O Cap R. Gomes é um autêntico “canga”, isto é, um militar que não apenas coopera com os membros de sua equipe, mas estimula superiores, pares e subordinados ao bom cumprimento das missões. Em particular, ele incentiva um grupo de militares a melhorar o desempenho na corrida. Para tal, criou um programa de treinamento em que é preciso correr exatamente 576 Km no total, começando com 26 Km na primeira semana e, a partir da segunda, acrescentando exatos 4 Km a cada semana, ou seja, cada integrante do grupo deve correr exatamente 26 Km na 1ª semana, 30 Km na 2ª semana, 34 Km na 3ª semana e assim sucessivamente.
Após quantas semanas a meta de 576 Km será atingida?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a tirinha a seguir.
ZIRALDO, A. As melhores tiradas do Menino Maluquinho. São Paulo: Melhoramentos, 2005, p.25.
O que torna esse texto engraçado é o fato de
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico mostra a expansão de base de assinantes de telefonia celular no Brasil, em milhões de unidades,no período de 2006 a 2011.
Disponível em: www.guiadocelular.com. Acesso em: 1 ago. 2012.
De acordo com o gráfico,a taxa de crescimento do número de aparelhos celulares no Brasil,de 2007 para 2011, foi de:
- História | 6. Idade Contemporânea
[1] Uma entrevistadora cubana, em Miami, deu uma
verdadeira prensa no ator porto-riquenho Benício del Toro ao
entrevistá-lo durante o lançamento do filme Che. Ela
[4] cobrava e acusava-o de ter feito um filme a favor de Che. O
filme é mesmo a favor, romantiza de novo o personagem,
fundindo o revolucionário, o mártir, o santo. Certas feridas
[7] e ideologias são recidivas. Pareciam estar conversando em
1960. No entanto, 50 anos se passaram. De lá para cá, houve
o desmascaramento de Stalin por Krushev; daí a pouco
[10] acabou a União Soviética, o Muro de Berlim ruiu, a Guerra
Fria ficou congelada, a China virou neocapitalista sem deixar
de ser “velhassocialista”, os EUA se afundaram em uma
[13] crise humilhante, os ditadores militares latino-americanos
saíram de moda e foram substituídos por aqueles que eles
perseguiam, enfim, vieram os terroristas, os homens e as
[16] mulheres-bombas no Oriente Médio, a AIDS, a Internet, e
dizem que o mundo vai acabar daqui a pouco, não pela
bomba atômica, mas em um desastre ecológico irreversível.
Affonso Romano de Sant’Ana. Que fazer de Che Guevara? In: Correio Braziliense, 8/2/2009, Caderno C, p. 6 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência e considerando a multiplicidade de conhecimentos que ele suscita, julgue o item.
Em geral, as ditaduras latino-americanas, às quais o texto alude, surgiram em contexto de extremismo ideológico próprio da Guerra Fria, expandiram-se entre os anos 60 e 70 e entraram em franco declínio na década seguinte, em meio à crise econômica que elevou drasticamente os índices inflacionários e o peso da dívida externa.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Leia o texto a seguir. Ao longo dos “oitocentos” o mundo assistiu ao desenrolar de um processo que, iniciado no século XVIII na Inglaterra, difundia-se agora por boa parte da Europa Ocidental, Estados Unidos e Japão, a Revolução Industrial. [...] O crescimento dessas nações vinculava-se obrigatoriamente à sua capacidade de influenciar e dominar economicamente outras regiões do mundo, já que seus parques industriais emergentes necessitavam de novas fontes de matérias-primas, um “exército” de mão de obra abundante e barato, além de um mercado consumidor cada vez mais amplo. A partir de então, desenhou-se uma intensa disputa entre tais potências pelo controle de territórios que, colonizados, cumpririam a tarefa de lhes fornecer o necessário ao funcionamento de suas máquinas. Começava, assim, uma “nova onda colonizadora” no mundo, o Imperialismo. Em linhas gerais, as regiões afetadas por essa “corrida imperialista” encontravam-se localizadas na Ásia, América Latina e, destacadamente, na África. Disponível em: <http://educacao.globo.com/historia/assunto/liberalismo-no-ocidente/segunda-
revolucao-industrial-e-imperialismo.html>. Acesso em: 14 fev. 2018. Adaptado.
A interpretação do texto permite concluir que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto I
O trabalho infantil no Brasil ainda é um grande problema social. Milhares de crianças ainda deixam de ir à escola e de ter seus direitos preservados, e trabalham desde a mais tenra idade na lavoura, campo, fábrica ou casas de família, em regime de exploração, quase de escravidão, já que muitos deles não chegam a receber remuneração alguma. Hoje em dia, em torno de 4,8 milhões de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos estão trabalhando no Brasil, segundo PNAD 2007. Desse total, 1,2 milhão estão na faixa entre 5 e 13 anos.
Apesar de no Brasil, o trabalho infantil ser considerado ilegal para crianças e adolescentes entre 5 e 13 anos, a realidade continua sendo outra. Para adolescentes entre 14 e 15 anos, o trabalho é legal desde que na condição de aprendiz.
Disponível em: <http://br.guiainfantil.com/direitos-das-criancas/450-trabalho-infantil-no-brasil.html>.
Acesso em: 12 jan. 2015. Adaptado.
Texto II
O trabalho na vida da criança faz com que ela tenha noção de valores e pode torná-la mais produtiva na sua fase adulta. A proibição do trabalho infantil é uma ideia idiota. O trabalho educa, dignifica e dá à criança que não teve a chance de estudar uma oportunidade de ser alguém na vida. Não há nenhuma razão para proibir o trabalho infantil, quando a criança deseja. Ela não será prejudicada se gostar de seu trabalho ou mesmo se trabalhar para ganhar dinheiro ou para ter experiência.
Portanto, quando o estado proíbe o trabalho infantil, ele não está protegendo a criança. A proibição do trabalho infantil geralmente está ligada à educação obrigatória. É apenas um meio de o estado aumentar o número de alunos na escola.
Disponível em: <http://midiainversa.org/uma-defesa-moral-ao-trabalho-infantil/>. Acesso em: 12 jan. 2015. Adaptado.
No trecho do texto II, “O trabalho na vida da criança faz com que ela tenha noção de valores, pode torná- la mais produtiva na sua fase adulta ou mesmo fazer dela uma empreendedora.” o termo destacado refere-se à palavra