Identifique os animais representados a seguir e marque a alternativa que representa a diferença entre o número de animais que possuem asas e o número de animais que não possuem asas:
Disponível em:<http://www.painelcriativo.com.br/wp-content/uploads/2010/01/desenhos-colorir-animais-atividades-escolares-8.jpg>. Acesso em: 05 mar. 2014.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Gravura Macunaíma - Aldemir Martins, impressa em tamanho grande
- Disponível: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Argila
- Palitos de picolé
- Palitos de dente
- Colher e garfinho de plástico
- Jornal
- Recipiente para água
- Tinta acrílica – várias cores
- Avental ou blusa velha
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá revisar com os alunos sobre as imagens que compõe a obra Macunaíma-Aldemir Martins.
- Colocar a gravura impressa em tamanho grande em frente ao quadro, na sala de aula para que todos os alunos possam visualizá-la e acompanhar a explanação do professor.
Fonte: https://www.wikiart.org/en/aldemir-martins/macuna-ma-1982
- Observar todos os componentes que fazem parte da obra : bichos, natureza, céu...
- Que tal brincar de argila?
- A proposta para esta aula é a reprodução dos componentes que estão na obra, em argila.
- Pode-se trabalhar em grupo de 04 crianças .
- Colocar o avental ou blusa velha em cada criança.
- Forrar a mesa com jornal.
- Distribuir os potinhos com água e os palitinhos.
- Entregar um pedaço de argila para cada criança.
- Primeiramente, deixar elas brincarem com a argila: amassar, bater, riscar com o palitinho, furar, para conhecerem bem o material e ver as possibilidades que ele proporciona.
- Depois, sugerir às crianças que comecem a modelar se inspirando nos desenhos da obra de Macunaíma. Poderão criar: macacos, araras, onças, tatu , flores, frutos, céu,, Deixar a imaginação fluir... .
- Deixar as crianças criarem quantas peças quiserem.
- Depois de tudo modelado, deixar secar. (Professor, não se esqueça de colocar o nome dos alunos embaixo de cada peça modelada).
- O ideal é que as peças sejam queimadas em forno próprio para cerâmica , para adquirirem maior resistência. Se na escola não tiver este forno, esta queima poderá ser terceirizada com algum ceramista.
- Para dar um acabamento bem legal, depois de queimadas, as peças deverão ser pintadas com tinta acrílica.
Enunciado:
LEITURA DE IMAGENS - MACUNAÍMA
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
(UDSC) Em 1989 ocorreu a Queda do Muro de Berlim que dividiu a cidade de Berlim entre a República Democrática da Alemanha (Alemanha Oriental) e a República Federal da Alemanha (Alemanha Ocidental), durante 28 anos.
Sobre as mudanças ocorridas nas últimas décadas do século XX, é correto afirmar.
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
Disponível em: maitena.com.ar. Acesso em 19 ago 2011
A charge faz uma crítica
- Biologia
(IFCE) Sobre os cnidários, é correto afirmar que
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
Como a vida escolar não é senão o germe da vida social – os principais processos pelos quais uma funciona devem ser encontrados na outra. Pode-se, pois, esperar que a Sociologia, ciência das instituições sociais, nos auxilie a compreender melhor o que são as instituições pedagógicas e a conjeturar o que devam ser elas, para melhor resultado do próprio trabalho.
DURKHEIM, E. Educação e sociologia. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1952.
Durkheim, ao discutir a importância da sociologia para o estudo das instituições pedagógicas, destaca a relevância da vida escolar por entender que