A Revolta da Chibata, de 1910, foi um(a):
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A) “ [...] escutei barulhos na rua bem pouco familiares nos dias atuais e muito vividos na minha infância.” O autor lembra-se da sua infância e critica os dias atuais. Cite uma permanência e uma transformação na maneira de se divertir em épocas diferentes:
Permanência
Transformação
No tempo de seus avós:
Atualmente:
B) O título do texto é “Crianças sumiram das ruas”. Você concorda com essa afirmativa? Justifique.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A HISTÓRIA DE CADA UM
a) Para que as crianças trabalham nas aldeias indígenas? b) Qual a diferença entre o trabalho realizado pelas crianças nas aldeias indígenas e o trabalho de crianças que vendem balas nas ruas?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Um estudante elaborou uma planta baixa de sua sala de aula. A sala, com forma de retângulo, tem lados medindo 9 m e 5,5 m. No desenho feito pelo estudante, os lados da figura mediam 18 cm e 11 cm.
A fração que representa a razão entre as medidas dos lados da figura desenhada e as medidas dos lados do retângulo que representa a sala original é:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Leia o texto a seguir.
Por Nossa Senhora, meu sertão querido
Vivo arrependido por ter te deixado
Esta nova vida aqui na cidade
De tanta saudades, eu tenho chorado
Aqui tem alguém, diz que me quer bem
Mas não me convém, eu tenho pensado
Eu fico com pena, mas essa morena
Não sabe o sistema que eu fui criado
Tô aqui cantando, de longe escutando
Alguém está chorando com o rádio ligado
(Adaptado de: Belmonte e Goiá. Saudades da Minha Terra.)
Com base no texto e nos conhecimentos socioantropológicos acerca das identidades culturais, considere as afirmativas a seguir.
I. Por serem construções individuais, as identidades se dissolvem e desaparecem em contextos socioespaciais diferentes.
II. A resistência do homem do campo à cidade está ligada às dificuldades que enfrenta para conviver em espaços onde existem instituições a serem seguidas.
III. A dinâmica social da cidade é mais fluida, sendo, contudo, insuficiente para suprimir a memória coletiva do migrante.
IV. O deslocamento do homem rural para as cidades exige a reelaboração de normas e valores de comportamento.
Assinale a alternativa correta.
- História | 6.03 Revolução Industrial
(UNESP) Este considerável aumento de produção que, devido à divisão do trabalho, o mesmo número de pessoas é capaz de realizar, é resultante de três circunstâncias diferentes: primeiro, ao aumento da destreza de cada trabalhador; segundo, à economia de tempo, que antes era perdido ao passar de uma operação para outra; terceiro, à invenção de um grande número de máquinas que facilitam o trabalho e reduzem o tempo indispensável para o realizar, permitindo a um só homem fazer o trabalho de muitos.
(Adam Smith. “Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações (1776)”. In: Adam Smith/Ricardo. Os pensadores.
São Paulo: Abril Cultural, 1984.)
O texto, publicado originalmente em 1776, destaca três características da organização do trabalho no contexto da Revolução Industrial: