Configura uma característica econômica do Agreste nordestino
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A loja “Mania de Playstation” colocou em liquidação algumas novidades do PS3. Analise alguns dos preços da liquidação e responda questão
Leia as informações da tabela de vendas de jogos, em outubro de 2013, e interprete essas informações consultando o calendário.
Quantidade de jogos vendidos em outubro/2013
- A) Em qual semana foram vendidos mais jogos?
- B) Qual o total de jogos vendidos em 31 dias?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir, retirado del manual de instrucciones del Smartphone Samsung GT-I9505.
Retirar la tarjeta de memoria
Antes de retirar una tarjeta de memoria, desmónte la para realizar una extracción segura. En la pantalla de inicio, toque Menú → Ajustes → Más → Almacenamiento → Retirar tarjeta SD.
1 Retire la tapa posterior.
2 Empuje la tarjeta de memoria hasta que salga del dispositivo, y luego retíre la.
3 Vuelva a colocar la tapa posterior.
No retire la tarjeta de memoria mientras el dispositivo esté transfiriendo información o accediendo a ella. Si lo hace, podría provocar la pérdida o la corrupción de los datos, o podría dañar la tarjeta de memoria o el dispositivo. Samsung no se hace responsable por pérdidas provocadas por el mal uso de tarjetas de memoria dañadas, incluyendo la pérdida de datos.
Disponible en: <http://downloadcenter.samsung.com/content/UM/201304/20130422160455653/GTI9505_UM_Open_Jellybean_Spa_Rev.1.0_130416.pdf.>. Acceso el: 20 mar. 2014. (Fragmento)
En “desmónte la” y “retíre la”, las partes destacadas son pronombres objeto directo y sustituyen en el texto la expresión
- História - Fundamental | 04. Expansão Marítima Europeia
Texto base: Leia o texto a seguir. A fim de que numa palavra todas as coisas brevemente narre, saiba que ... navegamos continuamente... com chuvas, trovões e relâmpagos, em tal modo escuro que nem o sol no dia, nem o sereno na noite jamais vimos. Por essa coisa toda em nós entrou um tão grande pavor que quase já toda esperança de vida tínhamos perdido. [...] O dia exatamente VII de agosto de MDI [1501] nas costas daqueles países surgimos, agradecendo ao nosso Senhor Deus com solenes súplicas e celebrando uma missa cantada. Lá aquela terra soubemos não ser ilha mas continente, porque em longuíssimas praias estende não circundantes a ela e de infinitos habitantes era repleta. E descobrimos nela muita gente e povos e todo gênero de animais silvestres que nos nossos países não se encontram, e muitos outros por nós nunca vistos, dos quais seria longo um a um se referir. VESPÚCIO, Américo. Novo mundo: cartas de viagens e descobertas. Porto Alegre. L&PM, 1984, p. 92. (Fragmento)
- A) Identifique, a partir de sua leitura de texto, a qual tipo de documento ele pertence, quem seria seu possível destinatário e qual o contexto em que foi escrito.
- B) Quais eram os perigos que ameaçavam a viagem de Américo Vespúcio? Além daqueles apontados por ele no texto.
Comente sobre outras dificuldades enfrentadas pelos navegantes durante o período da expansão marítima.
- C) Analise qual foi a percepção que o autor teve da terra em que chegou e de seus habitantes, destacando o que mais chamou a atenção do viajante.
- A) Identifique, a partir de sua leitura de texto, a qual tipo de documento ele pertence, quem seria seu possível destinatário e qual o contexto em que foi escrito.
- B) Quais eram os perigos que ameaçavam a viagem de Américo Vespúcio? Além daqueles apontados por ele no texto.
Comente sobre outras dificuldades enfrentadas pelos navegantes durante o período da expansão marítima.
- C) Analise qual foi a percepção que o autor teve da terra em que chegou e de seus habitantes, destacando o que mais chamou a atenção do viajante.
Enunciado:
- Física | B. Vetorial
(IME)
Conforme a figura acima, um corpo, cuja velocidade é nula no ponto A da superfície circular de raio R é atingido por um projétil, que se move verticalmente para cima, e fica alojado no corpo. Ambos passam a deslizar sem atrito na superfície circular, perdendo o contato com a superfície no ponto B. A seguir, passam a descrever uma trajetória no ar até atingirem o ponto C indicado na figura. Diante do exposto, a velocidade do projétil é:
Dados:
- massa do projétil: m
- massa do corpo 9m
- aceleração da gravidade: g
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Ler e crescer
Com a inacreditável capacidade humana de ter ideias, sonhar, imaginar, observar, descobrir, constatar,
enfim, refletir sobre o mundo e com isso ir crescendo, a produção textual vem se ampliando ao longo
da história. As conquistas tecnológicas e a democratização da educação trazem a esse acervo uma
multiplicação exponencial, que começa a afligir homens e mulheres de várias formas. Com a angústia do
[5] excesso. A inquietação com os limites da leitura. A sensação de hoje ser impossível abarcar a totalidade
do conhecimento e da experiência (ingênuo sonho de outras épocas). A preocupação com a abundância
da produção e a impossibilidade de seu consumo total por meio de um indivíduo. O medo da perda. A
aflição de se querer hierarquizar ou organizar esse material. Enfim, constatamos que a leitura cresceu, e
cresceu demais.
[10] Ao mesmo tempo, ainda falta muito para quanto queremos e necessitamos que ela cresça. Precisa
crescer muito mais. Assim, multiplicamos campanhas de leitura e projetos de fomento do livro. Mas
sabemos que, com todo o crescimento, jamais a leitura conseguirá acompanhar a expansão incontrolável
e necessariamente caótica da produção dos textos, que se multiplicam ainda mais, numa infinidade de
meios novos. Muda-se então o foco dos estudiosos, abandona-se o exame dos textos e da literatura,
[15] criam-se os especialistas em leitura, multiplicam-se as reflexões sobre livros e leitura, numa tentativa de
ao menos entendermos o que se passa, já que é um mecanismo que recusa qualquer forma de domínio e
nos fugiu ao controle completamente.
Falar em domínio e controle a propósito da inquietação que assalta quem pensa nessas questões equivale
a lembrar um aspecto indissociável da cultura escrita, e nem sempre trazido com clareza à consciência:
[20] o poder.
Ler e escrever é sempre deter alguma forma de poder. Mesmo que nem sempre ele se exerça sob a forma
do poder de mandar nos outros ou de fazer melhor e ganhar mais dinheiro (por ter mais informação e
conhecer mais), ou sob a forma de guardar como um tesouro a semente do futuro ou a palavra sagrada
como nos mosteiros medievais ou em confrarias religiosas, seitas secretas, confrarias de todo tipo. De
[25] qualquer forma, é uma caixinha dentro da outra: o poder de compreender o texto suficientemente para
perceber que nele há várias outras possibilidades de compreensão sempre significou poder – o tremendo
poder de crescer e expandir os limites individuais do humano.
Constatar que dominar a leitura é se apropriar de alguma forma de poder está na base de duas atitudes
antagônicas dos tempos modernos. Uma, autoritária, tenta impedir que a leitura se espalhe por todos,
[30] para que não se tenha de compartilhar o poder. Outra, democrática, defende a expansão da leitura para
que todos tenham acesso a essa parcela de poder.
Do jeito que a alfabetização está conseguindo aumentar o número de leitores, paralelamente à expansão
da produção editorial que está oferecendo material escrito em quantidades jamais imaginadas antes, e
ainda com o advento de meios tecnológicos que eliminam as barreiras entre produção e consumo do
[35] material escrito, tudo levaria a crer que essa questão está sendo resolvida. Será? Na verdade, creio que
ela se abre sobre outras questões. Que tipo de alfabetização é esse, a que tipo de leitura tem levado, com
que tipo de utilidade social?
ANA MARIA MACHADO www.dubitoergosum.xpg.com.br
A imagem produzida pelo artista combina elementos de modo surpreendente, inesperado na realidade cotidiana.
A figura da mão saindo do computador e oferecendo ao possível leitor um objeto característico de outro espaço de leitura sugere principalmente o sentido de: