(ESPCEX) Entre 1939 e 1945, o mundo foi abalado pela Segunda Guerra Mundial. O Brasil, inicialmente, adotou uma posição de neutralidade, porém, em 1941, acordos internacionais começaram a ser feitos, para apoiar os aliados.Sobre a participação brasileira na Guerra é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Matemática | 12.3 Função Seno e Cosseno
Em seus projetos, para construir rampas com inclinação x e comprimento l, um engenheiro civil utiliza a função h(x) = l · sen(x) para determinar a altura h ideal que a rampa deve ter para atender seus objetivos, sendo l uma constante e 0º < x < 90º. Há um ano, ele construiu uma rampa com 4 metros de comprimento e 2 metros de altura e, agora, deseja construir uma nova rampa com mesmo comprimento, mas com o dobro da inclinação.
Use 1,7 como aproximação de √ 3. Com relação à altura da primeira rampa, a altura da nova rampa deve ter um aumento de
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UPE) “Ao utilizar o cinto de segurança no banco de trás, o passageiro também está protegendo o motorista e o carona, as pessoas que estão na frente do carro. O uso do cinto de segurança no banco da frente e, principalmente, no banco de trás pode evitar muitas mortes. Milhares de pessoas perdem suas vidas no trânsito, e o uso dos itens de segurança pode reduzir essa estatística. O Brasil também está buscando, cada vez mais, fortalecer a nossa ação no campo da prevenção e do monitoramento. Essa é uma discussão que o Ministério da Saúde vem fazendo junto com outros órgãos do governo”, destacou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.
Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75% Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer, se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/1596-metade-dos-brasileiros-nao-usa-cinto-de-seguranca-no-banco-detrasAcesso em: 12 de julho de 2015.Em uma colisão frontal, um passageiro sem cinto de segurança é arremessado para a frente. Esse movimento coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo. Vamos supor que um carro popular com lotação máxima sofra uma colisão na qual as velocidades inicial e final do veículo sejam iguais a 72 km/h e zero, respectivamente. Se o passageiro do banco de trás do veículo tem massa igual a 80 kg e é arremessado contra o banco da frente, em uma colisão de 400 ms de duração, a força média sentida por esse passageiro é igual ao peso de
- História | 2.3 Segundo Reinado
(CEFET-MG) “Episódio que em princípio deveria ter marcado a memória popular foi a Proclamação da República. Mas não foi o que aconteceu [...]. A participação popular foi menor do que na proclamação da independência.”
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 17ª edição, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013, p. 80-81. (Adaptado).
Entre os principais grupos sociais, envolvidos na articulação do referido evento, destacam-se os:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
4. (Uel) A figura mostra um modelo de organismo com simetria bilateral. Nos grupos animais, o aparecimento da bilateralidade está associado às seguintes características morfofisiológicas:
- Química | 2.6 Eletroquímica
(UEFS)
A eletrólise da solução aquosa de cloreto de sódio ocorre pela passagem de corrente elétrica através da solução, representada, de maneira simplificada, pela equação química e leva à obtenção dos gases hidrogênio, H2(g), e cloro, Cl2(g), e de solução de hidróxido de sódio, NaOH(aq), sendo uma aplicação das reações de oxirredução.
Considerando-se essas informações e a reação de oxirredução, representada pela equação química, é correto afirmar: