Certas doenças infecciosas são contraídas apenas uma vez, como é o caso da catapora. Este fato é explicado
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o texto a seguir.
Consumismo Infantil
Os pais que podem, quase sempre atendem aos pedidos das suas crianças, porque acham que não existe motivo para privá-las de um gosto. Os que não podem, fazem sacrifícios para adquirir o objeto de desejo dos filhos ou, quando não conseguem, ficam tomados por culpa. Haveria solução para isso? Penso que precisamos nos esforçar bastante para desenvolvermos, nas nossas crianças, um consumismo consciente, e para ensiná-las a lidar com frustrações. Isso porque, com certeza, durante sua vida nem sempre conseguirão ter tudo aquilo que vierem a desejar.
Disponível em: <http://blogdavovohelo.blogspot.com.br/2010/05/consumismo-infantil.html>.
Acesso em 29 abr. 2012. (Com adaptações).
O trecho que expressa uma opinião é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe com atenção o mapa a seguir.
Disponível em: http://ndynes.weebly.com/the-truman-doctrine--marshall-plan.html. Acesso em: 4 jul. 2018. (Adaptado).
Enunciado:
O mapa anterior expõe graficamente a quantidade de recursos dos EUA recebidos por países europeus logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Esse plano de ajuda econômica chamou-se:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia o artigo a seguir e responda às questões
Brincadeira que não tem graça
Diogo Dreyer
Todos os dias, alunos no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que há pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico dos alunos, gerando desde a queda da autoestima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.
Quem nunca foi zoado ou zoou alguém na escola? Risadinhas, empurrões, fofocas, apelidos como “bola”, “rolha de poço”, “quatro-olhos”. Todo mundo já testemunhou uma dessas “brincadeirinhas” ou foi vítima delas. Mas esse comportamento, considerado normal por muitos, está longe de ser inocente. Ele é tão comum entre crianças e adolescentes que recebe até um nome especial: bullying. Trata-se de um termo em inglês utilizado para designar a prática de atos agressivos entre estudantes. Traduzido ao pé da letra, seria algo como intimidação. Trocando em miúdos: quem sofre com o bullying é aquele aluno perseguido, humilhado, intimidado.
Portanto, não se trata de brincadeiras ou desentendimentos eventuais. “Os estudantes que são alvos de bullying sofrem esse tipo de agressão sistematicamente”, explica o médico Aramis Lopes Neto, coordenador do primeiro estudo feito no Brasil a respeito desse assunto — “Diga não ao bullying: Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes”, realizado pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia).
Segundo Aramis, a única maneira de combater esse tipo de prática é a cooperação por parte de todos os envolvidos: professores, funcionários, alunos, responsáveis e pais: “Todos devem estar de acordo com o compromisso de que o bullying não será mais tolerado. As estratégias utilizadas devem ser definidas em cada escola, observando-se as suas características e as de sua população. O incentivo ao protagonismo dos alunos, permitindo sua participação nas decisões e no desenvolvimento do projeto, é uma garantia ainda maior de sucesso. Não há,
geralmente, necessidade de atuação de profissionais especializados; a própria comunidade escolar pode identificar seus problemas e apontar as melhores soluções”. Para o médico, a receita é promover um ambiente escolar seguro e sadio, onde haja amizade, solidariedade e respeito às características individuais de cada um de seus alunos. “Enfim, é fundamental que se construa uma escola que não se restrinja a ensinar só o conteúdo programático, mas que também eduque as crianças e adolescentes para a prática de uma cidadania justa”, finaliza.
Disponível em: http://www.educacional.com.br/reportagens/bullying/solucoes.asp. Acesso em: 29 fev. 2012 (Fragmento).
O argumento do médico e pesquisador Aramis Lopes Neto sobre a maneira de combatermos essas práticas indevidas chamadas de bullying é adequado? Justifique sua resposta
- Geografia | A. Globalização
1992 - Parabolicamará
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena
parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, den de* casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê, ê, mundo dá volta, camará
(...)
GILBERTO GIL gilbertogil.com.br
A canção registra percepções de alguns impactos da globalização na sociedade brasileira na década de 1990. Um desses impactos está apontado em:
- Geografia | 8. Regionalização
Espera, resignado, o dia 13 daquele mês porque, em tal data, usança avoenga lhe faculta sondar o futuro, interrogando a providência. É a experiência tradicional de Santa Luzia. No dia 12 ao anoitecer expõe ao relento, em linha, seis pedrinhas de sal, que representam, em ordem sucessiva da esquerda para a direita, os seis meses vindouros, de janeiro a junho. Ao alvorecer de 13 observa-as: se estão intactas, pressagiam a seca; se a primeira apenas se deliu, transmudada em aljôfar límpido, é certa a chuva em janeiro; se a segunda, em fevereiro; se a maioria ou todas, é inevitável o inverno benfazejo. Esta experiência é belíssima.
CUNHA, E. Os sertões. São Paulo: Editora Três, 1984.
No experimento descrito, a relação com a paisagem e com a religiosidade permite que o sertanejo seja