Nos quadrinhos a seguir, o personagem Garfield questiona a relevância ecológica do animal representado à direita.
Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos zoológicos e ecológicos referentes a esse animal.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: O poema concreto a seguir é o assunto da questão.
Enunciado:
O eu lírico do poema usa palavras para criar um desenho significativo, que remete a uma reflexão sobre o tempo, o tempo cronológico, o tempo de vida. Explique o que a última estrofe revela sobre a mensagem do poema.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
TEXTO I
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de francês ou de dança.
Comentário do Padre Lopes da Gama acerca dos costumes femininos [1839] apud SILVA, T. V. Z.
Mulheres, cultura e literatura brasileira.Ipotesi — Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2. n. 2, 1998.
TEXTO II
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; mas eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor [1878]. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).
A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a)