Texto base: Observe com atenção o mapa a seguir. Disponível em: http://ndynes.weebly.com/the-truman-doctrine--marshall-plan.html. Acesso em: 4 jul. 2018. (Adaptado).
Enunciado:
O mapa anterior expõe graficamente a quantidade de recursos dos EUA recebidos por países europeus logo após o final da Segunda Guerra Mundial. Esse plano de ajuda econômica chamou-se:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a gravura e leia o texto.
Produzidos entre 1615 e 1616, desenhos representam feiticeiros e bruxos na América Espanhola. (Reprodução / Original da Biblioteca Real de Dinamarca. Onde o diabo não existe é preciso inventá-lo. [...] Os deuses dos índios foram convertidos em seres diabólicos, sacerdotes nativos condenados por bruxaria, e considerados feiticeiros todos aqueles que utilizavam ervas para fins medicinais. [...]
Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/quando-os-demonios-chegaram.> Acesso em: 14 abr. 2015.
Enunciado:
Essa atitude fazia parte de uma estratégia
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(UNIT) Analise as proposições que se referem às unidades de medidas das grandezas físicas e suas transformações, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A massa de um corpo com 90,0 dg é igual a 0,009 kg.
( ) O comprimento de uma haste com 10,0 cm é igual a 0,01 m, a uma determinada temperatura.
( ) O volume de uma substância de 10,0 mL é igual a 100,0 mm³, nas mesmas condições de temperatura e pressão.
( ) O intervalo de tempo de um evento com duração de 0,045h corresponde a dois minutos e quarenta dois segundos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Física | 3.2 Dilatação
A água, substância fundamental para a vida no Planeta, apresenta uma grande quantidade de comportamentos anômalos.
Suponha que um recipiente, feito com um determinado material hipotético, se encontre completamente cheio de água a 4°C.
De acordo com o gráfico e seus conhecimentos, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2013 2ª APLICAÇÃO) Para as pessoas que estudam a inserção das tecnologias da informação e da comunicação (TICs) na sociedade, não é suficiente dar acesso ao hardware (com softwares instalados). Deve-se, também, disponibilizar recursos físicos, digitais, humanos e sociais. Além disso, deve-se considerar conteúdo, linguagem, alfabetização e educação, comunidade e estrutura institucional, para se permitir o acesso significativo às tecnologias digitais. Por acesso significativo, entende-se não só a possibilidade de manejo do computador, de suas ferramentas e do acesso à internet, mas, sobretudo, a capacidade de utilizar esses conhecimentos para o acesso a conteúdos que tenham influência direta para a melhoria da qualidade de vida da pessoa, de seu grupo e de sua comunidade.
WARSCHAUER, M. Tecnologia e inclusão social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Senac, 2006.
O uso significativo dos recursos ligados às tecnologias da informação e da comunicação faz-se presente na hipótese de:
- Geografia | Não Possui Tópico Definido
As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos: (1) vulcanismo – (2) terremoto – (3) epicentro – (4) hipocentro.
a. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.
b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.
c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.
d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científica das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.
(Wilson Teixeira, et al. Decifrando a Terra, 2003. Adaptado.)
Os termos e as afirmações estão corretamente associados em: