(ESPM) O gráfico abaixo é formado por 3 segmentos de retas consecutivos.
Sabe-se que:
I. A reta que contém o segmento AB tem coeficiente linear igual a 4.
II. O coeficiente angular do segmento BC vale metade do coeficiente angular do segmento AB.
III. A ordenada do ponto D é da ordenada do ponto C.
IV. O coeficiente angular do segmento CD é igual a -1.
Podemos concluir que a abscissa do ponto D vale:
Questões relacionadas
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNEB) Astrônomos há muito procuram por um planeta que possa sustentar vida fora do Sistema Solar. Quando os relatórios começaram a chegar sobre o planeta Gliese 581g, foi como se o sonho tivesse se realizado. Cientistas, entre eles astrofísicos, combinam observações astronômicas com o que sabem sobre a vida na Terra para construir simulações ambientais em exoplanetas. Em meio à recente onda de detecção de planetas, modelos realísticos podem fornecer orientações essenciais para futuras missões à procura de sinais de vida no Universo. Recentemente, o Gliese 581g se tornou o foco principal dessa pesquisa.
A órbita praticamente circular que o planeta descreve ao redor de uma estrela anã vermelha o coloca a uma distância ideal para que a temperatura permita a existência de água líquida na superfície — característica essencial para vida. A anã vermelha, no entanto, emite apenas 1% da luz irradiada pelo Sol. Cálculos preliminares também sustentam a ideia de que um dos hemisférios de Gliese 581g está sempre voltado para a estrela, submetido a temperaturas de até 64ºC, enquanto o lado escuro tem invernos equivalentes aos dos polos terrestres.
Mas a posição de Gliese 581g ainda é uma questão em debate e poderia apresentar uma região mais propícia à vida na zona de transição, ou, como é chamada, de um “perpétuo pôr de sol”. Se essa hipótese for correta, poderão até mesmo existir plantas com uma gama de cores, como o arco-íris, com pigmentos adaptados para absorver a luz com específicos comprimentos de onda que atingem a superfície nas diferentes longitudes do planeta. (NELSON,2011, p. 10).
Com base nas informações do texto e sabendo-se que G é a constante da gravitação universal, m a massa do planeta Gliese 581g, M a massa da estrela anã vermelha, R o raio da órbita e r o raio do planeta, considerado esférico, é correto afirmar que, no planeta Gliese 581g,
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Os ângulos externos de um polígono regular medem 15º. O número correto de diagonais desse polígono é:
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
(Ufrgs) Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmações que seguem, relativas à especiação.
( ) As espécies de tentilhão observadas por Darwin nas ilhas Galápagos se diversificaram por cladogênese.
( ) Duas espécies estabelecidas em razão de isolamento geográfico prolongado apresentam especiação alopátrica.
( ) Novas espécies são atualmente descritas segundo o conceito tipológico no qual um indivíduo é tido como padrão.
( ) As espécies atuais, por estarem em seu pico adaptativo, não estão sujeitas às forças evolutivas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é - Física | 3.5 Gases
(UFRGS) A figura abaixo apresenta um diagrama Pressão x Volume. Nele, os pontos M, N e R representam três estados de uma mesma amostra de gás ideal.
Assinale a alternativa que indica corretamente a relação entre as temperaturas absolutas TM, TN e TR dos respectivos estados M, N e R
- Literatura | 4.2 Realismo
CAPÍTULO LXXI
O senão do livro
Começo a arrepender-me deste livro. Não que ele me canse; eu não tenho que fazer; e, realmente, expedir alguns magros capítulos para esse mundo sempre é tarefa que distrai um pouco da eternidade. Mas o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direita e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem...
E caem! — Folhas misérrimas do meu cipreste, heis de cair, como quaisquer outras belas e vistosas; e, se eu tivesse olhos, dar-vos-ia uma lágrima de saudade. Esta é a grande vantagem da morte, que, se não deixa boca para rir, também não deixa olhos para chorar... Heis de cair.
Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas
(FUVEST 2014 1° FASE) No contexto, a locução “Heis de cair”, na última linha do texto, exprime: