Examine o infográfico.
O infográfico apresenta orientações para a concepção de
Questões relacionadas
- Matemática | 1.09 Radiciação
(EPCAR) Analise as proposições abaixo e classifique-as em V (verdadeira) ou F (falsa):
A sequência correta é:
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Leia o trecho a seguir
A coroa estipulou que todos os nativos deviam pagar impostos. Como eles não tinham condições de pagar, eles eram obrigados a trabalhar para os colonos que recebiam da Coroa o direito de explorar o trabalho dos nativos em sua propriedade (principalmente domésticos e agrícolas). Por lei, os nativos não podiam ser expulsos da terra, mas eram obrigados a trabalhar nela. Em troca dos trabalhos dos nativos, os colonos deviam garantir a catequese e a defesa.
Disponível em <https://bit.ly/2UJYDGB>. Acesso em 21 jun. 2019
O tipo de relação de trabalho relatado acima foi usado na colonização da América sendo utilizado principalmente pelos
- Língua Portuguesa | 2.3 Sintaxe
Leia a seguir a nota sobre uma palestra do crítico literário Manuel da Costa Pinto.
O termo utopia, criado por Thomas More para projetar uma espécie de sociedade ideal, batizou um subgênero literário cujo contraponto é a distopia. “As utopias e as distopias estão se realizando no presente”, afirmou o crítico literário Manuel da Costa Pinto em sua palestra.
“Desde More, temos 300 anos de utopia, como narrativas sobre cidades ideais. As distopias estão localizadas no século XX, que consagra a orientação unilateral da sociedade”. Segundo ele, o “Big Brother” da TV deve seu nome ao líder totalitário de “1984”, de George Orwell, mas está materializado no romance “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury, que imagina a sociedade da doutrinação, do anestesiamento e da hipnose da indústria de entretenimento atual. No romance, as pessoas sabem ler, mas não estão interessadas, estão atentas só ao meio, e “o meio é a mensagem”, disse. “No livro, a periculosidade está associada aos livros. É o que pode combater uma sociedade anestesiada”. Bradbury, de acordo com o palestrante, falava de uma arte voltada para o corpo, não para as massas. Ele comparou essa arte voltada para o corpo às tecnologias 3D do cinema, na qual a experiência corporal tem preponderância em relação à reflexão proporcionada pelo filme.
Ainda segundo o especialista, a supressão da relação com o outro é um tema presente na obra dos escritores contemporâneos. “Vivemos um momento hoje pós-utópico. Brasília mostra o que o Brasil redundou”. “As narrativas utópicas hoje são distópicas. São pessimistas em relação ao caráter autoritário das utopias”, disse.
Ele citou o livro “Reprodução”, de Bernardo Carvalho, que abordava, ainda em 2013, as teorias conspiratórias da internet, como exemplo de livro premonitório sobre a utopia das redes sociais.
Para Costa Pinto, o projeto utópico do futuro logo mostra seu lado distópico e a busca excessiva do hedonismo é exemplo disso. “Quando se autoalimenta e vira prazer ininterrupto, a busca pelo hedonismo se torna alienante”.
(Adaptado de: “Utopias e distopias no presente”. Instituto CPFL. Disponível em: https://institutocpfl.org.br/utopias-e-distopias-do-presente-com-manuel-da-costapinto-versao-completa/. Acesso em 20/07/2023.)
Assinale a alternativa que descreve o uso de modos de citação de discurso alheio na construção do texto.
- Matemática | 14.2 Prisma
O projeto original de uma residência previa a construção de uma piscina retangular com as seguintes dimensões: 9 metros de comprimento, 5 metros de largura e 1,8 metro de profundidade. Devido à existência de tubulação no subsolo da residência, a profundidade dessa piscina teve que ser limitada a 1,5 metro.
O proprietário aprovou a construção da piscina com essa profundidade, desde que seu comprimento e capacidade (volume) originais fossem mantidos e solicitou ao engenheiro responsável uma adequação no projeto.
A largura da piscina, em metro, informada pelo engenheiro no novo projeto é
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UECE) Uma criança desliza em um tobogã muito longo, com uma aceleração constante. Em um segundo momento, um adulto, com o triplo do peso da criança, desliza por esse mesmo tobogã, com aceleração também constante. Trate os corpos do adulto e da criança como massas puntiformes e despreze todos os atritos. A razão entre a aceleração do adulto e a da criança durante o deslizamento é