(AFA) Considere a região E do plano cartesiano dada por
O volume do sólido gerado, se E efetuar uma rotação de 270º em torno do eixo em unidades de volume, é igual a:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Adjetivo
Texto base: Textos para a questão. FRAGMENTO 1
Cicloviagem à Volta da Chapada Diamantina,
sendo quase que total por terra e single track por Vivi Mar Dia 1 — Dia de retas, terra, pouquíssimo asfalto e muuuito sol.
— Trajeto: Mucugê 3 Guiné 3 Acampamento muquiado na estrada.
— Distância do dia: 50 km.
— Jantar: Preparamos um bacalhau com arroz e azeitonas.
— Tínhamos energia e disposição pra pedalar muito mais, mas resolvemos acampar
desviando um pouco da estrada num local entocado que estava na sombra. Deduzimos quehk
o pôr do sol seria maravilhoso dali. E foi. O sol desceu avermelhado deixando as paredes
rochosas num tom laranja. Um espetáculo à parte.
[...][registros dos 6 dias seguintes da viagem]
Saldo final:
— Pneu furado: Zero (não me lembro de nenhum ter furado, rs, se alguém lembrar me
corrige, rs)
— Bagageiro quebrado: 2
— Gastos com comida em 7 dias de cicloviagem: 87,00
— Gastos com bebidas durante a cicloviagem (suco, coco e breja): 28,00 Disponível em: <www.mochileiros.com/> e em <https://goo.gl/Gtk0t3>.
Acesso em: 5 abr. 2017. FRAGMENTO 2 Chapada Diamantina São dezenas de atrativos naturais que garantem diversão para todas as idades. Veja abaixo os principais atrativos, divididos por cidade. [...] MUCUGÊ Parque Municipal de Mucugê, Projeto Sempre-Viva e Rio Tiburtino Situado no Parque Municipal de Mucugê, o Projeto Sempre-Viva foi criado para proteger essa espécie de planta herbácea ameaçada de extinção. No local, estão expostas diversas flores, com destaque para um buquê coletado em 1999, intacto e que ainda abre e fecha de acordo com o clima. O Parque é considerado a principal atração do município, com opções de turismo pedagógico, cultural e de aventura. Nele é possível conhecer um trecho da Estrada Real, visitar o Museu Vivo do Garimpo e aproveitar o Rio Tiburtino, de acesso rápido e fácil, que oferece rapel e tirolesa. Disponível em: <www.guiachapadadiamantina.com.br/conheca-os-atrativos-mais-visitadose-as-belezas-de-cada-cidade/> e em <https://goo.gl/msKAnb>. Acesso em: 5 abr. 2017.
Enunciado:
A linguagem do fragmento 1 é bastante informal, pois, além de expressões e recursos gráficos que são comuns nas redes sociais, a autora emprega gírias.
Pelo contexto, o adjetivo muquiado, utilizado no início do fragmento 1, poderia ser substituído, sem alteração de significado, por:
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
Durante muito tempo, os fungos foram considerados vegetais, mas hoje são considerados um Reino à parte, pois apresentam um conjunto de características próprias: não sintetizam clorofila, em sua grande maioria não possuem celulose e não armazenam amido como substância de reserva. Com relação aos fungos considere as afirmações a seguir.
I - As leveduras são capazes de fermentar carboidratos e, portanto, são indispensáveis à indústria de bebidas alcoólicas na produção de cerveja, vinho e vodka.
II - Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pacientes imunodeprimidos, como, por exemplo, portadores do vírus HIV.
III - Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos relacionados ao desenvolvimento de câncer hepático em pessoas.
É correto o que se afirma em:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
⎯ E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
⎯ Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.
⎯ E, se me permite, qual é mesmo a sua graça?
⎯ Macabéa.
⎯ Maca ⎯ o quê?
⎯ Bea, foi ela obrigada a completar.
⎯ Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
⎯ Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo ⎯ parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor ⎯ pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
⎯ Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande dívida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
⎯ Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?
Da segunda vez em que se encontraram caía uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
Clarice Lispector, A hora da estrela.
(FUVEST 2006 1ª FASE) Neste excerto, as falas de Olímpico e Macabéa
- Língua Portuguesa | 1.04 Inferência, Dedução ou Conclusão
BUSCATO, M.; SEGADILHA, B.; PEROSA, T. Disponível em: www.revistaepoca.globo.com. Acesso em: 28 fev. 2012.
Em variados momentos de nossa vida, precisamos interpretar as diferentes linguagens dos sistemas de comunicação. O gráfico é um desses sistemas, que, no caso apresentado, indica que as habilidades associadas à inteligência humana variam de acordo com a idade.
Considerando essa informação, constata-se que:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Os gregos antigos tinham uma ideia muito diferente de democracia. Em primeiro lugar, quase não havia eleição. Isso só ocorria excepcionalmente, como na escolha de um comandante militar. Logicamente, o funcionamento da cidade dependia do preenchimento de vários cargos [...], mas a regra era o sorteio: os gregos acreditavam que, sendo todos os cidadãos aptos à participação política, todos podiam e deviam ocupar as magistraturas. [...] Em Atenas, como nas demais cidades democráticas, não havia propriamente um Estado composto por governantes e funcionários. Cada decisão importante era tomada pelo conjunto de cidadãos que participava da Assembléia (ecclesia) [...]. Nesse espaço aberto, os atenienses discutiam seus problemas coletivos e decidiam como administrar a polis: em que aplicar o dinheiro, com quem guerrear ou fazer alianças, quais obras construir etc.
REDE, Marcelo. A Grécia Antiga. São Paulo: Saraiva, 1999. (Que história é essa?). p. 25-6.(Fragmento)
Ao analisar características da democracia grega, o texto evidencia que ela