(UNESP) O fechamento da Assembleia Constituinte, por D. Pedro I, em novembro de 1823,
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
O sistema imune apresenta um tipo de célula que passa do vaso sanguíneo para o tecido conjuntivo onde irá exercer sua função de defesa. A célula e a passagem são, respectivamente, identificadas como:
- História | 6.14 Guerra Fria
Considere as afirmativas sobre as diferentes conjunturas históricas da Guerra Fria.
I. Nas décadas de 1960 e 1970, a Guerra Fria atravessou um período marcado pelo que se chamou de “coexistência pacífica”, no qual não ocorreram conflitos militares localizados na África e na Ásia envolvendo as superpotências.
II. Na década de 1980, verificou-se uma forte retomada, por parte dos Estados Unidos, de iniciativas de caráter estratégico-militar na lógica da Guerra Fria, expressa no chamado Projeto Guerra nas Estrelas.
III. Ao longo de todas as fases históricas, o confronto Leste-Oeste, central na Guerra Fria, influenciou decisões e mostrou a relativa inoperância dos principais organismos da ONU, com destaque para o Conselho de Segurança.
Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s):
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 1
Governo reconhece “racismo institucionalizado” apontado pela ONU
Ricardo Senra
BBC Brasil de São Paulo
“O Governo Brasileiro reconheceu e reconhece sua responsabilidade e criou a Secretaria
de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003.”
O comentário, enviado à BBC Brasil pela secretaria com status de ministério, responde a um relatório divulgado nesta sexta-feira pela ONU. O órgão mundial afirma que o racismo “permeia todas as áreas da vida” no Brasil.
As Nações Unidas concluem que o país vive um “mito de democracia racial” e que há “racismo institucionalizado” e uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade brasileira.
As Nações Unidas concluem que o país vive um “mito de democracia racial” e que há “racismo institucionalizado” e uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade brasileira.
Segundo o Planalto, a implementação de cotas raciais na educação e no serviço público e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foram medidas importantes no processo de reversão deste problema histórico no país.
A ONU concorda e diz que os principais avanços ocorreram durante o governo do ex-presidente Lula.
As críticas do relatório e o posterior “mea culpa” são resultado da visita de um grupo de trabalho da ONU a Brasília, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.
Os especialistas foram recebidos por representantes do governo, do judiciário e de organizações da sociedade civil.
Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140911_eleicoes2014_onu_racismo_rs.shtml>. Acesso em: 3 jun. 2016.
Texto 2
(Comentário sobre a notícia do texto 1)
O brasileiro tem por tradição nunca ser o que se apresenta à sociedade. É muito comum ver estrangeiros reclamarem dessa característica tão peculiar do brasileiro. Moldamos nossa personalidade às condições existentes no momento. Ora somos brincalhões, ora somos sérios ao extremo, ora somos religiosos em situações aflitivas e ora somos ateus convictos, depende do momento que se apresente. Sobre essa égide é que conseguimos esconder por toda uma vida o malfadado racismo. [...]
A prova maior disso tudo são as próprias leis de proteção aos que sofrem o racismo, elas são segregadoras. Quando você cria quotas de inserção para qualquer coisa ou qualquer raça, você está indiretamente oficializando um ato segregador para aqueles.
[...]
#Disse Carlos Leonardo
Disponível em: <http://opinando.blog.br/2016/04/governo-reconhece-racismo-institucionalizado-apontado-pela-onu/>.
Acesso em: 3 jul. 2016.
Glossário:
égide – escudo, proteção.
Considere as afirmações sobre o texto 1:
I. A existência de uma “ideologia do embranquecimento” é apresentada como argumento de que a democracia racial brasileira é fantasiosa, irreal.
II. Embora faça críticas, o relatório da ONU elogia os esforços do governo e reconhece as dificuldades insuperáveis, por se tratar de um problema histórico do país.
III. A expressão “mea culpa” (“minha culpa”) refere-se à nota da Seppir, através da qual o governo reconhece sua responsabilidade na questão do racismo institucionalizado.
IV. Como resultado da visita de um grupo de trabalho ao país, a ONU voltou atrás e passou a afirmar que o governo já reverteu o problema do racismo institucionalizado.
Estão corretas apenas as afirmações:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise as imagens a seguir.
A partir da análise, compare um zigurate (figura 1) e uma pirâmide egípcia (figura 2) quanto ao seu uso e às características físicas:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El siguiente texto se refiere a la cuestione. Lee y contesta a la pregunta.
¡Hola! ¿Cómo estás?
Me llamo Eduardo y vivo en Alicante. Estoy muy contento porque vas a venir a mi casa y porque tenemos los mismos gustos. A mí también me gusta jugar al tenis y montar en bicicleta. Te mando unas fotos de mi familia y de mi casa. En la primera estoy yo con mi familia: mi hermana mayor, mi padre, mi madre y mis abuelos, que viven con nosotros. Mi abuelo es muy divertido porque cuenta historias fantásticas y le gusta jugar conmigo. Mis padres están poco en casa porque trabajan mucho. A mi madre le gusta nadar todos los días y mi padre juega al fútbol los domingos. Mi hermana es muy simpática. La segunda foto es de mi dormitorio. No es muy grande, pero tengo un ordenador nuevo. Y por último, una foto de mi jardín, que es lo que más me gusta de toda la casa. Es muy grande y tiene piscina. ¿Me puedes enviar fotos de tu familia, de tu casa y de tu colegio, por favor?
¡Hasta pronto! Eduardo.
Disponível em: <www.cervantes.es/imagenes/File/lengua/diplomas/a1-escolar/lectura/A1E_CL_Tarea1.pdf>. Adaptado.
Enunciado:
En el texto, Eduardo habla de: