Com o tempo, a questão sanitária foi abordada de forma conectada com a saúde humana e a possível transmissão de doenças. No entanto, atualmente, deve-se relacioná-la a questões ambientais e preocupação com a escassez dos recursos naturais.
Marque o item que não apresenta relação entre questões sanitárias e degradação ambiental.
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
Alexandria começou a ser construída em 332 a.C., por Alexandre, o Grande, e, em poucos anos, tornou-se um polo de estudos sobre matemática, filosofia e ciência gregas. Meio século mais tarde, Ptolomeu II ergueu uma enorme biblioteca e um museu − que funcionou como centro de pesquisa. A biblioteca reuniu entre 200 mil e 500 mil papiros e, com o museu, transformou a cidade no maior núcleo intelectual da época, especialmente entre os anos 290 e 88 a.C. A partir de então, sofreu sucessivos ataques de romanos, cristãos e árabes, o que resultou na destruição ou perda de quase todo o seu acervo.
RIBEIRO, F. FIlósofa e mártir. Aventuras na história.
São Paulo: Abril. ed. 81, abr. 2010 (adapatado).A biblioteca de Alexandria exerceu durante certo tempo um papel fundamental para a produção do conhecimento e memória das civilizações antigas, porque
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
(FUVEST) Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que
- A representa a energia captada pelos produtores;
- B representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos;
- C representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos.
A relação entre A, B e C na biosfera está representada em:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
O estudo das propriedades coligativas das soluções permite-nos prever as alterações nas propriedades de seu solvente.
A respeito das propriedades coligativas, assinale a alternativa correta.
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Gregório de Matos definiu, no século XVII, o amor e a sensualidade carnal.
O Amor é finalmente um embaraço de pernas, união de barrigas, um breve tremor de artérias.
Uma confusão de bocas, uma batalha de veias, um rebuliço de ancas, quem diz outra coisa é besta.
VAINFAS, R. Brasil de todos os pecados. Revista de História. Ano1. n°1. Rio de Janeiro:Biblioteca Nacional. nov. 2003.
Vilhena descreveu ao seu amigo Filopono, no século XVIII, a sensualidade nas ruas de Salvador.
Causa essencial de muitas moléstias nesta cidade é a desordenada paixão sensual que atropela e relaxa o rigor da Justiça, as leis divinas, eclesiásticas, civis e criminais. Logo que anoitece, entulham as ruas libidinosos, vadios e ociosos de um e outro sexo. Vagam pelas ruas e, sem pejo, fazem gala da sua torpeza.
VILHENA. L.S. A Bahia no século XVIII. Coleção Baiana. v.1. Salvador: Itapuã, 1969 (adaptado).
A sensualidade foi assunto recorrente no Brasil colonial. Opiniões se dividiam quando o tema afrontava diretamente os “bons costumes”. Nesse contexto, contribuía para explicar essas divergências
- Física | 7.2 Quântica
(UFSM) O fenômeno físico responsável pelo funcionamento dos sensores CCD presentes nas primeiras e em muitas das atuais câmeras digitais, é similar ao efeito fotoelétrico. Ao incidirem sobre um cristal de silício, os fótons transferem a sua energia aos elétrons que se encontram na banda de valência, que são "promovidos" para os níveis de energia que se encontram na banda de condução. O excesso de carga transferido para a banda de condução é então drenado por um potencial elétrico aplicado sobre o dispositivo, produzindo um sinal proporcional à intensidade da luz incidente.
A energia transferida aos elétrons pelos fótons, nesse processo, é proporcional à _______________da radiação incidente. Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.