Faltam poucos metros para o colosso encostar. As correntes aqui são fortíssimas, e olha o tamanho do bicho! Uma hora depois, o Berge Stahl, maior graneleiro do mundo já geme amarrado ao píer II no porto da Madeira, em São Luís, no Maranhão. Esteiras transportadoras começam a rolar e, em pouco tempo, o minério de ferro é lançado nas bocas do navio gigante, capaz de engolir 364.767 toneladas. A barriga voraz do cargueiro norueguês marca a última estação do sistema norte da Companhia Vale do Rio Doce, uma via de ferro que corre 892 quilômetros Brasil adentro, no meio da floresta amazônica.
Werner Rudhat. Carajás. In: Revista Ícaro, p. 64.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos que ele suscita, julgue o item.
Com o atual deslocamento do corredor de exportações de minério — da região Norte para a região Sudeste —, a empresa estatal Companhia Vale do Rio Doce, que lidera o setor siderúrgico no Brasil, vem promovendo a integração do país ao mercado internacional.