No manual de uma torneira elétrica são fornecidas instruções básicas de instalação para que o produto funcione corretamente:
Se a torneira for conectada à caixa-d’água domiciliar, a pressão da água na entrada da torneira deve ser no mínimo 18 kPa e no máximo 38 kPa.
Para pressões da água entre 38 kPa e 75 kPa ou água proveniente diretamente da rede pública, é necessário utilizar o redutor de pressão que acompanha o produto.
Essa torneira elétrica pode ser instalada em um prédio ou em uma casa.
Considere a massa específica da água de 1000 kg/m³ e a aceleração da gravidade 10 m/s².
Para que a torneira funcione corretamente, sem o uso do redutor de pressão, quais deverão ser a mínima e a máxima altura entre a torneira e a caixa d'água?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As crianças da reportagem divertem-se jogando bola. No mundo, muitas crianças que não têm a mesma oportunidade que as crianças da reportagem, elas trabalham quase 8 a 12 horas por dia em diversas áreas.
O que levam as crianças a trabalharem ao invés de brincarem e estudarem?
- Biologia | 14. Biotecnologia
(CEFET MG) Alguns vírus têm sido usados em lavouras de soja como um agente de controle biológico específico contra lagartas. Recentemente foram identificadas as proteínas produzidas por esses vírus e os genes realmente ativos durante a infecção desses insetos. Disponível em: http://revistapesquisa fapesp.br. Acesso em:15 ago. 2014 (Adaptado).
A identificação desses genes constitui uma importante ferramenta para a
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Meu pai disse que meu avô contou que minha avó era muito linda e que olhou bem nos seus olhos antes de correr. Meu avô ficou enfeitiçado por ela. Imediatamente ele tirou o laço do lombo do cavalo em que estava montado e a laçou. Ela, no começo, esperneou, gritou, chamou pelos outros ‘índios’, mas ninguém voltou, e meu avô a levou para casa e com ela teve nove filhos. Meu avô contou para meu pai que vovó era baixinha, tinha cabelos longos bem pretinhos e olhos puxadinhos. Ela ficava horas sentada na frente de casa penteando os cabelos e com os olhos perdidos no horizonte. Meu avô dizia que ela ficou a vida inteira aguardando que sua ‘tribo’ viesse resgatá-la. Nunca ninguém apareceu.
Disponível em:http://danielmunduruku.blogspot.com.Acesso em: 1º fev. 2020 (adaptado).
O texto traz a memória contemporânea de um dos netos de mulheres indígenas que foram “pegas no laço”, prática recorrente desde o período colonial até o início do século XX. No processo de formação do povo brasileiro, o caso mencionado é emblemático porque evidencia a
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
1 - Realize uma pesquisa visual com os alunos sobre imagens de corpos humanos e monte um painel destas imagens. Não deixe intervalo entre as imagens, buscando um resultado parecido com:
Disponível em: <http://oasistalktonight.wordpress.com/tag/concurso/. Acesso em: 20 mar. 2014
2 - Comente com alunos sobre o resultado: como o corpo é visto na atualidade? O que interessa apresentar a respeito dele? O corpo é tratado mais pela aparência ou há preocupação com o que as pessoas têm em essência? Há uma ditadura em relação aos modelos que um corpo deve seguir? Como isso interfere em nossas vidas? De que modo estamos alimentando essa imagem do corpo? De que modo e em que circunstâncias algo diferente emerge do corpo? O corpo sofre? De que modo estamos alimentando o que está dentro do corpo, nossa mente, nosso espírito? Isso reflete de que forma no mundo?
3 - Em seguida, distribua a turma em grupos de 4 alunos e dê a cada grupo uma destas imagens:
KAHLO, Frida. Raízes - 1943. 35 X 50cm. Óleo sobre Metal. Coleção Particular.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60782.shtml>. Acesso em: 20 mar. 2014.
Vênus de Milo, 130 a.C. Escultura em Mármore. 203 cm altura.
Disponível em: <http://beauarte.no.sapo.pt/escultura.htm>. Acesso em: 20 mar. 2014.
NOLDE, Emil. Conversa (com sombras).Aquarela sobre papel japonês. 24,5 X 16,8cm
Disponível em: <http://www.the-athenaeum.org/art/detail.php?ID=125740>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MATISSE, Henry. Ícarus, 1947. Colage . 41.9 x 26 cm. Metropolitan. Nova York.
Disponível em: <http://www.metmuseum.org/collections/search-the-collections/337069>. Acesso em: 20 mar. 2014.
MALFATI, Anita. O homem de sete cores, 1915-16. Carvão e pastel s/ papel. 60,7x45cm. Col. Roberto Pinto de Souza, SP. Disponível em: <http://obrasanitamalfatti.wordpress.com/>. Acesso em: 20 mar. 2014.
2 - De posse das imagens, cada grupo deverá discutir o significado delas. O que estas imagens têm a dizer sobre o corpo? Chame a atenção do grupo de Frida Kahlo para o fato de que é um autorretrato. Como a artista se vê ali? Por quê? Nos demais artistas, o que importava? A representação do corpo simplesmente? Por que aquelas formas, aquelas cores?
3 - Proponha que eles registrem pelo menos cinco percepções diferentes sobre as imagens.
4 - Em seguida, os grupos deverão fazer uma breve pesquisa sobre os autores e as respectivas obras: cada aluno fará, individualmente, a sua pesquisa em casa, trazendo os resultados para a próxima aula.
5 - Na aula seguinte, ajude-os a organizar as informações que serão apresentadas à turma.
6 - Para concluir, proponha que cada grupo realize uma colagem a partir de jornais, na qual estejam representadas suas percepções sobre o artista e a obra, utilizando apenas palavras.
7 - As colagens deverão ser feitas a partir da imagem trabalhada inicialmente, formando, ao seu redor, uma moldura de palavras. Atenção para a composição desta moldura: as palavras deverão preencher o espaço de forma retilínea!
8 - Cada grupo apresentará para turma os resultados de seu trabalho.
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
¿Qué es la X Solidaria?
La X Solidaria es una equis que ayuda a las personas más vulnerables. Podrás marcarla cuando hagas la declaración de la renta. Es la casilla que se denomina “Fines Sociales”. Nosotros preferimos llamarla X Solidaria:
- porque al marcarla haces que se destine un 0,7% de tus impuestos a programas sociales que realizan las ONG.
- porque se benefician los colectivos más desfavorecidos, sin ningún coste económico para ti.
- porque NO marcarla es tomar una actitud pasiva, y dejar que sea el Estado quien decida el destino de esa parte de tus impuestos.
- porque marcándola te conviertes en contribuyente activo solidario.
Disponível em: http://xsolidaria.org. Acesso em: 20 fev. 2012 (adaptado).
As ações solidárias contribuem para o enfrentamento de problemas sociais. No texto, a ação solidária ocorre quando o contribuinte