Um cilindro vazado pode deslizar sem atrito num eixo horizontal no qual se apoia. Preso ao cilindro, há um cabo de 40 cm de comprimento tendo uma esfera na ponta, conforme figura. Uma força externa faz com que o cilindro adquira um movimento na horizontal do tipo y = y0 sen (2f t). Qual deve ser o valor de f em hertz para que seja máxima a amplitude das oscilações da esfera?
Questões relacionadas
- Geografia | 7.2 Conflitos Internacionais
(ESPM) Em Kirkuk, o último front contra os extremistas do Estado Islâmico no norte do Iraque são os peshmerga.
A luta é desigual, pois os cerca de 30 mil extremistas do EI dispõem de modernos armamentos americanos tomados do exército iraquiano.
Já os cerca de 150 mil peshmerga têm que se virar com armas ultrapassadas e insuficientes. As autoridades dos EUA temem que armar os peshmerga possa oferecer combustível para uma futura guerra de secessão.
(Folha de São Paulo, 12/02/2015)
Assinale a alternativa que traga a resposta, respectivamente, sobre quem são os peshmerga e a região que poderia viver uma futura guerra de secessão:
- Geografia - Fundamental | 02. Cartografia
Analise o mapa a seguir e responda à questão.
Disponível em: <http://2.bp.blogspot.com/-4x72FF_HWeA/UTKPUZxISCI/AAAAAAAAAdU/mQq62gop-8o/s1600/zonas_climaticas2.GIF>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
Analisando o mapa apresentado anteriormente e tendo como referência o paralelo de Greenwich, responda:
A) Quais continentes fazem parte dos dois hemisférios?
B) Qual continente está totalmente no hemisfério ocidental?
C) Em qual hemisfério está localizado o Brasil?
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Trabalhador agropecuário em geral, servente de obras, pedreiro e carvoeiro. O que aproxima essas atividades? Elas são as ocupações mais comuns entre as vítimas de trabalho análogo à escravidão apontam dados com resgatadas no Brasil no período de 2003 a 2020,pilados pelo Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Ainda segundo o Observatório, de 1995 a 2020, foram encontrados, no país, 55712 trabalhadores em condições análogas às de escravo.
De acordo com a juíza Mirella Cahú, o trabalho análogo ao escravo é crime tipificado no artigo 149 do Código Penal e é “definido como aquele em que seres humanos estão submetidos a trabalhos forçados, jornadas tão intensas que podem causar danos físicos, condições degradantes e restrição de locomoção em razão de dívida contraída com empregador ou preposto. A pena se agrava quando o crime for cometido contra criança ou adolescente ou por motivo de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou origem”, explicou.
Para a juíza, na figura do trabalho escravo contemporâneo, o indivíduo permanece com liberdade, mas, por circunstâncias decorrentes do próprio trabalho, essa liberdade é relativizada, ficando o indivíduo impossibilitado de exercer seu direito.
Adaptado de trt13.jus.br, 28/01/2022
Aspectos estruturais das relações de produção no Brasil explicam a existência de “trabalho escravo contemporâneo” e sua maior incidência em determinadas atividades econômicas, como abordado na reportagem.
Um desses aspectos estruturais é:
- Física | 2.6 Hidrostática
Um consumidor desconfia que a balança do supermercado não está aferindo corretamente a massa dos produtos. Ao chegar a casa resolve conferir se a balança estava descalibrada. Para isso, utiliza um recipiente provido de escala volumétrica, contendo 1,0 litro d’água. Ele coloca uma porção dos legumes que comprou dentro do recipiente e observa que a água atinge a marca de 1,5 litro e também que a porção não ficara totalmente submersa, com 1/3 de seu volume fora d’água. Para concluir o teste, o consumidor, com ajuda da internet, verifica que a densidade dos legumes, em questão, é a metade da densidade da água, onde
No supermercado a balança registrou a massa da porção de legumes igual a 0,500 kg (meio quilograma).
Considerando que o método adotado tenha boa precisão, o consumidor concluiu que a balança estava descalibrada e deveria ter registrado a massa da porção de legumes igual a
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão. Mario Ladeira
Alexandre em ação no túnel
FAXINA URBANA
Com um pano na mão e uma idéia na cabeça, o artista plástico Alexandre Órion transformou um túnel de São Paulo em um alerta sobre a poluição - e uma catacumba urbana - usando como arma um pano úmido Por Bruna Malburg Revista MTV - 06/2007 Durante 13 madrugadas seguidas, Alexandre Órion, 27 anos, cumpriu o mesmo ritual. Usando um respirador, chegava ao túnel Max Feffer - que liga a avenida Europa à avenida Cidade Jardim, em São Paulo - pela via, instalava-se no único corredor para pedestres que a passagem possui e durante quase oito horas percorria em um movimento quase coreográfico sua parede. Em um túnel monitorado por câmeras, é quase impossível registrar qualquer mensagem por ali. Ainda assim, cerca de 3.500 caveiras foram desenhadas. No lugar da lata de spray Alexandre usava apenas um pano úmido, com o qual retirava a fuligem da parede e desenhava as tais caveiras. A idéia surgiu quando Órion reparou que as paredes do túnel, originalmente amarelas, estavam completamente pretas meses depois da inauguração devido à fuligem acumulada. Percebeu que era possível usar a poluição como matéria-prima para tratar dela mesma. "Se eu removesse a fuligem, sobrariam crânios, como um sítio arqueológico." A simulação de uma caverna também se casava muito bem com um lugar que não foi construído para pedestres. "Acho curioso você pensar em um modelo de cidade onde vários lugares são destinados ao carro, que te exclui. É elitista." (...)
Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_246221.shtml> Adaptação - Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
A reportagem conta um fato que aconteceu em São Paulo. Que elemento cultural da paisagem desta cidade foi descrito?