Texto base: Observe com atenção o mapa a seguir. Disponível em: http://ndynes.weebly.com/the-truman-doctrine--marshall-plan.html. Acesso em: 4 jul. 2018. (Adaptado).
Enunciado:
O mapa anterior expõe graficamente a quantidade de recursos dos EUA recebidos por países europeus logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Esse plano de ajuda econômica chamou-se:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.3 Urbanização
Além dos inúmeros eletrodomésticos e bens eletrônicos, o automóvel produzido pela indústria fordista promoveu, a partir dos anos 50, mudanças significativas no modo de vida dos consumidores e também na habitação e nas cidades. Com a massificação do consumo dos bens modernos, dos eletroeletrônicos e também do automóvel, mudaram radicalmente o modo de vida, os valores, a cultura e o conjunto do ambiente construído. Da ocupação do solo urbano até o interior da moradia, a transformação foi profunda.
MARICATO, E. Urbanismo na periferia do mundo globalizado: metrópoles brasileiras. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em: 12 ago. 2009 (adaptado).
Uma das consequências das inovações tecnológicas das últimas décadas, que determinaram diferentes formas de uso e ocupação do espaço geográfico, é a instituição das chamadas cidades globais, que se caracterizam por:
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A fotossíntese artificial é um processo químico que mimetiza a fotossíntese natural, a qual converte luz solar, água e gás carbônico em carboidratos, liberando oxigênio como subproduto. Em um dos processos de fotossíntese artificial, usa-se um dispositivo que funciona de modo análogo aos cloroplastos presentes nas folhas das plantas. Esse dispositivo utiliza catalisadores artificiais para quebrar as moléculas de água e pigmentos capazes de absorver a luz do sol, de modo similar a clorofila das plantas. A luz desencadeia a liberando de oxigênio a partir da água e promove a transferência de energia para a síntese de gás hidrogênio (H2).
Esse composto, por sua vez, pode ser usado como um combustível eficiente e que não gera poluentes quando queimado. Os produtos formados ao final da fotossíntese artificial e ao final da fotossíntese natural compartilham o fato de que ambos são
- Arte | 6.1 Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Academicismo e Impressionismo
TEXTO I
MUYBRIDGE, E. Cavalo em movimento. Fotografia. Universidade do Texas, Austin, cerca de 1886.
Disponível em: www.utexasaustin.edu. Acesso em: 31 ago. 2016 (adaptado).GÉRICAULT, T. Corrida de cavalos ou O Derby de 1821 em Epson. Óleo sobre tela, 92 x 123 cm. Museu do Louvre, Paris.Disponível em: www.louvre.fr. Acesso em: 31 ago. 2016.
TEXTO III
A arte pode estar, às vezes, muito mais preparada do que a ciência para captar o devir e a fluidez do mundo, pois o artista não quer manipular, mas sim “habitar” as coisas. O famoso artista francês Rodin, no seu livro L’Art (A Arte, 1911), comenta que a técnica de fotografia em série, mostrando todos os momentos do galope de um cavalo em diversos quadros, apesar de seu grande realismo, não é capaz de capturar o movimento. O corpo do animal é fotografado em diferentes posições, mas ele não parece estar galopando: “na imagem científica [fotográfica], o tempo é suspenso bruscamente”.
Para Rodin, um pintor é capaz, em única cena, de nos transmitir a experiência de ver um cavalo de corrida, e isso porque ele representa o animal em um movimento ambíguo, em que os membros traseiros e dianteiros parecem estar em instantes diferentes. Rodin diz que essa exposição talvez seja logicamente inconcebível, mas é paradoxalmente muito mais adequada à maneira como o movimento se dá: “o artista é verdadeiro e a fotografia mentirosa, pois na realidade o tempo não para”.FEITOSA, C. Explicando a filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
Observando-se as imagens (Textos I e II), o paradoxo apontado por Rodin (Texto III) procede e cria uma maneira original de perceber a relação entre a arte e a técnica, porque o(a) - Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Ufsm) Muitos organismos são capazes de sobreviver em determinados ambientes, graças ao estabelecimento de interações ecológicas complexas e duradouras. Organismos do reino Fungi, por exemplo, podem estabelecer associações simbióticas específicas com organismos de diferentes reinos, tais como
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La violencia en sus diferentes formas, como
manifestación de la sinrazón, es uno de los aspectos más
notables en la obra de Goya. Fueron precisamente los
sucesos acontecidos durante la Guerra de la Independencia
[5] (1808-1814) los que dieron lugar a que Goya efectuara una
reflexión enormemente crítica e innovadora sobre la
Guerra, sobre sus causas, sus brutales manifestaciones y
consecuencias.
É indudível que el origen de la serie de estampas
[10] llamada Desastres se basa en los hechos acaecidos en la
guerra y vividos por Goya en estos años. Pero ello não
quer decidir que o artista será testado de todos e cada um
de los sucesos representados a lo largo de las estampas de
la serie. Incluso cuando en una de ellas nos dice con su
[15] título Yo lo vi(n.º 44) y en la siguiente Y esto también
(n.º 45), no son sino formas de garantizar la veracidad de
lo representado al convertirse él mismo en testigo ocular de
lo ocurrido. Goya se sitúa de este modo en un plano
contiguo a la acción, tomando parte en el succeso como
[20] Nunca hasta ahora artista alguno había realizado. De ahí
también la proximidad de las figuras que protagonizan
cada uno de los Desastres, monumentales, muy cercanas a
nuestro plano de visión, y que apenas dejan espacio para lo
anecdótico de los fondos.
Internet: www.goyaenelprado.es (con adaptaciones).
A partir del texto de arriba, juzgue lo siguiente ítem.
El término "sucesos" (l. 4 y 13) puede sustituirse, en este contexto, por éxitos sin que se produzca ningún perjuicio semántico al texto.