Analise o quadro abaixo que apresenta os componentes de uma cadeia alimentar aquática e de uma terrestre.
Ecossistema aquático | aguapé | caramujo | peixe | garça |
Ecossistema terrestre | milho | rato | cobra | gavião |
Sobre as cadeias alimentares acima citadas, assinale a afirmativa correta.
Questões relacionadas
- Matemática | 15.1 Ponto
Observou-se que todas as formigas de um formigueiro trabalham de maneira ordeira e organizada. Foi feito um experimento com duas formigas e os resultados obtidos foram esboçados em um plano cartesiano no qual os eixos estão graduados em quilômetros. As duas formigas partiram juntas do ponto O, origem do plano cartesiano xOy. Uma delas caminhou horizontalmente para o lado direito, a uma velocidade de 4 km/h. A outra caminhou verticalmente para cima, à velocidade de 3 km/h. Após 2 horas de movimento, quais as coordenadas cartesianas das posições de cada formiga?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma das formas de se obter energia elétrica é usar uma lente convergente circular para concentrar os raios de sol em um único ponto, aquecendo um dispositivo localizado nesse ponto a uma temperatura elevada. Com a transformação da energia luminosa em energia térmica, pode ser criado vapor-d’água que moverá uma turbina e gerará energia elétrica. Para projetar um sistema de geração de energia elétrica, a fim de alimentar um chuveiro elétrico de 2 000 W de potência, sabe-se que, neste local, a energia recebida do Sol é 1 000 W/m2.
Esse sistema apresenta taxa de eficiência de conversão em energia elétrica de 50% da energia solar incidente. Considere
Qual deve ser, em metro, o raio da lente para que esse sistema satisfaça aos requisitos do projeto?
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(IFSUL) Recentemente as denúncias das Operações da Polícia Federal contra as fraudes em frigoríficos reacenderam os debates sobre o uso de aditivos alimentares e segurança alimentar. Dentre os diversos grupos de aditivos alimentares, estão os acidulantes, definidos pela ANVISA como “substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos” (ANVISA, Portaria 540/1997). São exemplos de acidulantes o ácido fosfórico, o ácido cítrico e o ácido acético.
Um refrigerante de limão tem acidez de 0,192% em massa e densidade de 1 g/L Considerando que toda a acidez é proveniente do ácido cítrico e que a massa molecular desse ácido é 192 g/mol qual é a concentração molar do ácido cítrico nesse refrigerante?
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Patrícia fará uma visita a seus pais que moram em outro município. Em sua última visita, ela gastou 4 horas dirigindo para realizar o trajeto, a uma velocidade média de 60 km/h. Dessa vez, para conseguir participar de um evento familiar, ela pretende fazer o mesmo trajeto em 3 horas e 20 minutos.
Qual deverá ser a velocidade média desenvolvida pelo carro de Patrícia nessa viagem?
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
( ENEM 2009 CANCELADA ) Diante de um sanduíche e de uma porção de batatas fritas, um garoto, muito interessado na quantidade de calorias que pode ingerir em cada refeição, analisa os dados de que dispõe. Ele sabe que a porção de batatas tem 200 g, o que equivale a 560 calorias, e que o sanduíche tem 250 g e 500 calorias. Como ele deseja comer um pouco do sanduíche e um pouco das batatas, ele se vê diante da questão: “Quantos gramas de sanduíche e quantos gramas de batata eu posso comer para ingerir apenas as 462 calorias permitidas para esta refeição?”
Considerando que x e y representam, respectivamente, em gramas, as quantidades do sanduíche e das batatas que o garoto pode ingerir, assinale a alternativa correspondente à expressão algébrica que relaciona corretamente essas quantidades.