Pulgões são insetos que se alimentam de seiva elaborada. Como consequência, eles eliminam um líquido adocicado, conhecido como honeydew. Formigas alimentam-se desse líquido e protegem os pulgões das joaninhas, quando essas tentam se alimentar deles, derrubando-as.
Sobre os seres vivos envolvidos nessas intrincadas relações ecológicas, é correto afirmar que as (os):
Questões relacionadas
- Física | B. Resistores
Um cordão de 200 pequenas lâmpadas é utilizado em árvores de Natal. Uma pessoa verifica que, ao retirar somente uma lâmpada de qualquer posição, outras nove não acendem mais, porém as demais 190 lâmpadas permanecem em pleno funcionamento. Com base nessa informação, ela tenta identificar a estrutura do circuito e a relação entre os valores das quantidades físicas envolvidas, entre as quais a razão entre as intensidades da corrente elétrica em uma das lâmpadas e da corrente elétrica total no cordão com as 200 lâmpadas ligadas.
O valor dessa razão é igual a
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: http://aindaexisteluz.blogspot.com. Acesso em: 10 maio 2013.
Ao abordar a temática da violência contra a mulher, o cartaz conjuga as linguagens verbal e não verbal para
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
O filme Cazuza – O tempo não pára me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê.
Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências?
Digo que a pergunta se apresenta “mais uma vez” porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (...) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer banha, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa idéia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado?
Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que “o tempo não pára”. É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais?
Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo
(FUVEST 2005 1ª FASE) Entre as frases “Cazuza mordeu a vida com todos os dentes” e “A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver” estabelece-se um vínculo que pode ser corretamente explicitado com o emprego de
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você se lembra do conto “A Liga dos Cabeças Vermelhas”, que leu em sala de aula? Ele mostra o detetive Sherlock Holmes desvendando um mistério. Em seu trabalho de investigação, o detetive seleciona e analisa pistas, constrói hipóteses e faz algumas deduções. Podemos comparar o método de trabalho dos detetives ao dos estudiosos que investigam o passado (arqueólogos e historiadores), pois ambos se valem de “pistas” em suas investigações.
Aponte a alternativa que contém as ações mais identificadas com o trabalho de arqueólogos e historiadores.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm suas conexões com a terra de seus antepassados. relacionando-se com a cultura do local que habitam. Eles não anseiam retornar à sua "pátria" ou recuperar qualquer identidade étnica "pura" ou absoluta; ainda assim, preservam traços de outras culturas, tradições e histórias e resistem à assimilação.
CACHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).
Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de "pureza" cultural, observa-se que ele se manifesta quando