No jogo mostrado na figura, uma bolinha descola-se somente de duas formas: ao longo de linhas retas ou por arcos de circunferências centradas no ponto O e raios variando de 1 a 8. Durante o jogo, a bolinha que estiver no ponto P deverá realizar a seguinte sequência de movimentos: 2 unidades no mesmo sentido utilizado para ir do ponto O até o ponto A e, no sentido anti-horário, um arco de circunferência cujo ângulo central é 120°.
Após a sequência de movimentos descrita, a bolinha estará no ponto:
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
(UEFS) Analise atenciosamente o mapa a seguir
Na Antiguidade Clássica, o atual território da Síria foi conquistado e dominado
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UEG) Uma solução foi preparada a 30°C pela dissolução de 80g de um sal inorgânico hipotético em 180g de água. A solubilidade dessa substância se modifica com a variação da temperatura conforme a tabela a seguir.
Se a solução for resfriada para 20°C a massa, em gramas, do sal que irá precipitar será igual a:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
O acesso entre os dois andares de uma casa é feito através de uma escada circular (escada caracol), representada na figura. Os cinco pontos A, B, C, D, E sobre o corrimão estão igualmente espaçados, e os pontos P, A e E estão em uma mesma reta. Nessa escada, uma pessoa caminha deslizando a mão sobre o corrimão do ponto A até o ponto D.
A figura que melhor representa a projeção ortogonal, sobre o piso da casa (plano), do caminho percorrido pela mão dessa pessoa é:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNEB) O etanol é uma solução tipicamente brasileira que está ganhando o mundo. Além de seu uso em diversos setores industriais, o etanol é um combustível de alto desempenho para aplicação em motores de combustão interna. A produção industrial de etanol baseia-se quase que exclusivamente na fermentação. A fermentação alcóolica é um processo biológico de conversão de monossacarídeos em energia celular, etanol e gás carbônico. A grande maioria dos micro-organismos é capaz de metabolizar apenas monossacarídeos, como a glicose e a frutose.
Diversas estratégias foram desenvolvidas pelos organismos para o aproveitamento dessa fonte de energia, incluindo a produção direta de enzimas glicolíticas por fungos e bactérias, ou a combinação de ácidos e ação mecânica. A quebra das ligações glicosídicas é feita por uma reação de hidrólise e no caso específico da reação representada pela equação química (C6H10O5)n(s) + nH20(l) -> nC6H12O6 (aq), chamada de celulólise, e para que ocorra de maneira eficiente, deve ser catalisada pela ação de algum coadjuvante externo, normalmente uma solução aquosa de ácido ou um coquetel enzimático.
As frações mais recalcitrantes desse processo são hidrolisadas em um segundo estágio mais severo, tipicamente a 215°C sob ação do ácido sulfúrico a 0,4% durante cerca de três minutos, o que gera, principalmente, hexoses. Já a hidrólise na presença de solução aquosa de ácido menos diluída, produz uma alta concentração de monossacarídeos, cerca de 90%, e é altamente adaptável a diferentes fontes de biomassa, além de gerar poucos subprodutos inibidores da fermentação. (SELEGHIM; POLIKARPOV, 2012, p. 40-45).
O veículo flex ou veículo de combustível duplo funciona com mais de um tipo de combustível, misturado no mesmo tanque e queimado na câmara de combustão simultaneamente. Considerando-se que as densidades da gasolina e do etanol são, respectivamente, 0,76 kg/L e 0,79 g/cm³ a 20°C, que os coeficientes de dilatação volumétrica da gasolina e do etanol são iguais a 1,2.10-3°C-1 e que calor de vaporização do etanol é de 0,744 MJ/L, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A densidade da gasolina permanece constante no intervalo térmico entre 25°C e 68,7°C, nas condições normais de pressão.( ) A densidade da mistura de massas iguais de gasolina e de etanol, a 20°C , é, aproximadamente, 7,7.10² kg/m³.( ) Um carro com tanque de capacidade 60 litros pode ser abastecido com 50,0 litros de gasolina a 20°C e estacionado ao Sol até atingir a temperatura de 35°C, sem que o combustível transborde.( ) O volume de 1,0 m³ de etanol necessita de 7,44.106J de energia para que vaporize.A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a - Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
1 - Apresente para os alunos as fotografias de Thomaz Farkas. Há uma boa coleção de imagens, disponível no site <http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/thomaz-farkas/obras>. Acesso em: 05 jun. 2016. Comente sobre o uso de espaços cotidianos e sobre a luz e sombra presentes nas imagens.
2 - Os alunos trabalhar sozinhos ou em duplas. Devem percorrer e procurar fotografar, no espaço da escola, imagens com efeitos geométricos e desenhos interessantes, especialmente nas sombras, inspirados na obra do fotógrafo apresentado. Sugira que utilizem o modo preto e branco para melhor visualizarem os contrastes.
3 - Após fotografarem deverão escolher a melhor delas para ser exposta. Após a escolha e a impressão, fixem as imagens com fita adesiva em um papel cartão, com aproximadamente 10cm de margem.