A HISTÓRIA DE CADA UM
a) Para que as crianças trabalham nas aldeias indígenas? b) Qual a diferença entre o trabalho realizado pelas crianças nas aldeias indígenas e o trabalho de crianças que vendem balas nas ruas?
Questões relacionadas
- Geografia | 8. Regionalização
(FUVEST 2020 1º FASE) Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu‐se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus.
Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/.
Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quais regiões e causou qual enfermidade?
- Filosofia | 2.2 Clássica
Por conseguinte, dos que contemplam as muitas coisas belas – não vendo o belo em si nem sendo capazes de seguir a outro que para junto dele conduza – e [contemplam] todas as coisas justas – não vendo a justiça em si – e, desse modo, todas as coisas, dizemos que opinam sobre tudo e que desconhecem aquilo sobre o que opinam.
PLATÃO. República. Belém: Edufpa, 1988.
Platão, filósofo grego, ao tratar neste excerto acerca do belo e da justiça, estava propondo um caminho para o(a)
- Biologia | 3.1 Água e Sais Minerais
(UDESC) Os esquemas dos ciclos biogeoquímicos mostram as vias de entrada e saída de diferentes compostos químicos nos seres vivos, entre os seres vivos e entre estes e o ambiente. Na figura abaixo, tem-se uma representação esquemática do ciclo do fósforo, importante elemento químico para os seres vivos.
Analise as proposições em relação a este elemento químico e ao seu ciclo na natureza.
I. O fósforo é importante para os seres vivos, na sua forma de íon fosfato, pois entra na composição química de moléculas como os ácidos nucleicos e de moléculas envolvidas no fornecimento de energia para as células.
II. Podem-se caracterizar dois ciclos do fósforo: um mais curto, feito diretamente entre seres vivos, solo e água. Outro, mais longo, que envolve a sedimentação do elemento, formação de rochas, movimentos geológicos e decomposição das rochas.
III. Os seres vivos podem eliminar o fosfato pelas fezes.
IV. O fosfato combinado a um glicerídeo forma os fosfolipídios, principal componente das membranas celulares.
Assinale a alternativa correta.
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(CFTMG) O bacilo Mycobacterium tuberculosis causador da tuberculose foi descoberto por Robert Koch, em 1875. A transmissão dessa doença ocorre da mesma forma que a hanseníase, ou seja, pelas vias aéreas superiores.
Revista Ciência Hoje das Crianças, 2006. (Adaptado)
O microrganismo citado no texto pertence ao reino:
- Física | 1. Introdução à Física
A força de interação entre dois objetos pode ser descrita pela relação F=a/r² onde F é a força de interação, r a distância entre os dois objetos e uma constante. No sistema internacional de unidades S.I., a constante tem dimensão de: