A Família Real Portuguesa, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte, trouxe para o Brasil uma corte parasitária, composta por 15.000 pessoas. Para custeá-la, as despesas com o serviço público aumentaram e o governo, para compensar, criou novos impostos, o que gerou protestos organizados e um movimento armado de grandes proporções.
Tal movimento foi a
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
“É incontestável que os canudinhos plásticos estão longe de ser o principal problema quando o assunto é poluição por plásticos. Mas você já parou para pensar para onde vai o canudo plástico depois que termina sua bebida? Cinco minutos na sua boca, quase 500 anos no oceano. É essa a relação usada por ambientalistas para comparar a relação entre o uso e a degradação do material no meio ambiente”.
Disponível em: < https://www.folhape.com.br/noticias/noticias/meio-ambiente/2018/08/18/NWS,78357,70,645,NOTICIAS,2190-MAR-PLASTICO-AMEACA-VIDA-MARINHA.aspx>. Acesso em: 07 jan. 2019.
Disponível em: <https://www.almanaquesos.com/ideia-sugere-proibir-canudinho-plastico-em-todo-pais-em-prol-da-natureza/>. Acesso em: 07 jan. 2019.
Dentre as ações que podem diminuir a geração de resíduos plásticos podemos destacar:
- Biologia
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações a seguir, referentes a animais marinhos.
( ) Os camarões apresentam exoesqueleto quitinoso.
( ) Dos ovos das lulas, nascem larvas que sofrem mudas até atingirem a fase adulta.
( ) Os peixes cartilaginosos apresentam bexiga natatória.
( ) Nos mexilhões, as partículas alimentares penetram no manto por meio do sifão inalante.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Literatura | 4. Produção Imperial
Leia o texto para responder à questão.
Não sei que jornal, há algum tempo, noticiou que a polícia ia tomar sob a sua proteção as crianças que aí vivem, às dezenas, exploradas por meia dúzia de bandidos. Quando li a notícia, rejubilei. Porque, há longo tempo, desde que comecei a escrever, venho repisando este assunto, pedindo piedade para essas crianças e cadeia para esses patifes.
Mas os dias correram. As providências anunciadas não vieram. Parece que a piedade policial não se estende às crianças, e que a cadeia não foi feita para dar agasalho aos que prostituem corpos de sete a oito anos... E a cidade, à noite, continua a encher-se de bandos de meninas, que vagam de teatro em teatro e de hotel em hotel, vendendo flores e aprendendo a vender beijos.
Anteontem, por horas mortas, quando saía de um teatro na rua central da cidade, vi sentada uma menina, a uma soleira de porta. Ao lado, a sua cesta de flores murchas estava atirada sobre a calçada.
Pediu-me dez tostões, chorando. Perdera toda a féria. Só conseguira obter, ao cabo de toda uma tarde de caminhadas e de pena, esses dez tostões — perdidos ou furtados. E pelos seus olhos molhados passava o terror das bordoadas que a esperavam em casa...
Fiquei parado, longo tempo, a olhá-la. O seu vulto fugia já, pequenino, quase invisível na escuridão. Ainda de longe o vi, fracamente alumiado por um lampião, sumir-se, dobrando uma esquina. Segui o meu caminho, com a morte na alma.
Ora — nestes tempos singulares em que a gente já se habituou a ouvir sem espanto coisas capazes de horrorizar a alma de Deiber —, é possível que alguém, encolhendo os ombros diante disto, me pergunte o que é que eu tenho com a vida das crianças que vendem flores e são amassadas a sopapos, quando não levam para casa uma certa e determinada quantia.
Tenho tudo, amigos meus! Não penseis que me iluda sobre a eficácia das providências que possa a polícia tomar, a fim de salvar das pancadas o corpo e da devassidão a alma de qualquer dessas meninas. Bem sei que, enquanto o mundo for mundo e enquanto houver meninas — proteja-as ou não as proteja a polícia —, haverá pais que as esbordoem, mães que as vendam, cadelas que as industriem, cães que as deflorem!
(Olavo Bilac [Gazeta de Notícias, 14.08.1894]. www.consciencia.org. Adaptado.)
A estrutura do texto mescla elementos dissertativos, a propósito da prostituição infantil, com uma parte propriamente narrativa que focaliza certos fatos vividos diretamente pelo narrador, da qual é exemplo o trecho:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e faça o que se pede na questão.
DIFERENCIE os tipos de criação de gado: em pastos abertos e em confinamento
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o trecho a seguir.
Não se deve, entretanto, acreditar que a simples justaposição do direito [...] constitua uma perfeita libertação [...]. Uma senhora importante e bem pensante fez recentemente um inquérito entre as operárias das fábricas Renault; afirma que preferem ficar em casa a trabalhar na fábrica. Sem dúvida, pois elas só conseguem a independência econômica no meio de uma classe economicamente oprimida; e por outro lado as tarefas realizadas na fábrica não as dispensam dos cuidados do lar. Na hora atual [...] em sua maioria as mulheres que trabalham não se evadem do mundo feminino tradicional; não recebem da sociedade, nem do marido, a ajuda que lhes seria necessária para se tornarem concretamente iguais aos homens.
BEAUVOIR, Simone de. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 450.
Com base no texto e em seus conhecimentos, é possível dizer que entre as conquistas feministas do início do século XX estão