O gráfico a seguir, representa a posição de uma massa presa à extremidade de uma mola.
Com base neste gráfico, afirma-se que a velocidade e a força no instante indicado pela linha tracejada são respectivamente:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
El siguiente texto se refiere a la cuestione. Lee y contesta a la pregunta.
¡Hola! ¿Cómo estás?
Me llamo Eduardo y vivo en Alicante. Estoy muy contento porque vas a venir a mi casa y porque tenemos los mismos gustos. A mí también me gusta jugar al tenis y montar en bicicleta. Te mando unas fotos de mi familia y de mi casa. En la primera estoy yo con mi familia: mi hermana mayor, mi padre, mi madre y mis abuelos, que viven con nosotros. Mi abuelo es muy divertido porque cuenta historias fantásticas y le gusta jugar conmigo. Mis padres están poco en casa porque trabajan mucho. A mi madre le gusta nadar todos los días y mi padre juega al fútbol los domingos. Mi hermana es muy simpática. La segunda foto es de mi dormitorio. No es muy grande, pero tengo un ordenador nuevo. Y por último, una foto de mi jardín, que es lo que más me gusta de toda la casa. Es muy grande y tiene piscina. ¿Me puedes enviar fotos de tu familia, de tu casa y de tu colegio, por favor?
¡Hasta pronto! Eduardo.
Disponível em: . Adaptado.
Enunciado:
A Eduardo le gusta:
- Língua Portuguesa | Habilidade 18
(ENEM 2011 2ª APLICAÇÃO) Na sociedade moderna, a maioria das relações humanas é medida e mediada pelo dinheiro. O dinheiro que você tem define onde você mora, o que come, como se veste e se desloca, sua educação e sua saúde. Por isso, ricos e pobres, materialistas e desprendidos, avarentos e perdulários, portadores ou não de cartões de crédito, todos têm de saber lidar com o dinheiro, pois ele permeia todos os aspectos da vida.
Vida simples. Ed. 74, dez. 2008 (adaptado).
O texto trata de um tema relevante para o cotidiano de todas as pessoas: a relação pessoal com o dinheiro. A enumeração apresentada no último período demonstra a
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
MATERIAIS
- Tela para pintura - tamanho pequeno
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Caneta preta para retro-projetor
PROCEDIMENTOS
- O professor vai explicar para as crianças que elas deverão criar formas diferentes utilizando
como suporte o rolo de fita crepe.
- Para fazer os círculos, as crianças deverão usar a caneta preta para retro - projetor. Orientar
as crianças para fazerem os círculos com cuidado pois esta caneta não apaga.
- Instruir as crianças para fazerem círculos de tamanhos diferentes, traçando com o lado
interno e externo do rolo da fita crepe.
Fonte: https://www.messforless.net/wp-content/uploads/2014/08/circle-art.jpg
- Incentive as crianças a fazer os desenhos sobrepondo os círculos. As crianças poderão fazer
quantos círculos quiserem. À medida que são adicionados os círculos, novas formas
diferentes vão surgindo.
- Quando os desenhos estiverem prontos, pedir as crianças para começarem a pintura. Oriente
as crianças para primeiramente preencher as partes menores e somente depois pintar os
círculos.
Fonte: https://www.messforless.net/wp-content/uploads/2014/08/circle-art.jpg
- O professor vai passar algumas orientações sobre como usar a tinta aquarela sobre a tela
para as crianças:
. Adicione a água na tinta e misture até obter a cor.
. Não molhe muito o pincel na água para pintar. Se as tintas estiverem muito finas e
escorrendo, a tinta não irá aderir à tela.
. Se as crianças adicionarem muita água nas aquarelas e pintar na tela, instruir as crianças para
limpar com o papel toalha para retirar o excesso.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante toda a atividade.
Fonte: https://www.messforless.net/wp-content/uploads/2014/08/circle-art.jpg
- Incentive as crianças a usar muitas cores e se elas quiserem, poderão pintar nos espaços
fora dos círculos , formando uma linda e alegre composição.
- Faça uma exposição na escola.
Fonte: https://www.messforless.net/wp-content/uploads/2014/08/circle-art.jpg
CRIANDO COM FORMAS
- Química | 1.8 Cálculos
No trecho “Quando estou com a água, não guardo mágoa. Explodo de emoção”, o autor descreve a maneira altamente energética com que sódio metálico reage com água, conforme equação a seguir:
a Na(s) + b H2O(l)→ c NaOH(aq) + d H2(g)
Na equação balanceada, os valores dos coeficientes estequiométricos a, b, c e d são, respectivamente:
- Física | F. Circuitos Elétricos
Diversos brinquedos são constituídos de pilhas ligadas a um motor elétrico. A figura mostra uma pilha e um motor acoplados, em que ε representa a força eletromotriz (FEM) da pilha, ε’ representa a força contraeletromotriz (FCEM) do motor e r e r’ são resistências internas. Um problema comum que danifica esses brinquedos é o travamento do eixo do motor.
O que ocorre com a FCEM e com a energia fornecida pelas pilhas, que ocasiona danos ao motor, quando seu eixo de rotação é travado?