MATERIAIS
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (Data show/You-tube)
- Papel color set – cores contrastantes
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cola auto relevo preta
- Lápis HB
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula mostrando algumas obras de Tarsila do Amaral , em
ordem cronológica e juntamente com a turma observar e comentar as fases da
pintora.
Disponível: http://tarsiladoamaral.com.br/obras/
https://www.wikiart.org/pt/tarsila-do-amaral
- O professor deverá falar sobre o Modernismo e a Semana de Arte Moderna no Brasil.
- Separe a obra “O Mamoeiro – 1925 “ e faça com as crianças, a leitura formal:
Fonte: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2012/05/o-mamoeiro-1925-tarsila-do-amaral.html
. Quais as cores vocês veem na obra?
. Quais as linhas ? E as formas? Existem planos?
. Os elementos são proporcionais?
. Vocês visualizam texturas na obra? Existe sobreposição?
- Faça um leitura interpretativa com as crianças:
Disponível: http://artefontedeconhecimento.blogspot.com/2012/05/o-mamoeiro- 1925-tarsila-do-amaral.html
. Qual é o título da obra? A obra é coerente com o título?
. Que sentimentos a obra te traz?
. Vocês colocariam esta obra nas suas casas? Por que?
. É uma obra agradável aos seus olhos?
. O que essa obra te diz? O que a artista quis representar?
- Depois desta explanação, o professor vai sugerir para as crianças para se inspirarem
na obra “ O Mamoeiro – Tarsila do Amaral “ e criarem suas próprias obras de arte.
OBS: não é para fazer uma releitura da obra, as crianças deverão criar suas próprias
obras, se inspirando na obra de Tarsila.
- Será uma atividade com colagem.
- O professor vai explicar para as crianças que nesta atividade, ela poderão utilizar
somente 02 cores de papel, contrastantes. Uma das cores vai ser para fazer o fundo e
a outra será para fazer os elementos e colar sobre a base.
Fonte: http://www.novaprint.com.br/professores/05-tarsila-do-amaral
- Deixe as crianças criarem livremente.
- Instrua as crianças para primeiro fazer os desenhos, recortar e depois montar a
composição através da colagem.
- Depois da composição pronta, peça as crianças para contornar o desenho com a
tinta relevo preta .
- O professor vai pedir para as crianças para darem um nome para sua obra.
- Auxilie as crianças quando achar necessário.
- Exponha os trabalhos.
Fonte: http://www.novaprint.com.br/professores/05-tarsila-do-amaral
OS TRAÇOS DA CIDADE