Considerando a charge precedente, julgue o item a seguir, a respeito da realidade nas favelas brasileiras.
A favela e o cortiço, tipo de assentamento urbano precário fruto da desigualdade socioespacial brasileira, são formas de habitação popular presentes nas metrópoles e também em cidades médias e pequenas no interior do país.
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- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(FUVEST 2005 1ª FASE)
Sobre este quadro, A Negra, pintado por Tarsila do Amaral em 1923, é possível afirmar que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto e responda as questões referentes a ele. Machu Picchu, a cidade em ruínas dos Incas As ruínas de Machu Picchu são hoje Patrimônio Mundial da UNESCO Quem quer que tenha construído o local, planejou muito bem cada detalhe. De um lado ficavam as casas dos nobres, junto com os palácios e templos. As casas dos sábios, escribas e artesão eram localizadas ao redor da praça principal. Os camponeses viviam um pouco mais abaixo, entre estábulos de animais e armazéns. A cidade está dividida em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, onde viveram seus ocupantes e onde aconteciam as principais atividades civis e religiosas. As pedras usadas na construção foram extraídas do próprio lugar. Para o povo quíchua, a grande altitude os aproximava do céu e a cidade era utilizada para diversos rituais sagrados e também com um reduto para estudos. Machu Picchu, na língua quíchua, significa “velha montanha”. O Templo do Sol, em formato arredondado, é uma das provas da engenhosidade da arquitetura do Império Inca, confira abaixo: Os europeus não chegaram a conhecer Machu Picchu, mas a cidade não permaneceu “esquecida” ou, como foi apelidada, “perdida”. A população peruana conhecia o local e foram os moradores de lá que mostraram o caminho das ruínas ao explorador norte-americano Hiram Bingham, professor da Universidade de Yale. Ele foi o responsável por “redescobrir” Machu Picchu aos olhos do mundo, em 24 de julho de 1911. Sua viagem rendeu um livro, intitulado “The lost city of the Incas” (A cidade perdida dos Incas). Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/curiosidades-historicas/2014/07/25/curiosidades-sobre-machu-picchu-a-cidade-em-ruinas-dos-incas/>. Acesso em: 23 out 2014
Enunciado:
A) Retire do texto o trecho que comprove a desigualdade social entre os incas.
B) Quais eram as funções da cidade de Machu Picchu, para os incas do período pré-colombiano?
C) Por que a cidade de Machu Picchu ficou conhecida como cidade perdida?
D) Descreva a divisão da cidade em termos de ocupação.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
O esquema abaixo compara, de forma resumida, o processo de expressão da informação genética em seres procariontes e eucariontes. A interpretação da figura e os conhecimentos atuais a respeito da expressão do código genético permitem concluir:
- Matemática - Fundamental | 03. Razão e Proporção
Qual fração expressa corretamente a figura ao seu lado?
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(FUVEST) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Tornando da malograda espera do tigre, 1alcançou o capanga um casal de velhinhos, 2que seguiam diante dele o mesmo caminho, e conversavam acerca de seus negócios particulares. Das poucas palavras que apanhara, percebeu Jão Fera 3que destinavam eles uns cinquenta mil-réis, tudo quanto possuíam, à compra de mantimentos, a fim de fazer um moquirão*, com que pretendiam abrir uma boa roça.
- Mas chegará, homem? perguntou a velha.
- Há de se espichar bem, mulher!
Uma voz os interrompeu:
- Por este preço dou eu conta da roça!
- Ah! É nhô Jão!
Conheciam os velhinhos o capanga, a quem tinham por homem de palavra, e de fazer o que prometia. Aceitaram sem mais hesitação; e foram mostrar o lugar que estava destinado para o roçado.
Acompanhou-os Jão Fera; porém, 4mal seus olhos descobriram entre os utensílios a enxada, a qual ele esquecera um momento no afã de ganhar a soma precisa, que sem mais deu costas ao par de velhinhos e foi-se deixando-os embasbacados.
ALENCAR, José de. Til.
* moquirão = mutirão (mobilização coletiva para auxílio mútuo, de caráter gratuito).
Considere os seguintes comentários sobre diferentes elementos linguísticos presentes no texto:
I. Em “alcançou o capanga um casal de velhinhos” (ref. 1), o contexto permite identificar qual é o sujeito, mesmo este estando posposto.
II. O verbo sublinhado no trecho “que seguiam diante dele o mesmo caminho” (ref. 2) poderia estar no singular sem prejuízo para a correção gramatical.
III. No trecho “que destinavam eles uns cinquenta mil-réis” (ref. 3), pode-se apontar um uso informal do pronome pessoal reto “eles”, como na frase “Você tem visto eles por aí?”.
Está correto o que se afirma em