(FGV) O projeto de lei que cria a Comissão da Verdade foi aprovado hoje (26) no Senado, com apoio unânime dos senadores. Com a presença da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário e de parentes de vítimas da ditadura militar, o parecer favorável ao projeto foi lido pelo relator (...).
Mariana Jungmann, Senado aprova criação da Comissão da Verdade para apurar crimes do Estado entre 1946 e 1988, 26.10.2011.
Disponível em: agenciabrasil.ebc.com.br.
Em geral, foram vítimas da ditadura militar (1964-1985), as pessoas que resistiram ao regime de exceção. Entre as formas de resistência podem ser apontadas:
Questões relacionadas
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(CFT-MG) (...) Mas, sem saber, a odeia: deseja que ela suma, que um disco voador a rapte e que, por um encanto ou até, quem sabe, por obra de algum poderoso veneno, se dissolva, assim como ocorre com as lesmas, quando ele as cobre de sal.
Riter, Caio. Eu e o silêncio de meu pai. São Paulo, Biruta, 2011. p.14.
Essa substância depositada sobre as lesmas causa sua morte porque, em nível celular, provoca
- História
O governo do Marechal Floriano Peixoto (1889-1891) contou com o apoio dos a:
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(IFSUL) Segundo o Centro de Tecnologia Mineral, cerca de 70% dos metais pesados e demais elementos potencialmente tóxicos encontrados em lixões e aterros sanitários são provenientes de equipamentos eletrônicos, entre eles, computadores, celulares e baterias descartados, que contaminam o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública, pois causam muitas doenças graves e a grande maioria também é cancerígeno.
A tabela a seguir apresenta alguns destes elementos.
A distribuição do cátion trivalente do elemento químico situado na Família 13 e no quarto período é
- Espanhol - Fundamental | 2. Léxico
Lee el texto para contestar a la cuestión.
Apostar por el reciclaje frente al cambio climático
El reciclaje, si bien todavía no es un imperativo legal, sí lo es en el plano moral. A parte de unos pocos negacionistas del cambio climático, está bastante claro que nos estamos cargando el planeta. Lo estamos llenando de basura, deforestando sus bosques, contaminando sus ríos y mares, acabando con buena parte de la fauna y la flora que pueblan el planeta tierra. Así que cualquiera que tenga algo de conciencia ecológica, tiene que verse obligado a actuar. A hacer lo que pueda, por poco que sea eso. Y parte de ese poco es reciclar y apoyar todas las iniciativas que lo potencien, como puede ser usar bolsas de papel frente a las de plástico. Las bolsas de plástico son francamente dañinas, y una muestra de ello es el intento por parte de algunos países de acabar con su uso. Así, en 2002, el gobierno irlandés introdujo una ley por la que se obligaba a los minoristas a cobrar una tasa a sus clientes por suministrarles bolsas de plástico. Lo recaudado iría a las arcas del Estado. En 2009, Hong Kong asumió un sistema parecido. En el caso de Irlanda el uso de la bolsa de plástico se redujo en un 90%. Pero como con prohibir, o gravar, no es suficiente y siempre es conveniente aportar soluciones, nosotros nos decantamos por las bolsas de papel. Este tipo de bolsas, tras usarse las veces que desee, hasta que se rompen o se canse uno de usarlas, se pueden tirar en el mismo contenedor en el que tiramos las revistas o periódicos viejos. Así, con un simple gesto, como es el de dejar de usar bolsas de plástico y comenzar a utilizar las de papel, estaremos ayudando a potenciar el reciclaje, a que se genere menos basura y, en definitiva, a conservar nuestro planeta Tierra.
Disponible en: http://globedia.com/apostar-reciclaje-frente-cambio-climático. Acceso: 28 de jul. 2012. (Adaptado.)
“Pero como con prohibir, o gravar, no es suficiente y siempre es conveniente aportar soluciones, nosotros nos decantamos por las bolsas de papel.”
En el fragmento, la palabra “decantamos” tiene el mismo sentido de la palabra
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
INSTRUÇÃO: Responder à(s) questão(ões) com base no texto a seguir, sobre a história da cerveja.
Há evidências de que a prática da cervejaria originou-se há mais de 5 mil anos na região da Mesopotâmia, onde a cevada cresce em estado selvagem. Gravuras, inscrições, poemas e registros arqueológicos deste período sugerem o uso da cerveja. Outros documentos históricos mostram, em 2100 a.C., sumérios alegrando-se com uma bebida fermentada, obtida de cereais. Mais tarde, a cerveja passou a ser produzida por padeiros, devido à natureza dos ingredientes que utilizavam: leveduras e grãos de cereais. A cevada era deixada de molho até germinar e, então, moída e moldada em bolos, aos quais se adicionava a levedura. Os bolos, após parcialmente assados e desfeitos, eram colocados em jarras com água e deixados fermentar.
Com o passar do tempo, cada família produzia a sua própria bebida. A expansão da produção se deu com o Império Romano. E foram os gauleses que cunharam o nome atualmente usado, denominando essa bebida de cevada de “cerevisia”, ou “cervisia”, em homenagem a Ceres, deusa da agricultura e da fertilidade. Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja, e os monges reproduziram em manuscritos a técnica de fabricação. Artesãos, pequenas fábricas e, por fim, grandes indústrias trouxeram, de então, esse nobre líquido aos dias atuais.
Elaborado com base em informações obtidas em http:// www.brejas.com.br
A levedura que processa a fermentação referida no texto é: