As áreas destacadas dizem respeito
Examine o mapa.
O mapa trata de eventos ocorridos no século XIX e no início do século XX.
Questões relacionadas
- História
Os pastos, prados, bosques da herdade feudal eram usados, em comum, mas a terra arável se dividia em duas partes. Uma terça parte pertencia ao senhor; outra ficava em poder dos arrendatários que, então, trabalhavam a terra, e a última ficava em pousio. Uma característica curiosa do sistema feudal é que as terras não eram contínuas, mas dispersas em faixas: a terra arrendada por A se espalha por três campos e está dividida em faixas, nenhuma das quais vizinhas da outra.
HUBERMAN, Leo. História da Riqueza do Homem, 1986, p. 4. (Adaptado)
Sobre o texto, infere-se que
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
Os satélites sempre fascinaram a humanidade. Desde a antiguidade, as pessoas observam os corpos celestes que vagam pelo céu noturno. Em meados do século XX, durante a Guerra Fria, a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética acelerou a pesquisa e desenvolvimento de satélites artificiais. Hoje em dia, eles são utilizados para diversas finalidades. Enquanto isso, os satélites naturais, nos fascinam com sua beleza e mistérios. Com a chegada da era espacial, a exploração dos satélites naturais se intensificou e novas descobertas estão sendo feitas, como a presença de água em alguns deles, o que abre possibilidades para futuras missões tripuladas.
Qual a finalidade do uso dos satélites artificiais para os seres humanos?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Leia o texto.
Vovô Bartolomeu
Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa.
— Vovô, que é que você está a ver no céu?
— Estou vendo uma coisa que você vai ver só, logo no meio-dia, e que a estas horas já chegou lá no sô Luca.
— Que é que tem lá no sô Luca?
— Diga aos homens para trabalhar com pressas, senão você vai ver só: ninguém que para com chuva.
E vovô Bartolomeu entrou arrastadamente na cubata, donde saía um fumo bem de fogueira quente. Ainda o ouvi cantar
— Eh! Eh! Eh! Eh!
— Eh! pessoal! Vamos despachar o serviço. Vovô Bartolomeu disse que vai vir chuva.
E todo o pessoal começou a trabalhar com força, para acabar de recolher o milho, quase para o meio-dia.
A colheita não tinha sido má, e para este ano havia de pagar todas as contas e ainda sobrava dinheiro para dar o alembamento da filha do velho Gonga.
[...]
In: SANTILLI, Maria Aparecida. Estórias africanas: história e antologia.
São Paulo: Ática, 1985, p. 55-7.
O trecho “Vovô Bartolomeu desde manhãzinha que olhava o pardacento céu, enrugando a já bem engelhada testa”, refere-se ao fato de o vovô estar observando a
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Familia de constructores y mecenas
La inauguración del Museo Universidad de Navarra, que desde hoy y durante un mes mantendrá una política de puertas abiertas, se enmarca de forma indisoluble en el recuerdo de una de las manifestaciones que, hace 42 años, cambiaron la relación de España con el arte moderno y las vanguardias: los Encuentros de Pamplona de 1972. Auspiciados (y costeados) por los Huarte, la misma familia de constructores y coleccionistas de arte que ahora han impulsado el nuevo museo por medio de María Josefa Huarte, los Encuentros llevaron a la España franquista del 72 — y en concreto a la Pamplona gris y adormecida del 72 — cosas como la música de John Cage, el nuevo Arte Vasco, las locuras del Equipo Crónica o directamente la ignominia de unas carpas hinchables de colores frente a la fachada del mismísimo Gobierno Militar.
Casi nadie daba crédito de lo que allí ocurría: en pleno tardofranquismo, melenudos sedientos de caña cultural alternaban con señoronas del régimen en los espectáculos y exposiciones. Estallaron dos bombas. El Partido Conmunista trató de evitar que los Encuentros se celebrasen porque justificaban, de algún modo, la celebración de la cultura en un país que no la permitía. Los Huarte, empresarios navarros de la construcción, coleccionistas, mecenas y productores de cine de vanguardia, se convirtieron en eso, en vanguardistas y propiciaron una de las manifestaciones más estrafalarias, necesarias y, a la postre, decisivas de cara al futuro cultural de un país.
Disponível em: http://cultura.elpais.com. Acesso em: 23 jan. 2015.
De acordo com o texto, a inauguração do MuseoUniversidad de Navarra rememora um momento significativo da história da Espanha, quando
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
internet: www.tribubavalladolid.com
La persona que aparece leyendo el periódico en la viñeta