Texto I
O transporte influenciou as percepções de distância e de tempo e, em decorrência disso, a percepção de lugar.
John Cannon. Transport. In: The Oxford companion to british history. Oxford/New York: Oxford University Press, 1997, p. 931-2. (com adaptações).
Texto II
O dado ontológico é aquele que se refere ao Ser em si mesmo, à sua dimensão mais ampla e fundamental. Do ponto de vista da fenomenologia, a existência humana está calcada em algumas estruturas ontológicas. Para Heidegger, uma dessas estruturas é o ser-com, caracterizadora da relação ontológica entre dois seres humanos, a qual se estabelece a partir de fenômenos que criam uma relação de proximidade, distinta da espacial ou temporal, entre seres humanos. Entretanto, assim como ocorre com outras estruturas ontológicas, a estrutura do ser-com tem sua dimensão cotidiana, integrada pelas dimensões espacial e temporal. Para Heidegger, a cotidianidade de uma estrutura ontológica é um modo de decadência pelo qual a dimensão ontológica termina obscurecida.
Considerando os textos acima e suas implicações, julgue o item.
Correlacionando-se os textos I e II, é correto inferir que as mudanças mencionadas no texto I afetaram a estrutura do ser-com em sua articulação cotidiana, mas não, a sua dimensão ontológica.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão
TEXTO 1
TEXTO 2
Como fazer com que o computador pare de travar
Todo mundo que usa um computador já presenciou um travamento. Nenhum sistema operacional está livre do problema, seja Windows, Linux ou Mac OS X: todos podem travar, em menor ou maior incidência. Até celulares e smartphones travam de vez em quando.
Se você está tendo problemas no seu computador e utiliza o Windows, leia e siga os passos deste guia que o TechTudo preparou para você, e tente salvar o seu computador enquanto ainda é tempo.
Desfragmentação de disco
À medida que você instala novos programas, baixa novos arquivos, navega na internet e executa muitas outras ações, seu sistema operacional fragmentará os arquivos; isto é, quebrará os novos arquivos em pequenas partes ao redor da superfície do HD.
Com o tempo, os arquivos ficarão cada vez mais fragmentados, o que diminui a performance do sistema operacional – afinal, o leitor do seu disco terá que se mover muitas vezes para ler um único arquivo. Se um arquivo está fragmentado em 50 partes, o que é bastante comum, seu disco rígido terá que ler esse arquivo como se fossem 50.
O que você pode fazer para solucionar este problema é desfragmentar o disco. Para isso, utilize o Desfragmentador de Disco do Windows ou baixe alguma ferramenta, como o Defraggler ou o Auslogics Disk Defrag.
[...]
Disponível em: <www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/05/como-fazercom-que-o-computador-pare-de-travar.html>. Acesso em: 6 mar. 2017.
Ao usar o termo “mas”, no terceiro quadro (texto 1), o autor sugere que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 16, 17 e 18 referem-se ao artigo a seguir, a respeito de Sustentabilidade.
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
O que é sustentabilidade?
Nunca antes se ouviu falar tanto nessa palavra quanto nos dias atuais: Sustentabilidade. Mas, afinal de contas, o que é sustentabilidade?
Segundo a Wikipédia: “sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana”.
Mas você ainda pode pensar: “E que isso tudo pode significar na prática?”.
Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível do equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Pode parecer um conceito difícil de ser implementado e, em muitos casos, economicamente inviável. No entanto, não é bem assim. Mesmo nas atividades humanas altamente impactantes no meio ambiente, como a mineração; a extração vegetal, a agricultura em larga escala; a fabricação de papel e celulose e todas as outras; a aplicação de práticas sustentáveis nesses empreendimentos; revelou-se economicamente viável e em muitos deles trouxe um fôlego financeiro extra.
Assim, as ideias de projetos empresariais que atendam aos parâmetros de sustentabilidade, começaram a multiplicar-se e a espalhar-se por vários lugares antes degradados do planeta. Muitas comunidades que antes viviam sofrendo com doenças de todo tipo; provocadas por indústrias poluidoras instaladas em suas vizinhanças viram sua qualidade de vida ser gradativamente recuperada e melhorada ao longo do desenvolvimento desses projetos sustentáveis. Da mesma forma, áreas que antes eram consideradas meramente extrativistas e que estavam condenadas ao extermínio por práticas predatórias, hoje têm uma grande chance de se recuperarem após a adoção de projetos de exploração com fundamentos sólidos na sustentabilidade e na viabilidade de uma exploração não predatória dos recursos disponíveis. Da mesma forma, cuidando para que o envolvimento das comunidades viventes nessas regiões seja total e que elas ganhem algo com isso, todos ganham e cuidam para que os projetos atinjam o sucesso esperado.
A exploração e a extração de recursos com mais eficiência e com a garantia da possibilidade de recuperação das áreas degradadas é a chave para que a sustentabilidade seja uma prática de resultado aplicada com muito mais frequência aos grandes empreendimentos. Preencher as necessidades humanas de recursos naturais e garantir a continuidade da biodiversidade local; além de manter, ou melhorar, a qualidade de vida das comunidades inclusas na área de extração desses recursos é um desafio permanente que deve ser vencido no dia a dia. Fonte:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/ – 23/11/2010 – adaptado.
Pelo fato da intertextualidade estar ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos. O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento, não se restringindo única e exclusivamente a textos literários diversos.
Segundo a explicação acima do termo Intertextualidade, escreva o melhor trecho do artigo que define o conceito de Sustentabilidade, já envolvendo o conhecimento social a respeito da proteção do meio ambiente .
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe um trecho da entrevista cedida por Andres Sanchez a Folha de São Paulo e responda à questão.
FOLHA - O sigilo foi o maior mérito do projeto até agora?
Andres Sanchez - Esse projeto só sairá por causa do silêncio. Porque agora acabam as especulações, as maldades. Fizemos um comitê pequeno para manter o sigilo.
Mas vazou.
Infelizmente. Mas não foi pelo Corinthians.
Qual foi o papel do governo federal nisso?
Como tudo, o governo federal se preocupa com o país. A Copa do Mundo quem trouxe foi a CBF e o governo federal, então nada mais justo do que apoiar. Não vai apoiar apenas São Paulo, mas a Bahia e todos os outros Estados.
Mas nessa operação com a Odebrecht, o Lula teve alguma participação?
Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.
Teixeira viu o projeto?
Não.
Ninguém da CBF viu?
Não. Nem dos governos federal, estadual e municipal.
Quem viu?
O Corinthians, a Odebrecht e os arquitetos.
E por que a CBF acha o projeto corintiano o mais pronto?
Porque nós temos credibilidade. Vocês podem não acreditar, mas nós temos. E eu não vou fazer como algumas pessoas fizeram e brincar com coisa muito séria. A partir do momento que eu falei, internamente, que o Corinthians tinha um projeto muito bom, todo mundo acreditou. Eu não vou ficar jogando pra lá e pra cá e daqui a seis meses falar que infelizmente não era como foi dito. Não sou irresponsável.
(http://www1.folha.uol.com.br/esporte/790806-cbf-governos-e-prefeitura-nao-viram-projeto-do-estadio-corintiano-revela-andres-sanchez.shtml, acessada em 30⁄08⁄10).
Observe um das respostas de Andres Sanches:
“ Não, nada de decisivo. Simplesmente ele, o governo do Estado e a prefeitura davam opiniões, tinha várias opções. E o Ricardo Teixeira [presidente da CBF] se reuniu com ele constantemente, com o governo, tudo, e chegou à conclusão que nosso projeto é o mais pronto.”
Os argumentos do presidente do Corinthians nesse fragmento parecem truncados. Mesmo assim há, nessa resposta, alguns vocábulos que cumprem a função de organizadores textuais. Identifique-os.
- Geografia - Fundamental | 8.03 Aspectos Físicos da Região: Clima, Vegetação, Relevo e Hidrografia
Leia o texto e analise a imagem a seguir.
O Planalto da Borborema situa-se entre a faixa litorânea oriental do Nordeste e o sertão. É constituído por rochas cristalinas e é responsável pelas chuvas orográficas na região. A borda oriental da Borborema possui clima mais úmido, solo mais espesso, tornando possível aí o desenvolvimento de uma vegetação mais densa. A pluviosidade vai diminuindo para oeste, aparecendo então o agreste e a caatinga. Trecho do texto adaptado
Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_regi%C3%A3o_Nordeste_do_Brasil Acesso em: 04 mar.2012.
- (A) Explique como ocorre a chuva orográfica.
- (B) Explique a importância do planalto da Borborema para a formação da região semiárida no nordeste brasileiro.
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(UNIME) O olho humano pode ser representado opticamente por um modelo muito simples, composto por uma tela, a retina, onde a imagem dos objetos deve ser formada, e uma lente de distância focal variável, que representa o efeito refrativo total da córnea, do cristalino e dos humores vítreo e aquoso. A distância entre o centro da lente e a tela é fixa e, no caso do olho humano, é de, aproximadamente, 25 mm. Se a imagem não se formar exatamente sobre a tela, ela aparecerá desfocada, e, se o olho não for capaz disso, deverá ser ajudado por óculos ou lentes de contato corretivas. Um olho que não precisa de correção é capaz de formar a imagem, na retina, de objetos situados a distâncias muito grandes, até o chamado ponto próximo, 25 cm além do olho.
Considerando-se esses dados, o intervalo de valores no qual a vergência do olho humano normal varia, em dioptrias, é igual a