(PUCMG) O período regencial vai de 1831 a 1840. Nesse período, o país foi governado por regentes, pois o herdeiro do trono do Império do Brasil, Pedro de Alcântara, tinha apenas cinco anos de idade, quando D. Pedro I abdicou do trono em seu favor, em sete de abril de 1831. Nesse período, algumas províncias rebelaram-se e chegaram até mesmo a se separar, temporariamente, do resto do país. Sobre as revoltas do período regencial, leia e analise as afirmações abaixo:
I. A revolta da Cabanagem eclodiu em 1835, na província do Grão-Pará, reunindo pobres, escravos e fazendeiros contra o governo central. Os pobres queriam distribuição de terras, o fim da escravidão e os fazendeiros queriam escolher seu governador.
II. A Revolução Farroupilha, de 1835 a 1845, ocorreu no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os fazendeiros gaúchos reclamavam dos altos impostos cobrados pela entrada de seus produtos nas outras províncias brasileiras. O movimento fundou a República Rio-Grandense e a República Juliana.
III. A Revolta dos Malês e a Sabinada ocorridas no Maranhão, em 1838, eram movimentos pela Independência do Brasil, pois a exploração portuguesa estava levando à falência os produtores de algodão.
Assinale a alternativa CORRETA: