Em termos de contribuição para o ordenamento territorial, sobressai, na Região de Influência da Estrada Real, o processo de ocupação e de constituição de núcleos pioneiros de atividade econômica — como foram os polos de mineração —, e a criação e a organização de aldeias, vilas e cidades, muitas das quais incorporavam arruamentos, infraestruturas, serviços básicos e técnicas construtivas do mais elevado nível tecnológico, equivalente àquele prevalente no Portugal de correspondente época.
G.D. Calaes; G.Ferreira (Eds). A estrada real e a transferência da corte portuguesa. Programa Rumys – Projeto Estrada Real. Rio de Janeiro: CETEM/MCT/CNPq/CYTED, 2009, p. 36 (com adaptações).
A partir das informações acima, julgue o item.
No século XVIII, no Centro-Sul do Brasil Colônia, onde se encontram atualmente as cidades de Goiás e Pirenópolis, surgiu a capitania de Goiás. O modelo de organização urbana e econômica utilizado nas cidades dessa capitania, que esteve na Região de Influência da Estrada Real, serviu de base para a criação do Distrito Diamantino, retardatário com relação ao processo de expansão da atividade de extrativismo mineral no Brasil.