(UECE) Se a soma dos ângulos de todas as faces de uma pirâmide (incluindo a base) é 3.600 graus, então, a base da pirâmide é um polígono com:
Questões relacionadas
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(PUC-RJ) Uma onda progressiva senoidal, propagando-se em uma corda, tem um comprimento de onda de 2,0 m e uma frequência de 20 Hz. Calcule, em m/s a velocidade de propagação dessa onda
- Química | 1.1 Introdução à Química
(FG 2018) Um sistema pode ser constituído por uma substância pura ou por uma mistura de substâncias, caracterizadas por exibir faixas de temperatura de fusão e de ebulição, dentre outras propriedades.Ao se analisar um sistema formado por gelo, água no estado líquido, um pequeno fragmento de granito, formado por quartzo feldspato, mica, sal e açúcar dissolvidos, pode-se corretamente afirmar:
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(ENEM 2012 2ª APLICAÇÃO) Chuveiros elétricos possuem uma chave para regulagem da temperatura verão/inverno e para desligar o chuveiro. Além disso, é possível regular a temperatura da água, abrindo ou fechando o registro. Abrindo, diminui-se a temperatura e fechando, aumenta-se.
Aumentando-se o fluxo da água há uma redução na sua temperatura, pois
- Língua Portuguesa
Curupira
Na teogonia* tupi, o anhangá, gênio andante, espírito andejo ou vagabundo, destinava-se a proteger a caça do campo. Era imaginado, segundo a tradição colhida pelo Dr. Couto de Magalhães, sob a figura de um veado branco, com olhos de fogo.
Todo aquele que perseguisse um animal que estivesse amamentando corria o risco de ver Anhangá e a visão determinava logo a febre e, às vezes, a loucura. O caapora é o mesmo tipo mítico encontrado nas regiões central e meridional e aí representado por um homem enorme coberto de pelos negros por todo o rosto e por todo o corpo, ao qual se confiou a proteção da caça do mato. Tristonho e taciturno, anda sempre montado em um porco de grandes dimensões, dando de quando em vez um grito para impelir a vara. Quem o encontra adquire logo a certeza de ficar infeliz e de ser mal sucedido em tudo que intentar. Dele se originaram as expressões portuguesas caipora e caiporismo, como sinônimo de má sorte, infelicidade, desdita nos negócios. Bilac assim o descreve: “Companheiro do curupira, ou sua duplicata, é o Caapora, ora gigante, ora anão, montado num caititu, e cavalgando à frente de varas de porcos do mato, fumando cachimbo ou cigarro, pedindo fogo aos viajores; à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho”.
Ambos representam um só mito com diferente configuração e a mesma identidade com o curupira e o jurupari, numes que guardam a floresta. Todos convergem mais ou menos para o mesmo fim, sendo que o curupira é representado na região setentrional por um “pequeno tapuio” com os pés voltados para trás e sem os orifícios necessários para as secreções indispensáveis à vida, pelo que a gente do Pará diz que ele é músico. O Curupira ou Currupira, como é chamado no sul, aliás erroneamente, figura em uma infinidade de lendas tanto no norte como no sul do Brasil. No Pará, quando se viaja pelos rios e se ouve alguma pancada longínqua no meio dos bosques, “os romeiros dizem que é o Curupira que está batendo nas sapupemas, a ver se as árvores estão suficientemente fortes para sofrerem a ação de alguma tempestade que está próxima. A função do Curupira é proteger as florestas. Todo aquele que derriba, ou por qualquer modo estraga inutilmente as árvores, é punido por ele com a pena de errar tempos imensos pelos bosques, sem poder atinar com o caminho de casa, ou meio algum de chegar até os seus”. Como se vê, qualquer desses tipos é a manifestação de um só mito em regiões e circunstâncias diferentes.
(O Brasil no folclore, 1970.)
(*) Teogonia, s.f.: 1. Filos. Doutrina mística relativa ao nascimento dos deuses, e que frequentemente se relaciona com a formação do mundo. 2.Conjunto de divindades cujo culto forma o sistema religioso dum povo politeísta. (Dicionário Aurélio Eletrônico – Século XXI). [...] à frente dele voam os vaga-lumes, seus batedores, alumiando o caminho.
Eliminando-se o aposto, a frase em destaque apresentará, de acordo com a norma-padrão, a seguinte forma:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
OS NEGÓCIOS BILIONÁRIOS DA SAGA STAR WARS
O pesquisador americano Chris Taylor analisa o fenômeno que já faturou US$ 42 bilhões em quase quatro décadas (...) A estimativa que fiz há dois anos é que se faturou algo em torno de US$ 42 bilhões. E isso obviamente aumentou. Somente esse ano é provável que se arrecade algo em torno de US$ 3 bilhões em bilheteria, e principalmente merchandising. Dos US$ 42 bilhões a que me referi, US$ 32 bilhões são de merchandising, que é como a Lucas Film e a Disney (estúdio) fazem de fato dinheiro. Para efeito de comparação, a série James Bond, que tem muito mais filmes, e Harry Potter não arrecadaram US$ 10 bilhões cada uma, incluindo bilheteria e licenciamento de marcas para produtos.Disponível em:
. Acesso em: 02 jan. 2016. Star Wars, como declara o texto, é um produto de entretenimento bastante lucrativo. Apesar de ser uma franquia originada no cinema, seu principal lucro não vem da renda dos filmes, como identifica a reportagem, mas do merchandising.Star Wars e outras franquias tiram grande parte de seu lucro de bonecos, actions figures, cadernos, camisetas, porta-copos, enfim, de uma variedade de produtos, que vendem por possuírem em si a representatividade da marca.
Tais dados evidenciam o conceito sociológico de