A partir da segunda metade do século XVIII, a dupla revolução política e econômica moldou a formação do mundo contemporâneo. Em meados do século XIX, as revoluções liberais de 1848 fixaram o domínio da ordem burguesa e abriram caminho para a afirmação do capitalismo como sistema econômico dominante, em escala crescentemente universalizada.
Tendo essas informações como referência inicial, julgue os itens que se seguem, relativos à história contemporânea.
As revoluções liberais burguesas, iniciadas com a independência das treze colônias inglesas da América do Norte e com a Revolução Francesa, puseram fim ao Antigo Regime absolutista.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.08 Figuras de Linguagem
(UERJ) A EDUCAÇÃO PELA SEDA
Vestidos muito justos são vulgares. Revelar formas é vulgar. Toda revelação é de uma vulgaridade abominável.
Os conceitos a vestiram como uma segunda pele, e pode-se adivinhar a norma que lhe rege a vida ao primeiro olhar.
Rosa Amanda Strausz. Mínimo múltiplo comum: contos.
Rio de Janeiro: José Olympio, 1990.
Os conceitos a vestiram como uma segunda pele,
O vocábulo a é comumente utilizado para substituir termos já enunciados. No texto, entretanto, ele tem um uso incomum, já que permite subentender um termo não enunciado.
Esse uso indica um recurso assim denominado:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
O gráfico a seguir, representa a posição de uma massa presa à extremidade de uma mola.
Com base neste gráfico, afirma-se que a velocidade e a força no instante indicado pela linha tracejada são respectivamente:
- História - Fundamental | 03. Reformas Religiosas
Texto base: Leia o texto A história de Galileu Galilei Bom, tudo começou quando ele conheceu um instrumento inventado na Holanda, chamado luneta. Era o ano de 1609, e Galileu decidiu aperfeiçoá-la. Em um ano, ele conseguiu melhorar a capacidade de aumento e aproximação do instrumento em 20 vezes! Nascia ali o telescópio moderno. Na época, acreditava-se que todos os corpos celestes eram esferas perfeitas e imutáveis. Mas com seu instrumento de observação, Galileu conseguiu ver as formas acidentadas da Lua. Ele viu também manchas escuras se movendo na face do Sol, e percebeu que o planeta Vênus tinha fases como a Lua. Suas observações levavam a crer que Nicolau Copérnico estava certo quando disse que a terra girava ao redor do Sol. Por isso, Galileu foi repreendido pela Igreja Católica em 1616. Acatando as ordens da Igreja, Galileu silenciou sobre o tema por sete anos. Logo ele, que declamava suas ideias em alto e bom som em jantares e debates, teve que se calar. Mas não parou de produzir! Galileu pesquisou coisas que afrontassem menos as ideias da Igreja, como colocar os satélites de Júpiter a serviço da navegação para ajudar os marinheiros a calcular a longitude das embarcações no mar. FIGUEIRA, Mara. A história de Galileu Galilei. Ciência Hoje, 11 de ago. 2010. Disponível em <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/a-historia-de-galileu-galilei/>. Acesso em 13 out. 2013. (Fragmento)
Enunciado:
Em sua opinião, como se estabelece a relação entre religião e o avanço da ciência nos dias de hoje? A igreja ainda interfere nos assuntos científicos? Justifique sua resposta, utilizando dois argumentos historicamente corretos.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
A questão se baseia no texto abaixo, que está no blog dos quadrinistas brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá.
Eu tenho vontade de sempre fazer mais do que faço. Experimentar mais, trabalhar mais rápido. Tenho vontade de criar o tempo todo, fico imaginando histórias entre uma conversa e outra, às vezes entre uma frase e outra, e muitas vezes me deixo levar pelas histórias imaginárias que fico elaborando e acabo esquecendo de me concentrar com a realidade, seja ela um momento de trabalho ou um momento de lazer. Tenho vontade de criar tanto que acabo criando pouco. Quando respiro, tiro a cabeça mergulhada nas ideias e olho ao redor, me lembro de que o importante não é fazer tudo, nem muito, nem rápido: o importante é fazer bem feito. Faça com vontade de fazer mais, mas não com vontade de fazer de novo, ou pior ainda, sem vontade nenhuma.
(Disponível em: <http://10paezinhos.blog.uol.com.br/>
Acesso em: 16 abr. 2012.)
Sem alterar o sentido, a vírgula do período “Experimentar mais, trabalhar mais rápido.” poderia ser substituída pela conjunção
- Biologia | 11.5 Sistema Nervoso
Existem drogas lícitas e ilícitas, isto é, legais, (podendo ou não estarem submetidas a algum tipo de restrição) e ilegais, proibidas por lei. Há outra forma de classificar as drogas, por exemplo, a que se baseia nas ações aparentes das drogas sobre o Sistema Nervoso Central (SNC), conforme as modificações observáveis na atividade mental ou no comportamento das pessoas que utilizam essa substância. São elas:
I. drogas depressoras da atividade mental
II. drogas estimulantes da atividade mental
III. drogas perturbadoras da atividade mental
Assinale a alternativa CORRETA quanto ao uso da droga depressora, estimulante e perturbadora, respectivamente, em concentrações que modificam a atividade mental e o comportamento.