"Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda."(ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1982, p. 89.)
No trecho citado, parte de uma obra publicada em 1711, o jesuíta Antonil
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
exto base: Analise a imagem a respeito da queima de sacas de café em 1937. Disponível em: <http://goo.gl/9A3bqp>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Essa queima das sacas de café excedentes foi uma medida tomada durante a Era Vargas e esteve associada
- Filosofia | 4.3 Empiristas e Racionalistas
Razão é um termo muito pouco adequado para abranger as formas da vida cultural do homem em toda a sua riqueza e variedade. Mas todas essas formas são simbólicas. Portanto, em lugar de definir o homem como um animal racional, deveríamos defini-lo como um animal simbólico. Desse modo, podemos designar sua diferença específica, e podemos compreender o novo caminho aberto ao homem: o da civilização.
CASSIRER, Emst. Antropologia filosófica. 2 ed. São Paulo. Mestre Jou, 1997, p 51
Ao comparar os conceitos de animal simbólico e racional, o pensamento exposto no fragmento indica que o - Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Entre os vários impactos das queimadas, dois são os mais evidentes, conforme explica André Guimarães, representante da Colizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e diretor-executivo do IPAM:
I. Perdas de biodiversidade: tanto a vegetação quanto os animais sofrem com destruição;
II. Perdas de qualidade do solo: a terra fica menos fértil e gradualmente mais frágil.
Um outro impacto direto da perturbação ambiental abordada no texto é o aumento da(s)
- Geografia | 5.3 Urbanização
A humanidade conhece, atualmente, um fenômeno espacial novo: pela primeira vez na história humana, a população urbana ultrapassa a rural no mundo. Todavia, a urbanização é diferenciada entre os continentes.
DURAND, M. F. et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009.
No texto, faz-se referência a um processo espacial de escala mundial. Um indicador das diferenças continentais desse processo espacial está presente em:
- Matemática | 1.13 Equação do 2º Grau
(UECE) Sejam f, g: R => R funções quadráticas dadas por f(x) = -x2 + 8x - 12 e g(x) = x2 + 8x + 17. Se M é o valor máximo de f e m o valor mínimo de g, então, o produto M . m é igual a: