Observe a figura.
O processo ilustrado, ocorrido em um ambiente de clima quente e seco e com terrenos arenosos, corresponde
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNEAL) Um automóvel com massa de 8,0.10²kg desloca-se com velocidade constante de 36,0 km/h sobre uma pista plana, horizontal. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade local, 10 m/s², e admitindo-se que as forças de resistência ao movimento são constantes e iguais a 55% do peso do veículo, a potência desenvolvida pelo motor do automóvel é igual, em kW, a
- Ciências - Fundamental | 05. Vírus e Viroses
O famoso físico inglês Stephen Hawking botou mais lenha na fogueira ao afirmar, em um artigo chamado “Life in the Universe” (“Vida no Universo”), que considera os vírus como seres vivos – os de computador, inclusive: “Esses vírus são programas que fazem cópias de si mesmos na memória da máquina e se transferem para outros computadores. Como os vírus biológicos, eles contêm apenas instruções, ou ‘genes’, e reprogramam o computador, ou ‘célula’. Assim, acredito que sejam uma forma de vida”. Maluquice? Pode até ser, mas já há biólogos que concordam com ele.
Disponível em: <mundoestranho.abril.com.br/materia/o-que-e-um-ser-vivo>. Acesso em: 17 jan. 2015.
Os vírus de computador são comparados aos vírus biológicos por possuírem algumas características semelhantes. Assinale a alternativa que indique corretamente uma dessas semelhanças.
- História | 6.08 Imperialismo
A colonização são milhões de seres humanos “a quem inculcaram sabiamente o medo, o complexo de inferioridade, o tremor, a genuflexão, o desespero, o servilismo”, como denunciou Aimé Césaire. Esta violência, com múltiplos matizes, procurou reduzir o outro colonizado a um ser inferior que habita uma zona de não-ser, um ser com potencial para ser humano, se convertido e domesticado, pela educação e pelo trabalho, virtudes civilizadoras eurocêntricas.
Disponível em: https://journals.openedition.org. Acesso em: 19 jun. 2020 (adaptado). VOT2020.
O artigo apresenta elementos que, servindo de respaldo ideológico, foram utilizados pelos europeus, no século XIX, para justificar a
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UERN) Na noite do réveillon de 2013, Lucas estava usando uma camisa com o ano estampado na mesma. Ao visualizá-la através da imagem refletida em um espelho plano, o número do ano em questão observado por Lucas se apresentava da seguinte forma
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(UFG) A figura a seguir representa um dispositivo óptico constituído por um laser, um espelho fixo, um espelho giratório e um detector. A distância entre o laser e o detector é d = 1,0 m, entre o laser e o espelho fixo é h = √3 m e entre os espelhos fixo e giratório é D = 2,0 m.
Sabendo-se que α = 45° o valor do ângulo β para que o feixe de laser chegue ao detector é: