(FGV) Na primeira metade da década de 1980, começaram a surgir as propostas iniciais de política anti-inflacionária alternativa. Esses estudos constituíram o pano de fundo para o Plano Cruzado, lançado em 1986. Em 1994, o Plano Real enfim conseguiria domar a inflação. No intervalo desses dois planos, houve uma sucessão de outros (...).
VIDAL LUNA, F. e KLEIN, H. S., O Brasil desde 1980. São Paulo: A Girafa Editora, 2007, p. 75.
A respeito de um dos planos econômicos implementados no Brasil no período citado pelo texto acima, é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Física | 3.1 Termometria
(UEMA) [...] Ainda existem discordâncias sobre o local ideal para mensurar a temperatura corporal. Pode ser axilar, bucal, timpânico, esofágico, nasofaringeano, vesical e retal. Os locais habitualmente mensurados são
Axilar: temperatura normal encontra-se entre 35,5 a 37,0°C com média de 36,0 a 36,5°C.
Bucal: temperatura normal encontra-se entre 36,0 a 37,4°C
Retal: temperatura normal encontra-se entre 36,0 a 37,5°C
http://fisiologia.med.up.pt/Textos_Apoio/outros/ Termorreg.pdf.
Transformando esses valores para escala Kelvin, a temperatura normal, na região bucal, encontra-se entre:
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
(UNICAMP) Drones vêm sendo utilizados por empresas americanas para monitorar o ambiente subaquático. Esses drones podem substituir mergulhadores, sendo capazes de realizar mergulhos de até cinquenta metros de profundidade e operar por até duas horas e meia.
Leve em conta ainda os dados mostrados no gráfico acima, referentes à temperatura da água (T) em função da profundidade (d). Considere um volume cilíndrico de água cuja base tem área A = 2 m², a face superior está na superfície a uma temperatura constante TA e a face inferior está a uma profundidade d a uma temperatura constante TB, como mostra a figura a seguir.
Na situação estacionária, nas proximidades da superfície, a temperatura da água decai linearmente em função de d, de forma que a taxa de transferência de calor por unidade de tempo por condução da face superior para a face inferior, é aproximadamente constante e dada por em que k= 0,6 W /m x °C é a condutividade térmica da água. Assim, a razão TA – TB /d é constante para todos os pontos da região de queda linear da temperatura da água mostrados no gráfico apresentado.
Utilizando as temperaturas da água na superfície e na profundidade d do gráfico e a fórmula fornecida, conclui-se que, na região de queda linear da temperatura da água em função de d, é igual a
Dados: Se necessário, use aceleração da gravidade g = 10 m/s² aproxime π = 3,0 e 1 atm = 105 Pa.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.9 Adjunto Adverbial
A questão abaixo baseia-se na piada abaixo.
Maria perguntou ao Zé:
— Moooor, o que é leptospirose?
E Zé respondeu na lata:
— Fofa, é uma doença que ataca os usuário de lepitopi. É transmitida pela urina do mause.
Observação: A definição científica para leptospirose é: doença causada por bactérias, geralmente adquiridas pelo contato com a urina de ratos infectados.
Na piada, a expressão “na lata” funciona como adjunto adverbial. Ela tem sentido equivalente a
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(UNINORTE)
Julgue o item abaixo referente à estrutura acima:
I. O anel benzênico, que constitui a estrutura do ácido fólico, é formado por átomos de carbono com orbitais híbridos sp.
O jambu é uma planta típica da Região Norte, muito utilizada na culinária dessa região em iguarias como o tacacá e o pato no tucupi, dentre outras. As folhas do jambu, quando mastigadas, dão uma sensação de formigamento nos lábios e na língua devido à ação anestésica local atribuída ao espilantol, substância representada pela estrutura química.
Considerando-se essas informações, associadas aos conhecimentos da Química, julgue os itens abaixo referentes ao espilantol:
II. A fórmula molecular do espilantol é C13H20NO.
III. A cadeia carbônica do espilantol é heterogênea, ramificada e insaturada.
IV. O grupo orgânico ligado ao átomo de nitrogênio na estrutura química é o isopropil.
É correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
TEXTO I
O Brasil sempre deu respostas rápidas através da solidariedade do seu povo. Mas a mesma força que nos motiva a ajudar o próximo deveria também nos motivar a ter atitudes cidadãs. Não podemos mais transferir a culpa para quem é vítima ou até mesmo para a própria natureza, como se essa seguisse a lógica humana. Sobram desculpas esfarrapadas e falta de competência da classe polítca.
Cartas. Istoé. 28 abr. 2010.
TEXTO II
Não podemos negar ao povo sofrido todas as hipóteses de previsão dos desastres. Demagogos culpam os moradores; o governo e a prefeitura apelam para as pessoas saírem das áreas de risco e agora dizem que será compulsória a realocação. Então temos a realocar o Brasil inteiro! Criemos um serviço, similar ao SUS, com alocação obrigatória de recursos orçamentários com rede de atendimento preventivo, onde participariam arquitetos, engenheiros, geólogos. Bem ou mal, esse "SUS" organizaria brigadas nos locais. Nos casos da dengue, por exemplo, poderia verificar as condições de acontecer epidemias. Seriam boas ações preventivas.
Carta do Leitor. Carta Capital. 28 abr. 2010 (adaptado).
Os textos apresentados expressam opiniões de leitores acerca de relevante assunto para a sociedade brasileira. Os autores dos dois textos apontam para a: