Tendo como referência as figuras de I a VI acima, que representam organelas e estruturas celulares, julgue o item a seguir.
A organela ilustrada na figura III está presente em abundância nas células bacterianas, onde atua no processo de respiração celular.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 02. Localizando-se No Espaço
Texto base: Examine a sala de aula a seguir. De acordo com as informações, descubra o lugar de cada criança. Escreva o nome das crianças nas mesas.
Enunciado:
a) Marcos assenta na terceira mesa ao lado da janela.
b) Ana Cláudia assenta na primeira mesa em frente à porta.
c) Laura assenta na última mesa, próxima à parede onde fica a porta.
d) Rodrigo fica à esquerda de Laura.
e) Juliana está assentada na frente de Rodrigo.
f) Leonardo assenta ao lado de Ana Cláudia.
g) Pedro fica entre Rodrigo e Marcos.
h) Carlos assenta atrás de Ana Cláudia.
i) Felipe fica do lado esquerdo de Leonardo.
j) Maria Elisa fica assentada na frente de Marcos.
k) Bernardo assenta entre Maria Elisa e Juliana.
l) Vinícius assenta na carteira que fica na frente de Maria Elisa.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Conversamos com colegas e com os professores na sala de aula. Recebemos atividades que nos permitem aprender ainda mais e relacionar diversos fatores que acontecem e que permitem a estrutura da própria sociedade.
EXPLIQUE, com as suas palavras, o motivo do aluno ter usado essa justificativa na charge, dizendo à professora o porquê de não ter feito a tarefa.
- Arte - Fundamental | 11. Matrizes Estéticas e Culturais
Texto base: .
Enunciado:
A arte dos chamados "artistas primitivos" passou a ser valorizada após o Movimento Modernista, que apresentou, entre suas tendências, o gosto por tudo o que era genuinamente nacional. E um artista primitivo é alguém que seleciona elementos da tradição popular de uma sociedade e os combina plasticamente, guiando-se por uma clara intenção poética. Geralmente esses pintores são autodidatas e criadores dos recursos técnicos com que trabalham.
Principais Artistas:
Cardosinho (1861-1947), primitivo ingênuo, começou a pintar aos 70 anos e chegou a produzir cerca de 600 quadros. Uma de suas obras está na Tate Gallery, em Londres. com suas fantasias beirando o surreal, copiadas de cartões-postais.
Heitor dos Prazeres (1898-1966), é um artista que revela minúcias e detalhes da realidade que retrata. A figura humana é o centro de seus trabalhos e, nela, dois detalhes chamam a atenção do observador: o rosto quase de perfil e a forte sugestão de movimento, resultante do fato das figuras estarem quase sempre na ponta dos pés, como se dançassem ou simplesmente andassem. Sua arte deixa de lado os preconceitos e os fatos tristes da realidade social. Ao contrário, procura mostrar um mundo fraterno em que diferentes pessoas participam de uma mesma atividade.
Mestre Vitalino (1909-1963), criador de figurinhas de barro que representam pessoas e fatos da região sertaneja de Pernambuco. Entre os personagens de Vitalino estão os vaqueiros, os retirantes, os cangaceiros, que, isolados ou compondo uma cena, nos comunicam o modo de ser da gente rústica do sertão.
Djanira (1914-1979), sua arte é dividida em dois períodos, no primeiro, da década de 40, apresenta principalmente temas da vida carioca. As figuras sempre sugerem movimento e são contornadas por forte traço escuro. Na segunda fase, da década de 50, apresenta sobretudo as atividades rurais das mais diferentes regiões do Brasil. Nessa fase, suas cores são mais claras, mas os limites entre essas cores são bem nítidos.
Para seu conhecimento
O Museu Internacional de Arte Naif é um projeto do joalheiro e desenhista de jóias francês Lucien Finkelstein, e começou a funcionar em janeiro de 1995, no Cosme Velho, zona sul do Rio de Janeiro, numa casa tombada que já serviu de ateliê para o pintor Eliseu Visconti (autor das pinturas do Teatro Municipal do Rio).
Seu acervo, de quase 10 mil quadros de artistas de carca de 130 países, o torna o maior do mundo. O Museu recebe uma média de 2.000 visitantes por mês. No verão, quase metade do público é composta de turistas estrangeiros. No resto do ano, o forte é a visita de grupos escolares.
Lucien Finkelstein chegou ao Rio em 1948. Tinha 16 anos e veio a passeio, visitar parentes. Gostou, resolveu ficar e comprou seu primeiro quadro naif, uma pintura de Heitor dos Prazeres, "Sambistas". Dali para frente se tornou um grande colecionador de pinturas.
http://www.historiadaarte.com.br/artenaifbrasileira.html
Converse com os alunos sobre esse aspecto da arte chamada primitiva, em que o artista combina os elementos do imaginário popular com traços de uma arte mais pessoal. Sugira aos alunos que pesquisem sobre alguns artistas representantes desse tipo de arte em livros, revistas, jornais e sites e depois abra espaço para que possam compartilhar as descobertas. Enfatize a apreciação de imagens das obras de arte desses artistas chamados primitivos.
Divida a turma em 4 grupos, escolha algumas obras desses artistas exemplificados acima e a partir dessas imagens peça a 2 grupos que observem e desenhem esses personagens que aparecem nas obras em folhas de papel sulfite tamanho A4, colorindo com lápis de cor. Os outros 2 grupos deverão escolher uma das paisagens das obras e reproduzir numa folha de papel canson tamanho A3, pintando com tinta guache. Depois junte um grupo que desenhou personagens com um grupo que pintou cenário e peça para colarem os personagens no cenário e se acharem necessário eles poderão com tinta guache completar a composição com alguns elementos que julgarem necessários.
Exponha os trabalhos de arte primitiva no mural da sala de aula.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the information.
Disponível em < https://www.backroads.com/award-winning-tours/family>, acesso em junho 2019.
According to the text, write T for true and F for false.
a) Backroads Family Trips is a vacation program for families. ( )
b) On the Family Trips programs you will be able to go skydiving. ( )
c) On the program, you and your family will have time together and apart. ( )
d) The Family Trips program works with gangs. ( )
e) On the program, you will be able to do adventurous activities. ( )
f) The Family Trips activities are dangerous for kids. ( )
- Língua Portuguesa | A. Análise Sintática
Leia o trecho abaixo e responda a questão.
“Sempre abafando os passos, dirigi-me novamente ao fundo do quintal, com medo daquela gente que nem me havia mandado buscar à escola para assistir à morte de meu pai.”
As orações grifadas acima são, respectivamente: