Os mamíferos apresentam características exclusivas como glândulas mamárias, sebáceas, sudoríparas, pelos de queratina e músculo diafragma.
Além dessas características, os mamíferos são semelhantes a alguns outros vertebrados, pois possuem respiração
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2012 1ª FASE) Em cadeias carbônicas, dois átomos de carbono podem formar ligação simples (C–C), dupla (C=C) ou tripla (C≡C). Considere que, para uma ligação simples, a distância média de ligação entre os dois átomos de carbono é de 0,154 nm, e a energia média de ligação é de 348 kJ/mol.
Assim sendo, a distância média de ligação (d) e a energia média de ligação (E), associadas à ligação dupla (C=C), devem ser,respectivamente,
- Matemática | 13.5 Polígonos
(CDP2) O Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças com as quais podemos formar várias figuras, utilizando todas as peças e sem sobrepô-las.
Legenda:
Fig. 1 – Triângulo médio
Fig. 2 – Paralelogramo
Fig. 3 e 5 – Triângulos pequenos
Fig. 4 – Quadrado
Fig. 6 e 7 – Triângulos grandes
O retângulo a seguir foi formado com seis dessas sete peças.
A peça que não foi utilizada é idêntica à de número
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
A figura anterior representa o ciclo celular de uma célula que em G1 é haploide, apresentando três cromossomos. Em G2, qual modificação terá ocorrido no material genético da célula em questão?
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UFJF) O Brasil, atualmente, vive uma grave crise hídrica. A obtenção de água potável a partir do processo de dessalinização da água do mar é uma possível saída para o problema. Algumas usinas de dessalinização da água do mar já estão em operação no Brasil, a primeira delas foi construída em Fernando de Noronha e as demais estão distribuídas em algumas cidades do Nordeste. Indique o processo de separação mais adequado para a dessalinização da água do mar.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
- Professor, leia com os alunos o texto a seguir.
DILEMAS MORAIS: O QUE VOCÊ FARIA? [...]
Agora os dilemas morais estão virando objeto de estudo de cientistas. E, para alguns deles, talvez os filósofos tenham trabalhado em vão ao se esforçar tanto para montar teorias morais. É que, segundo novas pesquisas, raramente usamos a razão para decidir se devemos tomar uma atitude ou não. Analisando o cérebro de pessoas enquanto elas pensavam sobre dilemas, os pesquisadores perceberam que muitas vezes decidimos por facilidade, empatia ou mesmo nojo de alguma atitude. Duvida? [...]
OS LIMITES DA PROMESSA
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
O antropólogo holandês Fonz Trompenaars realizou pesquisas em diversos países com dilemas como esse. O mais interessante é que as respostas variaram de acordo com o povo. A maioria dos russos acusaria o amigo na lata. Outros mentiriam para protegê-lo, dando dicas ambíguas à polícia, como os americanos. Já os brasileiros inventariam histórias malucas para dizer que a culpa não era do amigo, mas do pedestre [...]
Os gregos antigos já tinham consciência de que cada cultura tem noções diferentes sobre o que é certo ou errado: diziam que havia tantas morais quanto povos no mundo. A princípio, saber que a moral muda de acordo com a cultura é importante para não julgarmos costumes de um povo como se fossem os nossos, descobrindo suas razões particulares. Foi o que propôs o antropólogo Franz Boas (1858-1942), considerado o pai do relativismo cultural – a ideia de que nenhuma cultura é melhor que outra. Mas, quando duas culturas diferentes se chocam, surgem dilemas morais ainda mais difíceis [...]
Disponível em: <http://super.abril.com.br/cultura/dilemas-morais-o-que-voce-faria/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Para este dilema, o holandês Fonz Trompenaars encontrou formas de condutas diferentes, de acordo com uma maioria de pessoas pesquisadas em cada país. Solicite aos alunos:
- a análise sobre o que leram, uma resposta individual para o dilema apresentado no texto e o registro das atividades.
- Estimule o debate e pergunte aos alunos:
- Vocês seguiram uma das tendências de ações detectadas pela pesquisa: dos russos, dos americanos ou dos brasileiros? Qual? Requisite as justificativas para as escolhas.
- A forma de conduta dos brasileiros, apresentada pela pesquisa, reflete a corrupção em nosso país? Requisite as justificativas para as respostas.
- Como a corrupção surge na sociedade?
- Solicite uma análise da charge e a resposta para a pergunta.
- O que a charge lhe comunica?
- Organize a turma em grupos e requisite a criação de dilemas morais fundamentados nas situações do cotidiano escolar.
Disponível em: <https://goo.gl/CT5iHO>. Acesso em: 6 fev. 2017.