Na segunda metade do século XX, a América Latina passou por diferentes processos políticos, frutos da exploração e da dependência econômica a que essas nações estiveram sujeitas, sobretudo da potência norte-americana.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as nações que, com orientação socialista, romperam com essa ordem em movimentos que eclodiram na região nesse período.
Questões relacionadas
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Um jovem suspeita que não é filho biológico de seus pais, pois descobriu que o seu tipo sanguíneo é O Rh negativo, o de sua mãe é B Rh positivo e de seu pai é A Rh positivo.
A condição genotípica que possibilita que ele seja realmente filho biológico de seus pais é que
- Geografia | A. Globalização
Quando Deus tremeu
Dois terremotos encontraram intersecções em Lisboa, no dia 1.º de novembro de 1755. Um geológico e outro filosófico. O geológico, estimado em 9 pontos na escala Richter, com epicentro no Oceano Atlântico, a uma centena de quilômetros da costa de Portugal, muito semelhante, portanto, ao tremor que, recentemente, deixou o Japão de joelhos, destruiu três quartos das construções da capital do país. O terremoto filosófico, com epicentro na França, já vinha sacudindo a Europa desde o início do século XVIII — e tão forte se revelou que acabaria por conferir à época o nome de Século das Luzes.
Veja, 16/3/2011, p. 94 (com adaptações).
O corpo político, como o corpo do homem, começa a morrer desde o nascimento e traz, em si mesmo, as causas de sua destruição. Mas um ou outro podem ter uma constituição mais ou menos robusta e capaz de conservá-los por mais ou menos tempo. A constituição do homem é obra da natureza, a do Estado, obra de arte.
Jean-Jacques Rousseau. Do contrato social. São Paulo: Abril Cultural, p. 102.
Julgue o item a seguir, relativos aos temas abordados nos textos acima.
O Japão, considerado um epicentro financeiro e tecnológico e uma superpotência, interage espacialmente com o restante do mundo no que concerne a capital, bens, tecnologia e ideias.
- Sociologia - Fundamental | 6. Movimentos Sociais
Leia o relato a seguir,
[...] um dos maiores encontros que aconteceram desde que a greve começou ocorreu na tarde de quinta-feira em um descampado em Wednerbury. Homens [...] marcharam através da cidade de Dudley, uns 10 mil deles carregando faixas que diziam [...] ‘9 horas de trabalho por dia’. Disseram que havia 20 mil pessoas no encontro.
RHOMPSON, Dorothy. The Chartists: popular Politics in the industrial revolution. In: DE DECCA, Edgar. Fábricas e homens: a Revolução Industrial e o cotidiano dos trabalhadores. São Paulo: Atual, 1999. p. 65. (Fragmento)
a) Identifique que tipo de ação do movimento operário está sendo retratada no texto.
b) Cite quais eram as principais reivindicações dos trabalhadores evidenciadas no texto.
c) Analise a importância destes movimentos de resistência operária no contexto da expansão do processo de industrialização na Europa, durante o século XIX.
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
Disponível: CAMPOS, Augusto de (1994). Despoeisa. São Paulo: Perspectiva.Poema Bomba, versão original, de 1987.
A poesia concretista de Augusto de Campos promove um jogo sonoro, visual e verbal que resulta em, no plano semântico um (uma)
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
“... E a gente canta
E a gente dança
E a gente não se cansa [...]
O emprego da expressão a gente é admissível em nossa linguagem coloquial. Nessa canção, esse recurso linguístico reforça o aspecto informal, uma situação que retrata desejos e lembranças de situações típicas do cotidiano.
Reescreva o trecho na linguagem culta, substituindo a gente pelo pronome pessoal correspondente.