Explicaê

01

Materiais:

 

  • Imagens sugeridas no item 1 do desenvolvimento xerocadas em tamanho A4 em preto e branco.
  • Cartolina branca no tamanho A4.
  • Cola
  • Lápis grafite 2B.
  • Borracha
  • Lápis de cor.

     

  Desenvolvimento:  

1 - Imprima as imagens a seguir em preto e branco e retire delas uma parte, recortando do todo um fragmento e distribua para as crianças a imagem incompleta colada sobre a cartolina. Use recortes estratégicos na imagem deixando espaço para que as crianças a completem como quiserem e, caso repita as imagens para mais de um aluno, mude o lugar do recorte. Recorte janelas retangulares.  

  Imagem  

  Disponível em: <http://pt.gdefon.com/download/paisagem_mar_trpicos_bangal_pedra/391927/2560x1600>.  

    Acesso em: 10 mar. 2014.  

  Imagem  

  Disponível em: <http://designhdbrasil.blogspot.com.br/2012/02/wallpapers-paisagens.html>. Acesso em: 10 mar. 2014.  

  Imagem  

  Disponível em: <http://www.imagenshd.net/12-imagens-de-paisagens/imagens-hd-paisagens-11/>.   Acesso em: 10 mar. 2014.  

  Imagem  

  Disponível em: <http://www.panoramio.com/photo/1563543>. Acesso em: 10 mar. 2014.  

2 - Entregue para cada criança a imagem faltando um pedaço, colada sobre a cartolina branca e proponha às crianças desenharem o que quiserem no lugar que está em branco na imagem.  

3 - Depois de desenhadas pelas crianças, recolha as imagens e coloque sobre cada desenho um papel sulfite branco, na mesma medida da janela que eles desenharam, de forma que este papel possa ser levantado, como se fosse uma aba sobre o desenho.  

4 - Monte os desenhos sobre   colorset colorido com margem de 7cm e monte uma exposição.  

5 - Proponha aos alunos uma visita à exposição dos desenhos a fim de que eles levantem as abas que estão sobre os fragmentos que completaram com seu próprio desenho e descubram o que os colegas desenharam.  

5 - Em seguida, numa rodinha, explore com eles a totalidade da experiência:  

  - O que eles sentiram quando viram a imagem faltando um pedaço? E quando a proposta de completar o desenho foi feita? O que sentiram? Foi difícil decidir? Como eles fizeram a escolha do que iam desenhar? E no momento da exposição, como foi a surpresa? Eles gostaram do resultado? Do que eles mais gostaram? Do que não gostaram? Se eles tivessem visto o pedacinho que faltava, ficaria mais fácil? Seria mais criativo ou menos criativo?  

- Será que um artista passa por isto quando está construindo uma obra? Será que ele sabe o tempo todo o que ele fará em seguida no seu trabalho? O que será que ajuda o artista a decidir? Será que o modo como ele vê o mundo interfere no que ele faz? Como? Será que, ao olhar uma obra de arte, pensamos no processo que o artista desenvolve enquanto faz seu trabalho? Nas dificuldades que ele enfrenta?  

6 - Anote o que puder desse encontro, dessa conversa e monte uma bela exposição unindo os depoimentos recolhidos, as imagens produzidas pelos alunos e os recortes que pertencem a cada imagem e que foram retirados. Sugiro como título da exposição:  "Criar é olhar para o que vejo dentro de mim".  

  Observações:  

  Imagem  

Montagem da autora  

Aqui uma sugestão da localização de um recorte e do formato e tamanho deste.