No dia 05 de outubro de 1988, foi promulgada a nova Constituição brasileira. No que tange a algumas disposições do novo texto constitucional, é correto afirmar que
I. foi estendido o direito de voto aos analfabetos e aos adolescentes a partir dos 16 anos de idade.
II. a tortura e o racismo foram reconhecidos como crimes inafiançáveis.
III. foram determinadas medidas de proteção ao meio ambiente e aos grupos indígenas.
Estão corretas as complementações contidas em:
Questões relacionadas
- Química | 1.7 Gases
(PUCPR) A atmosfera é uma camada de gases que envolve a terra, sua composição em volume é basicamente feita de gás nitrogênio (78%) gás oxigênio (21%) e 1% de outros gases, e a pressão atmosférica ao nível do mar é de aproximadamente 100.000Pa. A altitude altera a composição do ar, diminui a concentração de oxigênio, tornando-o menos denso, com mais espaços vazios entre as moléculas; consequentemente, a pressão atmosférica diminui. Essa alteração na quantidade de oxigênio dificulta a respiração, caracterizando o estado clínico conhecido como hipóxia, que causa náuseas, dor de cabeça, fadiga muscular e mental, entre outros sintomas. Em La Paz, na Bolívia, capital mais alta do mundo, situada a 3600 metros acima do nível do mar, a pressão atmosférica é cerca de 60.000Pa e o teor de oxigênio no ar atmosférico é cerca de 40% menor que ao nível do mar. Os 700.000 habitantes dessa região estão acostumados ao ar rarefeito da Cordilheira dos Andes e comumente mascam folhas de coca para atenuar os efeitos da altitude. Em La Paz, a pressão parcial do gás oxigênio, em volume, é aproximadamente de:
- História | 1.7 Período Joanino
O movimento sedicioso ocorrido na capitania de Pernambuco, no ano 1817, foi analisado de formas diferentes por dois meios de comunicação daquela época. O Correio Braziliense apontou para o fato de ser “a comoção no Brasil motivada por um descontentamento geral, e não por maquinações de alguns indivíduos”. Já a Gazeta do Rio de Janeiro considerou o movimento como um “pontual desvio de norma, apenas uma ‘mancha’ nas ‘páginas da História Portuguesa’, tão distinta pelos testemunhos de amor e respeito que os vassalos desta nação consagram ao seu soberano”.
JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C. G. (Org.). Viagem Incompleta:
a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000 (adaptado).
Os fragmentos das matérias jornalísticas sobre o acontecimento, embora com percepções diversas, relacionam-se a um aspecto do processo de independência da colônia luso-americana expresso em dissensões entre
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Assim, está nascendo dentro da língua portuguesa, e provavelmente dentro de todas as demais línguas, uma nova linguagem, a linguagem radiofônica. Como a dos engenheiros, como a dos gatunos, como a dos amantes, como a usada pela mãe com o filho que ainda não fala, essa linguagem radiofônica tem suas características próprias determinadas por exigências ecológicas e técnicas.
ANDRADE, M. apud PINTO, E. P. O português do Brasil. São Paulo: Edusp, 1981.
Mário de Andrade, ao se referir ao impacto que o rádio teria nas pessoas e principalmente sobre a linguagem, possibilita uma reflexão acerca
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Uma Oração Subordinada exerce o sentido de um substantivo, e pode ser classificada como sujeito ou objeto direto ou objeto indireto ou aposto ou complemento nominal ou um predicativo.
Os pesquisadores acreditam que o leite de vaca poderia ser uma alternativa melhor do que a fórmula infantil.
CLASSIFIQUE a Oração Subordinada Substantiva anterior destacada.
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UNIT) As células de nossos corpos animais encontram-se em estado diploide, tendo o dobro de cromossomos, à exceção do óvulo e do espermatozoide, que existem em estado haploide, com um só conjunto de cromossomos. Todo corpo animal é uma espécie de casca diploide, morbidamente descartada pelos gametas haploides, que, a cada geração, conseguem produzir um corpo novo e, desse modo, perdurar para além da morte do “indivíduo”. O corpo diploide paga o preço máximo — a morte — pela transmissão dos gametas haploides.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 150-151)
A alternativa que melhor expõe a vantagem da produção de gametas haploides dentro de um corpo diploide é a: