“A influência de cada cidade no conjunto de rede depende da sua capacidade de oferecer bens e serviços. As cidades que exercem influência sobre todo o território ocupam os postos mais altos na hierarquia urbana”.
Fonte: MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 2. ed. São Paulo: Atual, 2012, p.268.
De acordo com a hierarquia dos centros urbanos definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, pode-se afirmar que:
I – São Paulo e Rio de Janeiro são classificados como Grandes Metrópoles Nacionais, pois concentram a maior parte das sedes das grandes empresas nacionais e transnacionais que atuam no Brasil.
II – Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza são exemplos de Metrópoles.
III – Brasília é classificada como Metrópole Nacional.
IV – Todas as capitais dos estados da Federação são classificadas como Metrópoles por exercer alguma influência, mesmo em escala regional.
Das afirmações acima, estão corretas apenas
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.15 Fábula
A MENINA E O SONHO
O trabalho na fazenda muito cedo começava.
Mal o sol aparecia, todo mundo despertava. No friozinho da manhã, foi saindo o fazendeiro,
Pra tirar leite da vaca que dormia no celeiro. Com perícia e muito jeito, tirou leite da vaquinha.
Colocou tudo num jarro e chamou sua filhinha: “Minha filha, pegue o jarro e vá logo pro mercado.
Atenção, vá devagar, é preciso ter cuidado!” A menina foi depressa, pois já estava acostumada.
Com o jarro na cabeça, foi andando pela estrada. Caminhando sobre a grama, a menina foi pensando.
Pra fazer passar o tempo, ia ela imaginando: “É preciso, no mercado, um bom preço conseguir.
Esse leite vale muito, bom dinheiro vou pedir.
Mas não vou desperdiçar o dinheiro dessa venda.
Vou comprar uma galinha e levar lá pra fazenda.
A galinha será grande, minha vida vai mudar,
pois três ovos cada dia com certeza vai botar.
E botando tantos ovos, três ou quatro todo dia,
logo vou ter um montão pra encher uma bacia!
Vou vender todos os ovos e, com todo esse dinheiro,
Eu já sei o que fazer: vou comprar um galinheiro!
As galinhas serão muitas, todas elas a botar.
Com tão grande produção, outra vaca vou comprar.
Aí vou ter duas vacas e galinhas produzindo.
Com todo esse leite e ovos, eu na vida vou subindo.
Vou comprar algumas cabras, porcos e patos também.
Vendo tudo e, logo após, vou abrir um armazém!
No armazém vai ter de tudo, mantimentos pra sobrar,
Roupas, vinho e tudo o mais, para todos contentar.
O armazém vai render tanto, que eu consigo o meu desejo:
vou comprar um caminhão e uma fábrica de queijo!
Essa fábrica será um sucesso sem igual.
Vou vender pro interior e também pra capital.
Ficarei rica e famosa, alvo da admiração.
Muitos homens vão querer conquistar a minha mão.
Esperando o noivo certo, a nenhum escolherei,
até o dia em que sorrindo chegará o filho do rei.
Ao me ver assim tão cheia de riqueza e talento,
vai querer casar comigo, vai pedir-me em casamento!
O rei vai oferecer uma festa magistral
e dirá que aquele dia é feriado nacional!” Distraída com o sonho, a menina tropeçou.
Sua mão soltou o jarro, que no chão se espatifou! E chorando viu o leite pelo chão se esparramar,
dissolvendo os tais castelos que a menina fez no ar... Fonte: BANDEIRA, Pedro. A hora do desconto. São Paulo: Moderna, 2006. p. 26-29.
Pedro Bandeira inventou um outro final para essa fábula. Leia-o.
Distraída com o sonho, a menina tropeçou,
mas ao fim equilibrou-se e a andar continuou...
Seguiu com muito cuidado e ao mercado ela chegou.
Vendeu logo todo o leite e a galinha ela comprou.
A galinha era demais, punha ovos todo dia,
E o plano da menina com esforço progredia.
Trabalhando com afinco, muito rica ela ficou.
Não casou com o tal príncipe, mas marido ela arranjou.
Hoje, já tem quatro filhos, um marido dedicado,
tem dinheiro lá no banco e um sonho realizado!
(Fonte: BANDEIRA, Pedro. A hora do desconto. São Paulo: Moderna, 2006. p. 29-30.)
a) Compare os dois finais. Qual a diferença entre eles?
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
Na busca por ouro, os garimpeiros se confundem facilmente entre o ouro verdadeiro e o chamado ouro de tolo, que tem em sua composição 90% de um minério chamado pirita (FeS2). Apesar do engano, a pirita não é descartada, pois é utilizada na produção do ácido sulfúrico, que ocorre com rendimento global de 90%, conforme as equações químicas apresentadas.
Considere as massas molares: FeS2 (120 g/mol), O2 (32 g/mol), Fe2O3 (160 g/mol), SO2 (64 g/mol), SO3 (80 g/mol), H2O (18 g/mol), H2SO4 (98 g/mol).
4 FeS2 + 11 O2 → 2 Fe2O3 + 8 SO2
2 SO2 + O2 → 2 SO3
SO3 + H2O → H2SO4
Qual é o valor mais próximo da massa de ácido sulfúrico, em quilograma, que será produzida a partir de 2,0 kg de ouro de tolo?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
21. Lee la historieta de Mafalda.
Elige la alternativa que discurre adecuadamente sobre la relación que el texto establece entre ciencia y originalidad.
- Literatura | 5.2 Modernismo
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um “libertas quae sera tamen”*
Que um dia traduzi num exame escrito:
“Liberta que serás também”
E repito!
Vinícius de Moraes, “Pátria minha”, Antologia poética.
*A frase em latim traduz-se, comumente, por “liberdade ainda que tardia”.
(FUVEST 2010 1ª FASE) Considere as seguintes afirmações:
I. O diálogo com outros textos (intertextualidade) é procedimento central na composição da estrofe.
II. O espírito de contradição manifesto nos versos indica que o amor da pátria que eles expressam não é oficial nem conformista.
III. O apego do eu lírico à tradição da poesia clássica patenteia-se na escolha de um verso latino como núcleo da estrofe.
Está correto o que se afirma em
- Química | 3.7 Polímeros
Ao utilizarmos um copo descartável não nos damos conta do longo caminho pelo qual passam os átomos ali existentes, antes e após esse uso. O processo se inicia com a extração do petróleo, que é levado às refinarias para separação de seus componentes. A partir da matéria-prima fornecida pela indústria petroquímica, a indústria química produz o polímero à base de estireno, que é moldado na forma de copo descartável ou de outros objetos, tais como utensílios domésticos. Depois de utilizados, os copos são descartados e jogados no lixo para serem reciclados ou depositados em aterros.
Materiais descartáveis, quando não reciclados, são muitas vezes rejeitados e depositados indiscriminadamente em ambientes naturais. Em consequência, esses materiais são mantidos na natureza por longo período de tempo. No caso de copos plásticos constituídos de polímeros à base de produtos petrolíferos, o ciclo de existência deste material passa por vários processos que envolvem