A crise do modelo de desenvolvimento brasileiro, perverso e excludente, foi marcada, especialmente, pela concentração de renda. As consequências dessa agravante são observadas por alguns problemas caóticos, como gastos infinitos com segurança pública, vias saturadas e mal planejadas, poluição hídrica e aglomerados urbanos sem infraestrutura.
SOUZA, J. A. et. al. Ocupação Desordenada. In: Revista Conhecimento Prático Geografia, abr. 2010 (adaptado).
No espaço urbano brasileiro, vêm se agravando os problemas socioambientais relacionados a um modelo de desenvolvimento que configurou formas diversas de exclusão social. Uma ação capaz de colaborar com a solução desses problemas é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
a) Observe as imagens do Cascão, o Cascão criança e o Cascão jovem. Como podemos perceber a passagem do tempo na vida dele?
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b) Escreva uma característica da personalidade do Cascão que mudou e outra que continua a mesma com o passar do tempo.
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c) Pense em você quando era mais jovem e em você atualmente. Nós mudamos com o passar do tempo. Escreva uma mudança que aconteceu no seu comportamento.
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d) Veja o texto a seguir:
Mineira completa 110 anos e relembra histórias de três séculos
Letícia Ferreira de Souza chegou ao mundo no ano de 1900, numa fazenda em Bocaiúva, nas proximidades do Rio Jequitinhonha.
Dia 30 de dezembro de 2010, Letícia completou 110 anos, declarando-se “meio surdinha e com a cabeça um pouco ruim”. Fora isso, tem saúde, caminha devagarinho pelo quintal de casa, colhe frutas e guarda histórias pessoais sempre permeadas pela emoção.
Fonte: Jornal Estado de Minas - 30 de dezembro de 2010
http://www.portalsete.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2272:mineira-completa-110-anos-e-relembra-historias-de-tres-seculos&catid=36:regiao#
Letícia viu muita coisa acontecer ao longo de 110 anos.
Vamos fazer um exercício de imaginação agora! Imagine-se com 110 anos como Letícia e descreva uma mudança que poderia ter acontecido ao longo do tempo com você e com o espaço a sua volta.
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- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UESB) Analise as afirmativas referentes ao estudo da gravitação universal.
I. A velocidade de translação de um planeta em torno do Sol é variável.
II. As marés oceânicas são causadas pelas atrações gravitacionais do Sol e da Lua.
III. Do periélio ao afélio, o movimento de um planeta é acelerado.
IV. Dois pontos materiais atraem-se com forças cujas intensidades são inversamente proporcionais às suas massas.
A alternativa em que todas essas afirmativas estão corretas é a
- Língua Portuguesa | C. Concordância
(ESPCEX) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Noruega como Modelo de Reabilitação de Criminosos
O Brasil é responsável por uma das mais altas taxas de reincidência criminal em todo o mundo. No país, a taxa média de reincidência (amplamente admitida, mas nunca comprovada empiricamente) é de mais ou menos 70%, ou seja, 7 em cada 10 criminosos voltam a cometer algum tipo de crime após saírem da cadeia.
Alguns perguntariam "Por quê?". E eu pergunto: "Por que não?" O que esperar de um sistema que propõe reabilitar e reinserir aqueles que cometerem algum tipo de crime, mas nada oferece, para que essa situação realmente aconteça? Presídios em estado de depredação total, pouquíssimos programas educacionais e laborais para os detentos, praticamente nenhum incentivo cultural, e, ainda, uma sinistra cultura (mas que diverte muitas pessoas) de que bandido bom é bandido morto (a vingança é uma festa, dizia Nietzsche).
Situação contrária é encontrada na Noruega. Considerada pela ONU, em 2012, o melhor país para se viver (1º no ranking do IDH) e, de acordo com levantamento feito pelo Instituto Avante Brasil, o 8º país com a menor taxa de homicídios no mundo, lá o sistema carcerário chega a reabilitar 80% dos criminosos, ou seja, apenas 2 em cada 10 presos voltam a cometer crimes; é uma das menores taxas de reincidência do mundo. Em uma prisão em Bastoy, chamada de ilha paradisíaca, essa reincidência é de cerca de 16% entre os homicidas, estupradores e traficantes que por ali passaram. Os EUA chegam a registrar 60% de reincidência e o Reino Unido, 50%. A média europeia é 50%.
A Noruega associa as baixas taxas de reincidência ao fato de ter seu sistema penal pautado na reabilitação e não na punição por vingança ou retaliação do criminoso. A reabilitação, nesse caso, não é uma opção, ela é obrigatória. Dessa forma, qualquer criminoso poderá ser condenado à pena máxima prevista pela legislação do país (21 anos), e, se o indivíduo não comprovar estar totalmente reabilitado para o convívio social, a pena será prorrogada, em mais 5 anos, até que sua reintegração seja comprovada.
O presídio é um prédio, em meio a uma floresta, decorado com grafites e quadros nos corredores, e no qual as celas não possuem grades, mas sim uma boa cama, banheiro com vaso sanitário, chuveiro, toalhas brancas e porta, televisão de tela plana, mesa, cadeira e armário, quadro para afixar papéis e fotos, além de geladeiras. Encontra-se lá uma ampla biblioteca, ginásio de esportes, campo de futebol, chalés para os presos receberem os familiares, estúdio de gravação de música e oficinas de trabalho. Nessas oficinas são oferecidos cursos de formação profissional, cursos educacionais, e o trabalhador recebe uma pequena remuneração. Para controlar o ócio, oferecer muitas atividades, de educação, de trabalho e de lazer, é a estratégia.
A prisão é construída em blocos de oito celas cada (alguns dos presos, como estupradores e pedófilos, ficam em blocos separados). Cada bloco tem sua cozinha. A comida é fornecida pela prisão, mas é preparada pelos próprios detentos, que podem comprar alimentos no mercado interno para abastecer seus refrigeradores.
Todos os responsáveis pelo cuidado dos detentos devem passar por no mínimo dois anos de preparação para o cargo, em um curso superior, tendo como obrigação fundamental mostrar respeito a todos que ali estão. Partem do pressuposto que, ao mostrarem respeito, os outros também aprenderão a respeitar.
A diferença do sistema de execução penal norueguês em relação ao sistema da maioria dos países, como o brasileiro, americano, inglês, é que ele é fundamentado na ideia de que a prisão é a privação da liberdade, e pautado na reabilitação e não no tratamento cruel e na vingança.
O detento, nesse modelo, é obrigado a mostrar progressos educacionais, laborais e comportamentais, e, dessa forma, provar que pode ter o direito de exercer sua liberdade novamente junto à sociedade.
A diferença entre os dois países (Noruega e Brasil) é a seguinte: enquanto lá os presos saem e praticamente não cometem crimes, respeitando a população, aqui os presos saem roubando e matando pessoas. Mas essas são consequências aparentemente colaterais, porque a população manifesta muito mais prazer no massacre contra o preso produzido dentro dos presídios (a vingança é uma festa, dizia Nietzsche).
LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista, diretor-presidente do Instituto Avante Brasil e coeditor do Portal atualidadesdodireito.com.br.
Estou no blogdolfg.com.br.** Colaborou Flávia Mestriner Botelho, socióloga e pesquisadora do Instituto Avante Brasil.FONTE:
Adaptado de http://institutoavantebrasil.com.br/noruega-como-modelo-de-reabilitacao-de-criminosos/.Acessado em 17 de março de 2017.
Assinale a alternativa em que o emprego do verbo "haver" está correto.
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UECE) Considerando as células do sangue, associe corretamente os tipos celulares com suas respectivas características, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.
Coluna I
1. Hemácias
2. Neutrófilos
3. Plaquetas
4. Linfócitos
Coluna II
( ) Estruturas anucleadas, com grande quantidade de hemoglobina, que transportam o oxigênio.
( ) Células, com núcleo esférico, que participam dos processos de defesa produzindo e regulando a produção de anticorpos.
( ) Granulócitos que desempenham papel crucial na defesa do organismo fagocitando e digerindo microrganismos.
( ) Estruturas anucleadas que participam dos processos de coagulação sanguínea.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História | 6.01 Revolução Francesa(UPE) A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia ao poder, acabando com o absolutismo francês. Sobre a França revolucionária, assinale a alternativa correta.