Pulgões são insetos que se alimentam de seiva elaborada. Como consequência, eles eliminam um líquido adocicado, conhecido como honeydew. Formigas alimentam-se desse líquido e protegem os pulgões das joaninhas, quando essas tentam se alimentar deles, derrubando-as.
Sobre os seres vivos envolvidos nessas intrincadas relações ecológicas, é correto afirmar que as (os):
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.06 Complemento Nominal
Disponível em <http://www.sobrecapas.blogspot.com>. Acesso em: 28 set. 2013.
A classificação sintática da expressão de criança que acompanha o substantivo “olhos” na capa do livro é
- História | 3.2 Era Vargas
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932
A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.
Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 out. 2015.
Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre
- Física | 2.6 Hidrostática
No manual de uma torneira elétrica são fornecidas instruções básicas de instalação para que o produto funcione corretamente:
Se a torneira for conectada à caixa-d’água domiciliar, a pressão da água na entrada da torneira deve ser no mínimo 18 kPa e no máximo 38 kPa.
Para pressões da água entre 38 kPa e 75 kPa ou água proveniente diretamente da rede pública, é necessário utilizar o redutor de pressão que acompanha o produto.
Essa torneira elétrica pode ser instalada em um prédio ou em uma casa.
Considere a massa específica da água de 1000 kg/m³ e a aceleração da gravidade 10 m/s².
Para que a torneira funcione corretamente, sem o uso do redutor de pressão, quais deverão ser a mínima e a máxima altura entre a torneira e a caixa d'água?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho a seguir. A política dos estados, isto é, a que fortifica os vínculos de harmonia entre os estados e a União, é pois, na sua essência, a política nacional. É lá, na soma dessas unidades autônomas, que se encontra a verdadeira soberania da opinião. O que pensam os estados, pensa a União. Campos Salles, Mensagem [3 de maio 1902]. In: Manifestos e mensagens. São Paulo: Fundap/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007. p. 201-202.
Enunciado:
a) Identifique o tipo de funcionamento político constituído no governo de Campos Salles nos primeiros anos da chamada “República Velha”.
b) Explique como essa articulação caracterizou a política brasileira nesse período.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto sobre o Rio Amazonas. Em seguida, responda à questão.
São Paulo, sábado, 2 de outubro de 2010
AVENIDA AMAZONAS
Na floresta amazônica, a vida dos ribeirinhos segue o ciclo das águas
GABRIELA ROMEU
ENVIADA ESPECIAL A SANTARÉM (PA)
Para ir à escola ou garantir o almoço, Ravel Marinho, 12, cruza a "avenida Amazonas". Essa "avenida", como o menino brinca de chamar, não fica numa grande cidade. É o imenso rio Amazonas, com uns 6.900 km de extensão.
Ravel mora no Paraná do Tapará, no interior de Santarém (PA). Habita a várzea, área que alaga no inverno, a época das chuvas. Vive por conta do ciclo das águas. "Enche tudo por aqui. Aí a gente fica sem pé, anda só de canoa."
Até o calendário escolar segue a cheia e a seca (no verão). As aulas vão de agosto a abril, quando os moradores da várzea aproveitam a terra para plantar. Depois chegam as férias, de maio a julho, justamente no inverno. É quando o Amazonas invade as casas dos ribeirinhos, que constroem marombas (passarelas de madeira sobre a água). Também se espalham cobras, jacarés e peixes - então, dá para pescar no próprio quintal!
Com a enchente, as galinhas vão morar no topo das árvores. Bois, vacas e cavalos são transportados de barco para regiões que não alagam. "Dá saudade de terra firme", conta Ravel. É por isso que, no verão, as crianças se juntam nos campinhos para jogar futebol ou pular macaca (amarelinha). Aproveitam o tempo de "pé no chão".
(COLABOROU BRUNO MOLINERO)
EXPEDIÇÃO PELAS ÁGUAS
POVO DO RIO
Ribeirinhos são aqueles que moram nas margens dos rios. Muitos termos usados na região vêm da forte relação que têm com as águas. Por exemplo, se alguém diz que está de "bubuia", quer dizer que está "boiando" (não entendendo nada do que acontece).
LÍNGUA DE PIRARUCU
Um dos maiores peixes de água doce, o pirarucu é um gigante que chega a medir três metros! Tem carne deliciosa. A língua do peixe é grandona e é usada como uma lixa perfeita. Os ribeirinhos usam essa língua-lixa para amaciar os piões feitos da goiabeira.
ÔNIBUS AQUÁTICO
É uma verdadeira aventura viajar pelos rios amazônicos nos recreios, que são embarcações que funcionam como ônibus. Vão parando de porto em porto. Os viajantes seguem o percurso balançando num emaranhado de redes coloridas.
RIO DENTRO DE CASA
Imagine ter um rio dentro de casa? É assim que vivem muitas famílias na época das chuvas. As águas dos rios vão se espalhando e invadem as casas sobre palafitas (estacas ou paus que sustentam as moradias sobre as águas).
VOU DE CANOA
Já bem pequenas, as crianças aprendem a pilotar canoas na Amazônia. Muitas remam quilômetros por rios para chegar à escola.
TUCUXI, O SALVA-VIDAS
Tucuxi é o nome do boto cinza que vive nas águas da Amazônia. Há muitas histórias sobre o boto. Os ribeirinhos contam que, quando há um naufrágio, os tucuxis empurram quem está se afogando para a superfície das águas. Será que é lenda?
BRINCAR DE FLECHAR
Crianças ribeirinhas não flecham só peixe: sabem flechar a água! Elas correm nos trapiches e se atiram na água como flecha. Outra brincadeira é a de se pendurar nos cipós das árvores e, depois, se jogar nas águas várias vezes, até cansar!
PLANTAS-BRINQUEDOS
Se canoas, recreios e bajarás (tipo de canoa com motor) são o principal meio de transporte pela Amazônia, eles também são presentes nas brincadeiras das crianças. Os meninos talham barquinhos em plantas que boiam, como a aninga.
(...)
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di02101003.htm. Acesso em 01 jun. 2011
Essa reportagem foi publicada pela Folhinha, que é parte de um jornal de São Paulo. Releia a parte da reportagem com o subtítulo “Expedição pelas águas”. Observe que o repórter escolhe alguns temas interessantes e curiosos sobre a vida das pessoas daquela região e contam como é por lá.
Pense em como vivem as crianças da sua cidade ou da sua região. Como um repórter de um jornal de Paraná do Tapará descreveria a vida na sua região? De quais temas ele trataria?
Escreva um pequeno texto, inspirado nessa reportagem, sobre a vida das crianças na sua região. Escreva para os leitores da região amazônica, falando de temas curiosos para eles.