Em relação ao fluxo de energia na biosfera, considere que
- representa a energia captada pelos produtores;
- representa a energia liberada (perdida) pelos seres vivos;
- representa a energia retida (incorporada) pelos seres vivos.
A relação entre e na biosfera está representada em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(ENEM 2009 CANCELADO) Páris, filho do rei de Troia, raptou Helena, mulher de um rei grego. Isso provocou um sangrento conflito de dez anos, entre os séculos XIII e XII a.C. Foi o primeiro choque entre o ocidente e o oriente. Mas os gregos conseguiram enganar os troianos. Deixaram à porta de seus muros fortificados um imenso cavalo de madeira.
Os troianos, felizes com o presente, puseram-no para dentro. À noite, os soldados gregos, que estavam escondidos no cavalo, saíram e abriram as portas da fortaleza para a invasão. Daí surgiu a expressão “presente de grego”.
DUARTE, Marcelo. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
Em “puseram-no”, a forma pronominal “no” refere-se:
- Filosofia | 2.2 Clássica
Há um tempo, belas e boas são todas as ações justas e virtuosas. Os que as conhecem nada podem preferir-lhes. Os que não as conhecem, não somente não podem praticá-las como, se o tentam, só cometem erros. Assim praticam os sábios atos belos e bons, enquanto os que não o são só podem descambar em faltas. E se nada se faz justo, belo e bom que não pela virtude, claro é que na sabedoria se resumem a justiça e todas as mais virtudes.
XENOFONTE. Ditos e feitos memoráveis de Sócrates. Apud CHALITA, G. Vivendo a filosofia.
São Paulo: Ática, 2005.
Ao fazer referência ao conteúdo moral da filosofia socrática narrada por Xenofonte, o texto indica que a vida virtuosa está associada à
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
“Assim, pois, o sacristão da Sé, um dia, ajudando à missa, viu entrar a dama, que devia ser sua colaboradora na vida de Dona Plácida. Viu-a outros dias, durante semanas inteiras, gostou, disse-lhe alguma graça, pisou-lhe o pé, ao acender os altares, nos dias de festa. Ela gostou dele, acercaram-se, amaram-se. Dessa conjunção de luxúrias vadias brotou Dona Plácida. É de crer que Dona Plácida não falasse ainda quando nasceu, mas se falasse podia dizer aos autores de seus dias: – Aqui estou. Para que me chamastes? E o sacristão e a sacristã naturalmente lhe responderiam: – Chamamos-te para queimar os dedos nos tachos, os olhos na costura, comer mal, ou não comer, andar de um lado para outro, na faina, adoecendo e sarando, com o fim de tornar a adoecer e sarar outra vez, triste agora, logo desesperada, amanhã resignada, mas sempre com as mãos no tacho e os olhos na costura, até acabar um dia na lama ou no hospital; foi para isso que te chamamos, num momento de simpatia”.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2005 1ª FASE) Dos verbos no infinitivo que ocorrem na resposta do sacristão e da sacristã, o único que deve ser entendido, necessariamente, em dois sentidos diferentes é:
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Para justificar a ação imperialista apresentaram-se razões humanitárias, que deram origem a Teoria do "Fardo do Homem Branco", segundo a qual, as nações mais adiantadas tinham uma missão civilizadora a cumprir: levar o progresso às regiões mais primitivas, onde ele não poderia se desenvolver sozinho. Caberia ao "homem branco" livrar a África do canibalismo e do primitivismo. A pseudo ciência também foi utilizada para justificar a superioridade racial do homem branco em relação ao homem não-branco e a expressão "darwinismo social"tornou-se comum entre os defensores do imperialismo.
http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=551. Acesso em 20/05/2010.
Com base no texto, explique o que era a Missão Civilizadora.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe o mapa:
a) Identifique as alianças formadas no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
b) Relacione a formação do sistema de alianças com a deflagração do conflito.