Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar.
George Orwell Adaptado de pt.wikipedia.org.
O romance 1984, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother.
No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento xerocadas em tamanho A4 em preto e branco.
- Cartolina branca no tamanho A4.
- Cola
- Lápis grafite 2B.
- Borracha
- Lápis de cor.
Desenvolvimento:
1 - Imprima as imagens a seguir em preto e branco e retire delas uma parte, recortando do todo um fragmento e distribua para as crianças a imagem incompleta colada sobre a cartolina. Use recortes estratégicos na imagem deixando espaço para que as crianças a completem como quiserem e, caso repita as imagens para mais de um aluno, mude o lugar do recorte. Recorte janelas retangulares.
Disponível em: <http://pt.gdefon.com/download/paisagem_mar_trpicos_bangal_pedra/391927/2560x1600>.
Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://designhdbrasil.blogspot.com.br/2012/02/wallpapers-paisagens.html>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://www.imagenshd.net/12-imagens-de-paisagens/imagens-hd-paisagens-11/>. Acesso em: 10 mar. 2014.
Disponível em: <http://www.panoramio.com/photo/1563543>. Acesso em: 10 mar. 2014.
2 - Entregue para cada criança a imagem faltando um pedaço, colada sobre a cartolina branca e proponha às crianças desenharem o que quiserem no lugar que está em branco na imagem.
3 - Depois de desenhadas pelas crianças, recolha as imagens e coloque sobre cada desenho um papel sulfite branco, na mesma medida da janela que eles desenharam, de forma que este papel possa ser levantado, como se fosse uma aba sobre o desenho.
4 - Monte os desenhos sobre colorset colorido com margem de 7cm e monte uma exposição.
5 - Proponha aos alunos uma visita à exposição dos desenhos a fim de que eles levantem as abas que estão sobre os fragmentos que completaram com seu próprio desenho e descubram o que os colegas desenharam.
5 - Em seguida, numa rodinha, explore com eles a totalidade da experiência:
- O que eles sentiram quando viram a imagem faltando um pedaço? E quando a proposta de completar o desenho foi feita? O que sentiram? Foi difícil decidir? Como eles fizeram a escolha do que iam desenhar? E no momento da exposição, como foi a surpresa? Eles gostaram do resultado? Do que eles mais gostaram? Do que não gostaram? Se eles tivessem visto o pedacinho que faltava, ficaria mais fácil? Seria mais criativo ou menos criativo?
- Será que um artista passa por isto quando está construindo uma obra? Será que ele sabe o tempo todo o que ele fará em seguida no seu trabalho? O que será que ajuda o artista a decidir? Será que o modo como ele vê o mundo interfere no que ele faz? Como? Será que, ao olhar uma obra de arte, pensamos no processo que o artista desenvolve enquanto faz seu trabalho? Nas dificuldades que ele enfrenta?
6 - Anote o que puder desse encontro, dessa conversa e monte uma bela exposição unindo os depoimentos recolhidos, as imagens produzidas pelos alunos e os recortes que pertencem a cada imagem e que foram retirados. Sugiro como título da exposição: "Criar é olhar para o que vejo dentro de mim".
Observações:
Montagem da autora
Aqui uma sugestão da localização de um recorte e do formato e tamanho deste.
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
A Copa do Mundo de Futebol é realizada pela Fifa e acontece de 4 em 4 anos.
Em 2014, foi realizada, no Brasil, e a próxima será na Rússia no ano de
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
A média aritmética entre os divisores primos e positivos do número 2310 é
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
TEXTO I
CONFLICTOS MI-CORREO.CL
Con la masificación de internet, no sólo aumenta el número de parejas que nacen aquí, sino que también están las que mueren por culpa de una conexión defectuosa o por una ciber pelea amorosa, con ciber celos.
“Es raro, pero 1muchas veces peleo con mi pololo por lo celoso que se pone en el messenger. Si me demoro en responder, cree que estoy hablando con otro. Él es super tranquilo, relajado, casi tímido, por mensajes es más atrevido, más jugado. Pero también es celoso...Si veo que se conecta, me pongo invisible para no pelear” cuenta Byota, sicóloga que trabaja en selección de personal.
Para Loi, chef que se dedica al catering, internet es un infierno para los celosos “es fácil conocer más gente o comunicarme con los ex que le caen mal a mi pololo. Con uno no me deja ni juntarme, así que para no perderlo de vista nos escribimos por e-mail. A veces siento que igual es infidelidad. Pero es la única forma en que no sea una pelea más”.
Definitivamente, la tecnología ha cambiado la forma de relacionarnos, es como si en internet los conflictos estuvieran a un clic de distancia. Como si lo que pasara en la pantalla no fuera más de lo mismo que se vive en carne y hueso, sino que un terreno pantanoso y difícil, donde es fácil hundirse si no se sabe desde antes donde estás pisando. Las extrañas e indefinidas reglas del romance 2.0. [...]
ALDANA, C. Amor en tiempos de Internet: romance 2.0. Revista Ya El Mercurio, nº 1056, 200.
TEXTO II
Propaganda Telefónica, 2004.
Comparando os textos, pode-se afirmar que a temática central refere-se
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UNESP) Um sistema heterogêneo, S, é constituído por uma solução colorida e um sólido branco. O sistema foi submetido ao seguinte esquema de separação:
Ao se destilar o liquido W, sob pressão constante de 1 atmosfera, verifica-se que sua temperatura de ebulição variou entre 80 e 100°C. Indique qual das seguintes afirmações é correta.