(UNESP) Um paralelepípedo reto-retângulo foi dividido em dois prismas por um plano que contém as diagonais de duas faces opostas, como indica a figura.
Comparando-se o total de tinta necessária para pintar as faces externas do paralelepípedo antes da divisão com o total necessário para pintar as faces externas dos dois prismas obtidos após a divisão, houve um aumento aproximado de:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Tem algumas brincadeiras que nunca saem de moda e passam de geração para geração. Isso quer dizer que os avós brincaram, depois os pais, e hoje os filhos ainda se divertem com as mesmas brincadeiras.
A) Escreva duas brincadeiras antigas que as crianças de hoje ainda gostam de praticar.
B) As brincadeiras mudaram muito nos últimos anos. O que teria provocado essas mudanças?
C) Antigamente as crianças costumavam brincar na rua. E hoje, onde e como as crianças costumam brincar?
- Geografia | 3. Física
O Pantanal, sob os aspectos geológico e geomorfológico, corresponde a
- Física | 2.6 Hidrostática
Considere um corpo sólido de volume V. Ao flutuar em água, o volume de sua parte submersa é igual a ; quando colocado em óleo, esse volume passa a valer .
Com base nessas informações, conclui-se que a razão entre a densidade do óleo e a da água corresponde a:
- Biologia
Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e consequentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enquadramento nas categorias taxonômicas.
Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Em uma das cenas do filme A era do gelo III (Fox Filmes, EUA, 2009), dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, uma doninha é engolida inteira por um dinossauro e, na sequência, é cuspida e sai viva das entranhas do grande réptil, sendo recebida pelos seus amigos de aventura: um mamute, um tigre-dentes-de-sabre, dentre outros.
Por se tratar de obra ficcional, todas as situações são permitidas. Contudo, a professora de biologia explorou esse trecho do filme para perguntar aos alunos o que, do ponto de vista biológico, não se apresentava correto.
Pedrinho respondeu que os répteis, mesmo os atuais, não são predadores de mamíferos, e, sim, o inverso.
Marcos respondeu que répteis e mamíferos não vivem no mesmo habitat, razão pela qual não podem fazer parte de uma mesma cadeia alimentar.
Mônica disse ser improvável que mamíferos carnívoros, como os tigres, estabeleçam relações harmônicas com mamíferos herbívoros e de menor tamanho, como as doninhas. Jonas respondeu que a cena apresenta espécies que se extinguiram em diferentes épocas no passado.
Paula alegou que nenhum mamífero existia à época dos dinossauros.
Sérgio alegou que os mamutes são os ancestrais dos elefantes e que viveram na África antes das grandes glaciações; portanto não faziam parte da fauna da era do gelo.
Apresentaram respostas corretas