Um observador analisou o movimento circular uniforme de uma partícula P ao longo de uma circunferência de raio igual a 3 m e velocidade escalar linear igual a . Ele fez o desenho abaixo indicando a posição da partícula, no instante de observação
, que se desloca no sentido anti-horário da circunferência. Ele também traçou um eixo X ao longo do diâmetro com a sua origem no centro da circunferência. Esse observador pode afirmar que a função horária que descreve a posição da projeção da partícula P ao longo do eixo X, no SI, é dado por:
Dado: Considere, no desenho, a velocidade da partícula em
Desenho Ilustrativo – Fora de Escala
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 05. A Constituição dos Seres Vivos
Texto base: Durante uma excursão didática ao campo, vários estudantes observaram exemplares de alguns animais e, baseando-se apenas em uma característica, separaram os espécimes em três grupos conforme a tabela a seguir.
Enunciado:
Após analisar os grupos de classificação o professor concluiu que a principal característica utilizada para montar a tabela foi
- Biologia | A. Digestão
Órgão humano, localizado na cavidade abdominopélvica, responsável pela secreção de um hormônio diretamente relacionado à absorção de carboidratos pelas células. Atua também no sistema digestório, realizando a secreção de suco digestivo responsável pela degradação da maioria das moléculas dos alimentos, como carboidratos, proteínas, gorduras e ácidos nucleicos. O órgão descrito é o:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Write sentences reporting what the people said:
(A) Narrator 1 said: “The story takes place in a romantic city of Verona.”
_________________________________________________________________________________
(B) Narrator 2 said: “Romeo went up to her to give some smooth chat.”
_________________________________________________________________________________
(C) Juliet said: ”I will not let him see.”
_________________________________________________________________________________
(D) Juliet said: ”Romeu, you’ve got some cheek.”
_________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
É MENINA
[1] É menina, que coisa mais fofa, parece com o pai, parece com a mãe, parece um joelho, upa,
upa, não chora, isso é choro de fome, isso é choro de sono, isso é choro de chata, choro de
menina, igualzinha à mãe, achou, sumiu, achou, não faz pirraça, coitada, tem que deixar chorar,
vocês fazem tudo o que ela quer, isso vai crescer mimada, eu queria essa vida pra mim, dormir
[5] e mamar, aproveita enquanto ela ainda não engatinha, isso daí quando começa a andar é um
inferno, daqui a pouco começa a falar, daí não para mais, ela precisa é de um irmão, foi só falar,
olha só quem vai ganhar um irmãozinho, tomara que seja menino pra formar um casal, ela tá até
mais quieta depois que ele nasceu, parece que ela cuida dele, esses dois vão ser inseparáveis,
ela deve morrer de ciúmes, ele já nasceu falante, menino é outra coisa, desde que ele nasceu
[10] parece que ela cresceu, já tá uma menina, quando é que vai pra creche, ela não larga dessa
boneca por nada, já podia ser mãe, já sabe escrever o nomezinho, quantos dedos têm aqui,
qual é a sua princesa da Disney preferida, quem você prefere, o papai ou a mamãe, quem é
o seu namoradinho, quem é o seu príncipe da Disney preferido, já se maquia nessa idade, é
apaixonada pelo pai, cadê o Ken, daqui a pouco vira mocinha, eu te peguei no colo, só falta ficar
[15] mais alta que eu, finalmente largou a boneca, já tava na hora, agora deve tá pensando besteira,
soube que virou mocinha, ganhou corpo, tenho uma dieta boa pra você, a dieta do ovo, a dieta
do tipo sanguíneo, a dieta da água gelada, essa barriga só resolve com cinta, que corpão, essa
menina é um perigo, vai ter que voltar antes de meia-noite, o seu irmão é diferente, menino é
outra coisa, vai pela sombra, não sorri pro porteiro, não sorri pro pedreiro, quem é esse menino,
[20] se o seu pai descobrir, ele te mata, esse menino é filho de quem, cuidado que homem não
presta, não pode dar confiança, não vai pra casa dele, homem gosta é de mulher difícil, tem que
se dar valor, homem é tudo igual, segura esse homem, não fuxica, não mexe nas coisas dele,
tem coisa que é melhor a gente não saber, não pergunta demais que ele te abandona, o que
os olhos não veem o coração não sente, quando é que vão casar, ele tá te enrolando, morar
[25] junto é casar, quando é que vão ter filho, ele tá te enrolando, barriga pontuda deve ser menina,
é menina.
Gregorio Duvivier Folha de São Paulo, 16/09/2013.
A crônica de Gregorio Duvivier é construída em um único parágrafo com uma única frase. Essa frase começa e termina pela mesma expressão: é menina.
Em termos denotativos, a menina, referida no final do texto, pode ser compreendida como:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
Apenas cerca de quinze espécies de formigas tecem
ninhos. Os ninhos de formigas tecelãs são geralmente
construídos com a seda que suas larvas produzem. Na
América do Sul, uma formiga tecelã interessante é a
[5] Camponotus senex. Essa espécie inicia a construção do
ninho ligando folhas próximas, em pontos menos distantes,
com a seda das larvas. Cada indivíduo traz uma larva nas
mandíbulas e usa a seda para ligar diretamente as folhas.
Depois que cada pedaço da parede de seda é formado,
[10] um segundo grupo de operárias vai adicionando na
estrutura partículas pequenas de material animal (como
restos de pupas) ou vegetal (partes de folhas, carpelos,
sementes e gravetos).
As formigas tecelãs têm defesas complexas e bem
[15] elaboradas contra potenciais predadores e competidores,
e podem ser utilizadas para controle biológico de insetos.
Quando uma colônia de C. senex é incomodada, vários
indivíduos batem repetidamente o abdome nas paredes
do ninho e em folhas ou no tronco da árvore. Nas paredes
[20] do ninho, isso é feito simultaneamente por milhares de
formigas, em uma reação em cadeia, o que resulta em um
som semelhante ao que vespas sociais produzem quando
seu ninho é perturbado. Esse comportamento sugere um
caso de mimetismo benéfico para ambas as espécies.
[25] Após uma experiência ruim, os predadores aprendem
a reconhecer o som como um aviso e passam a evitar os
ninhos, tanto de vespas quanto de formigas.
As formigas tecelãs do cerrado. In: Ciência Hoje, v. 32, n.º 188 (com adaptações).
A respeito do texto apresentado e de aspectos relacionados ao assunto nele tratado, julgue o item.
Os carpelos adicionados à estrutura do ninho pelas formigas operárias são característicos de