Observe a figura.
O processo ilustrado, ocorrido em um ambiente de clima quente e seco e com terrenos arenosos, corresponde
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?
Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.
Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?
Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.
Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado).
Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Em vários países, a criança é protegida da exploração de seu trabalho por meio de leis, portanto, as atividades infantis devem ser
- História | 4.2 Baixa Idade Média
Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: "Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas", como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.
FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004
A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia a seguir trechos da biografia de Steve Jobs. "Eu ainda não sabia que dar uma longa caminhada era a sua forma preferida de ter uma conversa séria", disse o escritor Walter Isaacson. [...] A saga de Steve Jobs é o mito de criação da revolução digital em grande escala: o início de um negócio na garagem de seus pais e sua transformação na empresa mais valiosa do mundo. Embora não tenha inventado muitas coisas de cabo a rabo, Jobs era um mestre em combinar ideias, arte e tecnologia de uma maneira que por várias vezes inventou o futuro. Ele projetou o Mac depois de apreciar o poder das interfaces gráficas de uma forma que a Xerox não foi capaz de fazer, e criou o iPod depois de compreender a alegria de ter mil músicas em seu bolso de uma forma que a Sony, que tinha todos os ativos e a herança, jamais conseguiu fazer. Alguns líderes promovem inovações porque têm uma boa visão de conjunto. Outros o fazem dominando os detalhes. Jobs fez ambas as coisas, incansavelmente. Em consequência, revolucionou seis indústrias: computadores pessoais, filmes de animação, música, telefones, tablets e publicação digital. Pode-se até adicionar uma sétima: lojas de varejo, que Jobs não chegou a revolucionar, mas repensou. Ao longo do caminho, ele não só produziu produtos transformadores, mas também, em sua segunda tentativa, uma empresa duradoura, dotada de seu DNA, que está cheia de designers criativos e engenheiros ousados que podem levar adiante sua visão. Jobs tornou-se assim o maior executivo de nossa época, aquele que com maior certeza será lembrado daqui a um século. A história vai colocá-lo no panteão, bem ao lado de Edison e Ford. Mais do que ninguém de seu tempo, ele fez produtos que eram completamente inovadores, combinando o poder da poesia com processadores. Com uma ferocidade que poderia tornar o trabalho com ele tão perturbador quanto inspirador, também construiu o que se tornou, ao menos por um período do mês passado, a empresa mais valiosa do mundo. E foi capaz de infundir nela a sensibilidade para o design, o perfeccionismo e a imaginação que fizeram da Apple, com toda probabilidade, mesmo em décadas futuras, a empresa que melhor prospera na intersecção entre arte e tecnologia. Disponível em: <http://noticias.band.uol.com.br/tecnologia/noticia/?id=100000460675>. Acesso em: 20 out. 2014. (Fragmento)
Enunciado:
Na maior parte do texto, os verbos indicam ações praticadas pelo sujeito.
No trecho “aquele que com maior certeza será lembrado daqui a um século”, o que a forma verbal lembrado expressa?
- Química | A. Modelos Atômicos
(CPS) O texto seguinte brinca com dois conceitos químicos:
- Por que tomar água no meio da aula prejudica o aprendizado?
Resposta: Porque ela diminui a concentração.
Um nêutron entra num bar e pergunta:
– Qual o valor da bebida?
O garçom responde:
– Pra você? É zero!
No segundo exemplo, o valor da bebida faz analogia: