(FUVEST) Observe os mapas.
Dentre as seguintes alternativas, a única que apresenta a principal causa para o correspondente fluxo migratório é:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
(UECE) Considerando o logaritmo na base 10 e analisando as possíveis soluções reais da equação
Log(cos4 x – 26cos² x + 125) = 2, pode-se afirmar corretamente que a equação:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEL) O Brasil prepara-se para construir e lançar um satélite geoestacionário que vai levar banda larga a todos os municípios do país. Além de comunicações estratégicas para as Forças Armadas, o satélite possibilitará o acesso à banda larga mais barata a todos os municípios brasileiros. O ministro da Ciência e Tecnologia está convidando a Índia – que tem experiência neste campo, já tendo lançado 70 satélites – a entrar na disputa internacional pelo projeto, que trará ganhos para o consumidor nas áreas de Internet e telefonia 3G.
(Adaptado de: BERLINCK, D. Brasil vai construir satélite para levar banda larga para todo país. O Globo, Economia, mar. 2012.
Disponível em: http://oglobo.globo.com/economia/brasil-vai-construir-satelite-para-levar-banda-larga-para-todo-pais-4439167. Acesso em: 16 abr. 2012.)
Suponha que as ondas geradas pelo satélite geoestacionário possuam uma frequência constante de 1,0 x 108 Hz e demorem 1,1 x 10-1s para percorrer a distância de 3,3.107 m entre o emissor e uma antena receptora. Com relação às ondas emitidas, considere as afirmativas a seguir.
I. Sua velocidade é de 3,0 x 108 m/s.
II. Sua velocidade é diretamente proporcional ao seu comprimento de onda.
III. Sua velocidade é inversamente proporcional à sua frequência.
IV. Seu comprimento de onda é de 3,0 x 10-3 m.
Assinale a alternativa correta.
- Física | 7.2 Quântica
(UPE) O diagrama a seguir ilustra as transições que são possíveis de ocorrer entre alguns níveis de energia, de acordo com o modelo de Bohr, de um átomo hidrogenoide da atmosfera de Plutão. Qual transição representa a emissão de um fóton com a maior energia?
- Literatura | 8. Obras Literárias
I. Surge então a pergunta: se a fantasia funciona como realidade; se não conseguimos agir senão mutilando o nosso eu; se o que há de mais profundo em nós é no fim de contas a opinião dos outros; se estamos condenados a não atingir o que nos parece realmente valioso –, qual a diferença entre o bem e o mal, o justo e o injusto, o certo e o errado? O autor passou a vida a ilustrar esta pergunta, que é modulada de maneira exemplar no primeiro e mais conhecido dos seus grandes romances de maturidade.
II. É preciso todavia lembrar que essa ligação com o problema geográfico e social só adquire significado pleno, isto é, só atua sobre o leitor, graças à elevada qualidade artística do livro. O seu autor soube transpor o ritmo mesológico para a própria estrutura da narrativa, mobilizando recursos que a fazem parecer movida pela mesma fatalidade sem saída. (...) Da consciência mortiça da personagem podem emergir os transes periódicos em que se estorce o homem esmagado pela paisagem e pelos outros homens.
(FUVEST 2019 1° FASE) Nos fragmentos I e II, aqui adaptados, o crítico Antonio Candido avalia duas obras literárias, que são, respectivamente,
- Matemática
A prefeitura de certa cidade vai construir, sobre um rio que corta essa cidade, uma ponte que deve ser reta e ligar dois pontos, A e B, localizados nas margens opostas do rio. Para medir a distância entre esses pontos, um topógrafo localizou um terceiro ponto, C, distante 200m do ponto A e na mesma margem do rio onde se encontra o ponto A. Usando um teodolito (instrumento de precisão para medir ângulos horizontais e ângulos verticais, muito empregado em trabalhos topográficos), o topógrafo observou que os ângulos B
A e C
B mediam, respectivamente, 30º e 105º, conforme ilustrado na figura a seguir.
Com base nessas informações, é correto afirmar que a distância, em metros, do ponto A ao ponto B é de: