Por muito tempo, os cientistas consideraram que as populações, quando saíram da Sibéria e chegaram ao atual Alasca para se espalharem pelo continente americano, há aproximadamente 13 mil anos, utilizaram uma rota que passaria por onde hoje fica o estreito de Bering. Estudos recentes, realizados por um grupo internacional de cientistas e publicados na revista Nature em 2016, afirmaram que essa teoria é inviável do ponto de vista biológico. Por outro lado, com base em material arqueológico recuperado no Piauí, a arqueóloga Niède Guidon acredita que o homem chegou à região há mais de 20 mil anos. A pesquisadora defende a tese de que o Homo sapiens, ao fugir de uma grande seca na África, atravessou o Atlântico empurrado por tempestades oceano adentro. Acredita-se que o mar, à época, estava a 140 metros abaixo do nível atual e a distância entre a África e a América era menor.
Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando aspectos relacionados à história da ocupação humana nas Américas, julgue o item.
A chegada dos portugueses ao Brasil, em princípios da Idade Moderna, insere-se no contexto de crise da velha ordem feudal europeia, quando a nascente burguesia, a vida urbana e o comércio ganham novo impulso.