Os polígonos SOL e LUA são triângulos retângulos isósceles congruentes. Os triângulos retângulos brancos no interior de SOL são congruentes, assim como também são congruentes os triângulos retângulos brancos no interior de LUA.
A área da superfície em amarelo e a área da superfície em azul estão na mesma unidade de medida. Se x é o número que multiplicado pela medida da área da superfície em amarelo resulta a medida da área da superfície em azul, então x é igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia com atenção esta tirinha, na qual se encontram Hagar e sua esposa Helga.
Assinale a alternativa que esteja de acordo com esse texto.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Na análise de um terreno, um topógrafo verificou que, em uma das medições, o dado referente a um dos ângulos não havia sido informado na planilha correspondente. Com base nas medições anteriores, ele constatou que o valor do ângulo era o suplemento do dobro do complemento da terça parte de 120°.
Após efetuar os cálculos, o topógrafo encontrou o ângulo não informado, que é igual a
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Alunos da Rede Pitágoras de BH irão sair de Belo Horizonte com destino a Luz MG onde irão jogar uma partida de futebol. Durante a partida que teve inicio às 18 horas alguns jogadores levantaram duvidas. Qual a direção que devo chutar a bola para gol?
De acordo com o desenho utilize os pontos cardeais e colaterais e ajude os alunos a identificar a direção da bola retratada pelos pontos A, B e C,
http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&biw=1024&bih=653&gbv=2&tbs=isch:1&aq=f&aqi=&oq=&gs_rfai=&q=orienta%C3%A7%C3%A3o%20pelo%20sol Acesso em: 10/11/2010
Complete com os pontos cardeais e colaterais as direções percorridas pela bola.
A)do centro para o ponto A :________________
B)do centro para o ponto B :________________
C)do centro para o ponto C :________________
- Física
Um objeto metálico, X eletricamente isolado, tem carga negativa 5.10-12 C Um segundo objeto metálico, Y neutro, mantido em contato com a Terra, é aproximado do primeiro e ocorre uma faísca entre ambos, sem que eles se toquem. A duração da faísca é 0,5s e sua intensidade é 10-11 C.No final desse processo, as cargas elétricas totais dos objetos X e Y são, respectivamente,