Meu romance, 1984, foi concebido como uma mostra das perversões que regimes políticos já realizaram parcialmente ou podem realizar.
George Orwell Adaptado de pt.wikipedia.org.
O romance 1984, de George Orwell, publicado em 1948, apresenta um mundo de impérios em conflito e uma sociedade em que todos são observados pelo poder central − o Big Brother.
No contexto internacional da época dessa publicação, o escritor britânico direcionou uma crítica ao seguinte sistema:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Os novos partidos brasileiros
Os dois partidos mais destacados do pós-Estado Novo foram a UDN e o PTB. A UDN não se estruturava em torno de comitês ou de ideias e ideologias em comum; o único fio condutor era a oposição irrestrita a Vargas, embora os motivos pelos quais se fizessem oposição eram os mais variados. Por outro lado, com base principalmente no Partido Trabalhista Inglês, políticos ligados ao Ministério do Trabalho se organizaram no intuito de formar um partido neste mesmo molde no Brasil: esta organização estaria ligada, intrinsecamente, à figura de Getúlio. O partido ganharia o nome de PTB.
FIDELIS, Thiago. A reorganização partidária brasileira pós-Estado Novo. XX Encontro Regional de História: História e Liberdade. ANPUH/SP (Anais). São Paulo, 2010, p. 55.
O texto aborda a reorganização partidária no Brasil após o Estado Novo, que demonstra a
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(UEL) “A indústria cultural não cessa de lograr seus consumidores quanto àquilo que está continuamente a lhes prometer. A promissória sobre o prazer, emitida pelo enredo e pela encenação, é prorrogada indefinidamente: maldosamente, a promessa a que afinal se reduz o espetáculo significa que jamais chegaremos à coisa mesma, que o convidado deve se contentar com a leitura do cardápio. [...] Cada espetáculo da indústria cultural vem mais uma vez aplicar e demonstrar de maneira inequívoca a renúncia permanente que a civilização impõe às pessoas. Oferecer-lhes algo e ao mesmo tempo privá-las disso é a mesma coisa”.
(ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Trad. de Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 130-132.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre indústria cultural em Adorno e Horkheimer, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Leia o texto. Os 10 livros infantojuvenis de 2016 Por Bruno Molinero Pode-se dizer que o ano de 2016 foi difícil para a literatura infantojuvenil no Brasil. Até então o principal jeito de as editoras ganharem dinheiro, as compras do governo minguaram e não foram retomadas – o que fez muitas empresas fecharem as portas e um outro tanto de autores perderem contratos. Mas, por outro lado, o volume de lançamentos para crianças e adolescentes segue a todo vapor, entupindo as livrarias. Por isso, mesmo não sendo um grande fã de listas, decidi fazer uma com os dez livros infantojuvenis de 2016. Como todo ranking é arbitrário e revela muito mais sobre o crítico (e o seu gosto e as suas leituras) do que efetivamente sobre as obras escolhidas, esta seleção tem mais um ar de retrospectiva: são os dez livros mais legais sobre os quais escrevi por aqui neste ano. É uma boa maneira também de comemorar os seis meses de vida do blog . E, claro, agradecer aos leitores que acompanham as histórias publicadas por aqui. A lista está abaixo. Mas antes desejo a todos um ótimo 2017. Se cheio de livros, melhor ainda! Disponível em: <http://eraoutravez.blogfolha.uol.com.br/2016/12/30/
os-10-livros-infantojuvenis-de-2016/>. Acesso em: 15 jan. 2017.
Enunciado:
O trecho que revela o critério adotado pelo autor para selecionar os 10 livros infantojuvenis mais legais de 2016 é:
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UPE) Considere três cargas elétricas puntiformes, positivas e iguais a Q, colocadas no vácuo, fixas nos vértices A, B e C de um triângulo equilátero de lado d, de acordo com a figura a seguir:
A energia potencial elétrica do par de cargas, disponibilizadas nos vértices A e B, é igual a 0,8 J.
Nessas condições, é correto afirmar que a energia potencial elétrica do sistema constituído das três cargas, em joules, vale
- Química | 2.4 Cinética Química
(UEFS)
H2(g) + I2(g) 2HI (g) v = k[H2] [I2]
O modelo da teoria das colisões, que resultou de estudos dos fatores que influem na velocidade das reações químicas, é uma explicação para o modo como as moléculas de reagentes são clivadas e são formadas as moléculas de produtos de uma reação química.
Admitindo-se a reação química elementar entre o hidrogênio e o iodo, a 450oC, representada pela equação química, a expressão da lei de velocidade dessa reação, e com base na teoria das colisões, para que essa reação ocorra, dentre outros fatores, é preciso que: