A mastigação dos alimentos proporciona maior eficiência na digestão humana, uma vez que aumenta a área de contato dos alimentos com os sucos produzidos ao longo de todo o tubo digestório.
O órgão do tubo digestório em que ocorre a digestão da maior variedade de alimentos ingeridos é
Questões relacionadas
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação. Conforme já vimos, as novas condições técnicas deveriam permitir a ampliação do conhecimento do planeta, dos objetos que o formam, das sociedades que o habitam e dos homens em sua realidade intrínseca. Todavia, nas condições atuais, as técnicas da informação são principalmente utilizadas por um punhado de atores em função de seus objetivos particulares (...) aprofundando assim os processos de criação de desigualdades.
(SANTOS, Milton. "Por uma outra globalização". Rio de Janeiro: Record, 2000.)
As redes informacionais criadas pela globalização são criticadas pelo autor por elas agirem no sentido de
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas em que ocorrem etapas do processo de respiração celular. Nesse processo, moléculas orgânicas são transformadas e, juntamente com o O2, são produzidos CO2 e H2O, liberando energia, que é armazenada na célula na forma de ATP.
Na espécie humana, o gameta masculino (espermatozoide) apresenta, em sua peça intermediária, um conjunto de mitocôndrias, cuja função é
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Un estudio revela los hábitos de compra de los niños
Para los niños que crecen con acceso a Internet dentro del hogar, el ciberespacio ha llegado a ser una prolongación de su mundo. Tres de cada 10 niños de 8 a 12 años tienen acceso a Internet desde su casa, y 5 de 6 se conectan para divertirse, comunicarse, realizar trabajos de la escuela y para comprar. Y el promedio de tiempo que pasan online es de 20 minutos al día.
Según los niños, los mejores sitios son aquellos donde:
(A) se pueden hacer cosas divertidas, como juegos, chats, concursos, enviar correos a personajes famosos.
(B) tengan efectos especiales (trailers, animaciones, música, sonidos...)
¿Cómo descubren este tipo de sitios web?
El 78 % dice que los descubren gracias a recomendaciones de sus amigos, el 54 % por la publicidad, un 44 % a través de buscadores, un 28 % por boletines electrónicos, otro 28 % consultando revistas, y un 26 % por links recomendados en otros sitios.
Para muchos niños, investigar productos online forma parte del proceso de compra: La mitad de ellos han chequeado algo online, y más tarde han ido a una tienda física a comprarlo. Para estos niños, hay un número elevado de barreras para comprar online. Entre estas barreras citan el permiso de los padres (56 %), el riesgo de comprar algo sin examinarlo antes (36 %), acceso a tarjetas de crédito (32 %), altos precios (20 %), procedimientos confusos (16 %), y la dificultad de devolver mercancías (14 %).
Uno de cada cuatro, afirma haber comprado algo a través de Internet, principalmente accesorios, ropa, CDs y libros. Para estos niños, las ventajas de comprar online incluyen: bajos precios o negociables, la comodidad, y conseguir mercancías que normalmente no pueden encontrar en tiendas físicas.
http://www.masterdisseny.com/master-net/atrasadas/138.php3
Transforma las frases a seguir modificando las palabras destacadas usando el presente de indicativo.
(A) “Uno de cada cuatro, afirma haber comprado algo a través de Internet,...”
(B) “… realizar trabajos de la escuela y para comprar…”
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir e depois responda à questão.
O GRANDE MÁGICO
Mário Goulart
Às vezes o tio Plácido junta a gente no quarto pra fazer brincadeira.
Uma que a Betinha gosta muito é quando ele fica com a cara séria olhando pra ela e de repente – au! – faz de conta que é um cachorro. Ela morre de rir. Mas eu gosto mais das mágicas.
Um dia ele disse que ia realizar a “grande proeza” de fazer desaparecer tudo o que estava ali: a minha cama, a cama do Doga, o guarda-roupa, a mesa, o videogame, o baú, nosso material escolar (esse a gente bem que gostaria, vi isso na cara do Doga também), mais um monte de coisas e mais a gente junto.
Essa era de doer. O tio Plácido às vezes se atrapalhava com as cartas do baralho. Mas ele jurou que ia fazer aquilo. Era pra gente dar adeus e tudo, mas não era pra se preocupar muito que dali a pouco ele fazia o quarto aparecer de novo.
Então começou.
- Atenção, pessoal, todo mundo fechando os olhos.
A Betinha fechava só um pouquinho e abria em seguida e o tio disse que assim ela atrapalhava a mágica. Mas é que ela não conseguia mesmo, de tão curiosa que ela é. Então amarramos um lenço no rosto dela.
E a mágica começou.
- Atenção, pessoal, todo mundo...
Mas o Doga estava com um olho bem aberto atrás dos dedos e o tio disse que daquele jeito não dava. Aí eu vi que ele estava mesmo falando sério, que podia fazer desaparecer todo o quarto e perguntei se ele não queria fazer desaparecer um amigo meu que eu não gostava muito. Ele disse que podia, mas depois teria que fazer aparecer de novo. Eu disse que já servia. O Doga aproveitou e disse que também queria se livrar dumas pessoas e olhou pra mim. Muito engraçadinho, mas eu achava que ele queria mesmo se livrar de mim. (Principalmente quando eu pensava que ele era extraterrestre.)
Mas o tio disse que queria fazer a mágica de uma vez, antes que ele perdesse a força.
- Todo mundo com os olhos fechados.
A Betinha ia tirar a venda, mas ficou quieta.
O tio fez voz grossa:
- Cataplum, cataplum, ah, que mágico sou eu! Vejam, o quarto desapareceu!
Aí abrimos os olhos, e o que enxergamos? O mesmo quarto, tudinho igual.
O tio tirou o lenço da Betinha, ela olhou para tudo que era lado e também não estava vendo nada diferente.
E o tio lá, bem satisfeito, com os braços cruzados, sorrindo e olhando pra gente.
- Cadê a mágica, tio? – eu perguntei.
- Ué! – ele disse. – Vocês não viram?
A gente olhou de novo e o quarto continuava ali.
- Me digam uma coisa – disse o tio. – Quando vocês fecharam os olhos viram alguma coisa?
- Não – a gente respondeu tudo junto.
- Pois então? Fiz o quarto desaparecer.
Aí a gente quis reclamar, mas achamos melhor rir.
Mário Goulart nasceu no Rio Grande do Sul, na cidade de Uruguaiana. É jornalista e escritor. O grande mágico foi retirado do livro Tio Herói, publicado pela Editora Dimensão. A história, que já foi premiada, traz uma série de contos narrados por um garoto e o seu divertido tio, que tem muitas ideias mirabolantes, como esta que você acabou de ler.
(Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças – ano 23 – nº 219 – Dezembro de 2010)
Por que o tio Plácido insistia que só poderia fazer a mágica se todos estivessem de olhos fechados?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text below and answer the question.
TEXT 1
Strawberry Smoothie
Prep time: 5 minutes
Ingredients:
2 ice cubes
1 cup milk
1/3 cup cottage cheese
2/3 cup frozen strawberries
1½ teaspoon sugar
1 teaspoon vanilla extract
Directions:
Pour all of the ingredients into a blender.
Put the lid on the blender and blend for 45-60 seconds until smooth.
Pour your smoothie into a glass and enjoy.
Serves: 1
Serving size: 1 large glass
Reviewed by: Allison Brinkley, RD, LD/N
Date reviewed: March 2009
Available at: http://kidshealth.org/teen/recipes/recipes/strawberry_smoothie.html. Accessed on May 2nd, 2011.
Strawberry Smoothie is a